Afinal, quem é o pai do Canal do Sertão?
   26 de março de 2013   │     9:20  │  5

Isto me lembra a modinha do Juca Chaves, quando o Brasil comprou o seu primeiro porta-aviões, da Inglaterra:

O Brasil já vai à guerra/ Comprou um porta-aviões/ Um viva pra Inglaterra/ De 82 milhões…

E depois o humor satírico do Juca Chaves descrevia sobre a disputa interna nas Forças Armadas, porque tendo aviões a Aeronáutica reivindicava a sua partipação no navio.

…É meu – diz a Marinha/ É meu – diz a Aviação.

O Canal do Sertão está nessa modinha, quando na verdade só existe um pai – que é o ex-governador Geraldo Bulhões; e um mau padrasto – que foi o governador Divaldo Suruagy, quando paralisou a obra em 1995.

Suarugy explicou que “uma obra desse vulto” teria de ser “melhor analisada” e constituiu uma “comissão de alto nível”, prometendo retomar a obra se a comissão concluísse pela sua viabilidade econômica.

A comissão concluiu que o Canal do Sertão era viável, mas a obra não foi retomada e o prejuízo com a paralisação atingiu R$ 300 milhões – a metade do custo que se havia projetado.

Além de atrasar o cronograma.

Para se fazer justiça deve-se dizer que o pai do Canal do Sertão é o Geraldo Bulhões. E não f oi fácil o GB convencer o então secretário nacional de Irrigação, Moacir Andrade, que defendia “pequenas irrigações”, nos moldes do que ele conhecia no baixo São Francisco.

Bulhões insistiu e iniciou a obra naquela de apostar que o dinheiro viria depois, e que o seu sucessor daria continuidade.

E sendo assim, todos cobram a paternidade sem razão; na verdade, depois do Geraldo Bulhões o Canal do Sertão teve muitos “pais” – que, igual a Aeronáutica na modinha do Juca Chaves, reivindicam também com razão.

Mas, o importante é que a obra deu em água. Literalmente.

COMENTÁRIOS
5

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. saulo

    Essa história de verba federal é um balela. Se não tiver contrapartida estadual, projeto e seriedade o dinheiro não vem. Até vem, mas a obra não aparece. Por isso que o mérito é do Téo.

  2. luiz paulo sodré

    Pois é Sr. Bob,só um pouco de tempo atrás o Sr. citaria, o Governador Teotônio Vilela Filho,como o grande fazedor do CANAL,hoje, só um pouco tempo depois,nem ao menos o cita,depois,diga que continua pensando da mesma forma,e tem as mesmas opiniões,perdoe-me,mas o Sr. deixou de ser cabeça de lagartixa prá se tornar RABO de jacaré.,isso é que regredir,e na nossa idade,vergonhoso.

  3. sergio

    Isso é uma falta de respeito, com o governador Teotonio Vilela e sua equipe. Esse projeto estava morto, e o pior Bob é que você sabe disso.

  4. jonas antonio de freitas

    Engraçados de tudo isso, quem o pai do canal do setão.Lógico quem é o pai desse demorado canal do sertão, é o contribuite, cara.São os impostos dos brasileiro, era o Geraldo e outros políticos maladros que iria desembolsar a grana para construir esta obra.Cai na real, nobre Bob

  5. um filho sem pai

    sorte do sertanejo que dois padrinhos resolveram fazer o afilhado renascer; o canal do sertão não nasceu. a natureza o pariu. pai, ele não tem, um tentou ser pai, geraldo bulhões. mas sequer, o batizou. um outro, o suruagy, que tanto engnou o povo, pouco fez e terminou no olho da rua.os outros, os governadores, que se seguiram, esqueceram da coisa. de repente, aparece um, chamado teotonio vilela. ele pensou mais em ganhar dinheiro do wue mesmo fazer o canal renascer. fez ele andar, caminhar e chegar aos 65 quilometros. só que esqueceu de anunciar nas suas propagandas, que 90 por cento da verba foi do govrno federal, casos do lula e da dilma, reconhecidos pelo povo pelo revide feito em alagoas, pelos integrantes do PT, VILLANOVA, quer ser o pai do canal? ajude na adoção.

Comments are closed.