Exames reprovam 90% dos advogados e 70% dos médicos
   23 de março de 2013   │     9:23  │  5

Fico de cá a pensar: dos 111 mil bacharéis em Direito que prestaram o Exame Nacional da OAB, e muito deles o fizeram pela segunda e terceira vez, e até mais vezes, foram reprovados.

Apenas 11 mil foram aprovados em todo o país; isto quer dizer que, de cada 10 bacharéis, apenas 1 foi aprovado.

Os demais continuarão bacharéis.

Mas, o pior aconteceu em São Paulo com o exame realizado pelo Conselho Regional de Medicina paulista com os médicos recém formados: 70% foram reprovados, ou seja, de cada 10 novos médicos, apenas 3 estão efetivamente em condições de exercerem a profissão.

E isto, em São Paulo! Fico de cá a pensar novamente: e se o CRM de Alagoas aplicar o mesmo teste? Qual seria a o resultado?

Não quero nem pensar.

Agora o mais grave e tenebroso: os bacharéis reprovados no exame da OAB estão impedidos de atuar no mercado como advogados; já os médicos reprovados no exame do Conselho Regional de Medicina paulista continuam dando plantões nos hospitais e clinicando como se tivessem preparo para tal.

O bacharel em Direito não mata ninguém; um erro dele, no máximo, leva o cliente à condenação, mas sem óbito. Já um médico desqualificado mata ou atrofia.

Mora da história: no Brasil, aplicar lei, defender ou acusar só para habilitados. Já para salvar vidas, atender, operar e assistir vale qualquer um.

Vale até para quem o próprio Conselho de Medicina reprova.

COMENTÁRIOS
5

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. fabio

    Mais tudo nesse pais é assim mesmo,lembrem do caso da operaçao gabiru em alagoas (http://gazetaweb.globo.com/noticia.php?c=159661),ate agora nenhum envolvido foi efetivamente punido,veja luiz mario camerino e adriana maria pereira de amorim ,que faziam parte da quadrilha ,ate agora so fazem ostentar o fruto das liçitaçoes fraudulentas ,sua ultima aquisiçao foi um barco de 60 pes,essas pessoas tem certeza da impunidade!

  2. Luciana

    Realmente, os dados obtidos tanto pela OAB, quanto pelo CRM são terríveis. Porém, como cidadã alagoana, gostaria de saber quais foram o parâmetros utilizados pelo jornalista subscritor do presente artigo para considerar que os profissonais de medicina do Estado de São Paulo são, em algum aspecto, superiores aos profissionais alagoanos.
    Isso porque, tenho certeza de que se este exame fosse aplicado em Alagoas, o resultado seria no mínimo igual. Está na hora de acabar com o esse preconceito, pois pelo que consta, os profissionais nordestinos, principalmente os que atuam na área de medicina, são uns dos mais bem sucedidos do país, inclusive nas grandes capitais, como a paulista.

  3. S.F.MENDONÇA

    REPENSANDO O TEXTO,FICO A MEDITAR IMAGINE COM O CURSO DE MEDICINA QUE ESTÁ PARA SER ABERTO PELO CESMAC EM MACEIÓ,COMO VAI FICAR AGONIZANTE A SAÚDE DO POVO ALAGOANO.NÃO CONHEÇO NENHUM MÉDICO QUE ESTEJA PRESO POR TER PRATICADO UM ERRO EM MEDICINA.DIAGNÓSTICANDO O ANTIGO CURSO DE MEDICINA DA UFAL,SE EM CONTRAPARTIDA O ESTADO DE SÃO PAULO, ESTÁ NUMA SITUAÇÃO DE MAUS PROFISSIONAIS SAINDA DE BOAS UNIVERSIDADES ,PENSE BEM AQUI EM ALAGOAS COMO IREMOS VIVER COM MAUS PROFISSIONAIS NA ÁREA MÉDICA.SALVE A MEDICINA ALAGOANA E JÁ.

  4. Roberto

    A OAB ao invés de ficar preocupada em fazer reserva de mercado (Exame da Ordem) deveria ver os salários ridículos que advogados ganham em escritórios de advocacia.
    Acho que chegou a hora do Congresso investigar melhor esse Exame com uma CPI. Não tem sentido tanta gente assim reprovada. Tem algo errado e com certeza não é com os bacharéis.

Comments are closed.