Finalmente, Alagoas deixou de ser o único sem irrigação

Brasília – Único Estado banhado pelo Rio São Francisco que não possuía projeto público de irrigação no semiárido, Alagoas finalmente saiu dessa condição de atraso. Mas, não foi fácil.

O projeto do Canal do Sertão se arrastou por longos 21 anos, quando deveria demorar no máximo dois anos para ser implantado.

E por que demorou tanto?

Porque a irrigação no semiárido implica em restrição da mão-de-obra utilizada no corte da cana-de-açúcar.

De cada 10 trabalhadores empregado no corte da cana-de-açúcar, 9 vêm do Sertão; são sertanejos que “descem para o Sul” – é assim que eles chamam a Zona da Mata – para sobreviverem no período da seca.

No município de Poço das Trincheiras tem um povoado conhecido como a morada das viúvas de marido vivos, uma referência à época que elas assumem o comando da família enquanto os maridos estão no corte da cana.

A demora na implantação do Canal do Sertão para irrigar o semiárido alagoano deveu-se a essa particularidade.

Iniciado no governo Geraldo Bulhões, o projeto foi suspenso no governo seguinte sob o pretexto de que necessitava de estudo mais aprofundado. Conversa.

Diz-se que a justificativa para a paralisação foi conversa e desculpa esfarrapada, porque a “comissão de alto nível” criada para analisar a viabilidade do projeto concluiu pela viabilidade, mas nem assim a obra foi retomada.

O prejuízo econômico, financeiro e social foi enorme.

Graças à atuação do Ministério Público do Trabalho, que passou a combater o trabalho escravo no corte da cana, as forças do atraso finalmente tiveram de ceder. Sem poder mais explorar os sertanejos, todos são obrigados agora a investir na mecanização agrícola.

Ou a manterem um quadro de empregados devidamente regularizados.

Somente assim se explica a demora absurda desses longos 21 anos, tempo mais do que suficiente para Sergipe, por exemplo, implantar o Projeto Califórnia e ampliá-lo.

A presidente Dilma Rousseff e o governador Renan Filho entraram para a história por terem finalmente inaugurado a irrigação do semiárido alagoano. Vamos torcer agora para que seja ampliado.