Lula se reúne com representante do governo dos Estados Unidos
   21 de setembro de 2022   │     0:14  │  12

Dois sinais vindos do governo norte-americano podem ser interpretados como reveladores em relação ao processo sucessório presidencial no Brasil.

O primeiro sinal diz respeito à ausência do presidente Joe Biden, na sessão de abertura da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas, ocorrida nesta terça-feira, 20, em Nova Iorque.

O presidente dos Estados Unidos sucede ao presidente brasileiro no discurso de abertura dos trabalhos, mas Biden alegou que estava em Londres para acompanhar o funeral da rainha Elizabeth II, e por isso não poderia cumprir com o protocolo histórico.

Ou seja, não poderia estar presente e suceder a Bolsonaro, quebrando a praxe histórica já que foi o brasileiro Osvaldo Aranha o primeiro dirigente da ONU e, ainda, ter sido o Brasil o país baluarte da sua criação.

Recado dado, recado entendido, é o que se espera, até porque a desculpa de Biden pela ausência deixa a interrogação. Bolsonaro e outros presidentes presentes à abertura da assembleia também estiveram no funeral da rainha, e ainda assim compareceram à ONU.

Aí veio o segundo sinal, nesta quarta-feira, 21, quando o ex-presidente Lula, líder de todas as pesquisas sérias para a eleição presidencial do próximo dia 2 de outubro, vai se encontrar com o encarregado de negócios dos Estados Unidos no Brasil, Douglas Koneff, para conversar sobre a eleição.

Os Estados Unidos não tem embaixador no Brasil desde março, e esse é um detalhe, e o outro detalhe é que o governo norte-americano não costuma se reunir com candidato a presidente, exceto quando sabe que será eleito.

Lula vai ao encontro com o representante de Biden acompanhado do ex-ministro de Relações Exteriores de seu governo, Celso Amorim, e de Jaques Wagner, que deve assumir o ministério caso se eleja presidente.

Celso e Wagner falam fluentemente o inglês, logo, não haverá nenhum problema de comunicação. Cabe lembrar também que o governo dos Estados Unidos já mandou três recados para Bolsonaro, sobre o processo eleitoral brasileiro, cujo resultado soberano das urnas deve ser respeitado.

Traduzindo: o governo Biden não aprovará o golpe tão ansiado pelos bolsonaristas.

 

COMENTÁRIOS
12

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. SEM RODEIOS

    Os comentários a maioria Lulapetismo , é uma ilusão que pode manipular o eleitor que tem discernimento.
    Passando para lembrar que o vice do Lula, até recentemente vivia, se acusando de quem era mais corruptos…durma com um barulho.
    TUTA TOLETTE E SEUS PSEUDÔNIMOS.

  2. PARA REFLEXÃO

    Chegamos no final de 2022
    Não morreu com estouro de barragem
    Não morreu pelas mãos de um bolsonarista.
    Não morreu pela disseminação de armas nas mãos dos “homens de bem.
    Não morreu afogado
    Não precisou catar ossos nas filas dos açougues .
    Não morreu queimado junto com as florestas
    Não morreu contaminado por mercúrio bebendo água dos rios poluidos
    Não morreu com a gripe
    Escapou da Dengue
    Driblou o Corona
    Não precisou do SUS
    Conseguiu comprar um pouco de gasolina
    Não foi despejado por não conseguir pagar aluguel
    Teve sorte com as balas perdidas ??
    Conseguiu comprar UM POUCO de comida.
    Não conseguiu comprar um imóvel com dinheiro vivo
    AGRADEÇA A DEUS.
    Agora é hora de se livrar dessa lástima que se diz presidente, porque mais quatro anos vai ser difícil você escapar de tudo isso de novo!

  3. Dalton Catunda Rocha

    O Tio Sam sabe, que o Capitão cloroquina vai ser expulso do poder, na próxima eleição. Assim sendo, eles vão logo falar com o Sapo Barbudo.

  4. Walter

    Agora é Lula 13. Todos precisamos corrigir a injustiça cometida contra ele e que impediu a sua vitória ainda em 2018

  5. WELLINGTON

    AS ESPECTATIVAS SÃO AS MELHORES POSSÍVEIS PARA 2023, EMBORA O “KIT ELEIÇÃO” COM ORÇAMENTO SECRETO E TUDO MAIS QUE NÃO SABEMOS… DE BOLSONARO JÁ COMPROMETEU A ECONOMIA DO ANO QUE VEM, MESMO ASSIM, SEJA LÁ COMO FOR SEM ESSE ELEMENTO NO DESGOVERNO SERÁ BEM MELHOR QUE OS DIAS ATUAIS. PELO MENOS TEREMOS ESPERANÇA E UM PROJETO DE GOVERNANÇA PARA A ECONOMIA, EDUCAÇÃO, SAÚDE, SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE, CULTURA, MINORIAS, ETC. O ATRASO E A FISSURA ENTRE OS BRASILEIROS QUE BOLSONARO PROMOVEU EM QUATRO ANOS, LEVAREMOS MAIS QUARENTA PARA CONSERTAR… INFELIZMENTE ESSE É O PREÇO DE NÃO SABER VOTAR E SE ILUDIR COM OS MILAGREIROS OPORTUNISTAS DE PLANTÃO. AINDA BEM QUE ESTÁ CHEGANDO AO FIM TODA ESSA LAMBANÇA POLITIQUEIRA, VERGONHAS INTERNACIONAIS E TUDO MAIS EM NOSSO PAÍS. FORA BOLSONARO E SEUS FILHOTES MUTRETEIROS E LEVA CONTIGO ARTHUR LIRA, FERNANDO COLLOR, ROBERTO JEFERSON E DEMAIS ESCÓRIAS DA VIDA PÚBLICA BRASILEIRA. NÃO MERECEMOS TANTOS SACANAS, AMEBAS DAS VERBAS PÚBLICAS, TANTO SOFRIMENTO, INFLAÇÃO, FOME, DESEMPREGO, MISÉRIA… EVANGÉLICOS SERVINDO DE IDIOTAS PARA UM PRESIDENTE QUE SE DIZ CRISTÃO, MAS QUE DEFENDE O ARMAMENTO PESADO PARA MATAR SEUS IRMÃOS, QUE FALA DE FAMÍLIA E MOSTRA SEUS HERDEIROS ENROLADOS ATÉ A ALMA COM RACHADINHAS, LAVAGEM DE DINHEIRO VIVO COMPRANDO MANSÕES, ETC, ETC, ETC… QUE FALA DA PÁTRIA AMADA, MAS QUE NA VERDADE USA OS MILITARES COMO MASSA ELEITOREIRA, JOGA A CULPA NOS OUTROS E DESTRÓIS OS ORGÃOS FISCALIZADORES PARA NÃO “FUDER” SEUS FILHOTES… ESSA COISA TEM QUE RESPONDER POR TUDO ISSO, INSCLUSIVE PELA OMISSÃO NAS MAIS DE 670.000 MORTES PELA COVID-19 E COM CERTEZA A PARTIR DE JANEIRO VAI PRECISAR DE EXCELENTES ADVOGADOS PARA LIVRÁ-LO DA CADEIA, ALÉM DO IMINENTE E BREVE “NOVO DIVÓCIO” COM A MICHEQUE, DIGO MICHELE.
    VIVA O BRASIL, VIDA O POVO BRASILEIRO, VIVA A DEMOCRACIA….
    MERECEMOS UM GOVERNO DE VERDADE, MERECEMOS UM BRASIL MUITO MELHOR, UM BRASIL PARA OS BRASILEIROS… NÃO MERECEMOS UM PRESIDENTE LAMBE BOTAS… FORA BOLSONARO MANDRIÃO !!!…

  6. PARA REFLEXÃO

    Aviso aos bolsonaristas desavisados.
    O significado de moralização é bem diferente de coisas como:
    Dizer em vão: Deus, pátria e família.
    Levar os concidadãos a desacreditar a imprensa.
    Mentir através de todos os meios de comunicações possíveis.
    Mentir sobre a economia, finanças e situação real do país.
    Ser agressivo com àqueles que divergem com nossas ideias.
    Apontar culpados pelo fracasso de uma administração.
    Nomear cargos e funções com a ideia de instrumentalizar as instituições a seu favor, sem os “critérios técnicos” apesar de dizer que o faz.
    Falar palavrões para agradar a uma parte revoltada da população.
    Acabar com as investigações para não investigar as corrupções pipocando no país e depois dizer que não tem corrupção.
    A lista é grande…. mas não vou cansar, que quiser que entenda.

  7. Antoine Barboza

    Nem tem comparação. De um lado temos um estadista que já governou por oito anos, desfrutando de ampla credibilidade junto aos líderes mundiais. Do outro, um miliciano aloprado. E corrupto, querendo se passar por honesto.

  8. PARA REFLEXÃO

    VEJA EM QUE SE TORNOU ÀQUELE PÁIS, ACOLHEDOR, TOLERANTE E ALEGRE.
    ESEE GOVERNO REPRESENTA O MAL. GRAÇAS À DEUS É A MINORIA.

    VEJA O QUE ESTÁ ACONTECENDO: NÃO QUERO FALAR AQUI DAS MORTES.

    Muito procurado para dar palestras sobre a conjuntura econômica do Brasil, o ex-banqueiro Eduardo Moreira teve que cancelar vários compromissos agendados nos próximos meses para preservar a própria segurança. Crítico ferrenho do presidente Jair Bolsonaro e seu governo, ele vem recebendo ameaças de vários tipos, inclusive de morte, desde que, em maio de 2020, seu nome foi incluído em relatório encomendado pelo Ministério da Economia para identificar “detratores” da política tocada pelo ministro Paulo Guedes. Com a proximidade das eleições, as ameaças voltaram a ser frequentes – e mais ousadas. “São comentários muito agressivos, pessoas dizendo que eu deveria tomar cuidado quando saísse nas ruas.

  9. Zezinho Paz e Amor

    Roberto, quem diria que o EUA que foi referência para o Brasil é o mundo, hoje quer seguir o exemplo do Brasil. Compara por lá o crescimento da economia, desemprego e inflação. Sem falar que o país que mais recebia estrangeiros, hoje tem americano migrando para Portugal.

Comments are closed.