PEC Pinochet para proteger Bolsonaro é ilegal e imoral
   30 de julho de 2022   │     17:41  │  23

Na Câmara, o centrão articula a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional que garante ao presidente Bolsonaro o cargo de senador vitalício da República, para blindá-lo contra os processos que terá de responder quando deixar a presidência.

Chamada de “PEC Pinochet“, por copiar a lei que protegeu o criminoso Augusto Pinochet, no Chile, a proposta estenderia os benefícios a todos os ex-presidentes da Repúblicas, manobras que é vista como tentativa para cooptar a oposição.

Além de imoral, a proposta é ilegal.

É imoral porque a finalidade é única e exclusiva de proteger criminosos, e é ilegal porque fere a Constituição Federal e altera a composição do Senado Federal, que deve ser equânime em relação à federação, ou seja, de três senadores por estado, o que dá a composição de 81 senadores.

Isso porque a finalidade do senador é defender o estado e, nesse particular, não é considerado a proporcionalidade com o número de habitantes, e estados como Alagoas e Sergipe, os menores da federação, têm a mesma composição de São Paulo e de Minas Gerais, os maiores.

As articulações prosseguem e cresceram à medida que as pesquisas de intenção de votos dão a derrota de Bolsonaro, mas há também o movimento da sociedade contrária à ilegalidade e à imoralidade, e que promete ir ao Supremo Tribunal Federal para barrá-la.

Só para se ter uma ideia, até agora a Procuradoria-Geral da República recusou 104 denúncias de crimes cometidos por Bolsonaro, e alguns deles com provas irrefutáveis, como o atraso deliberado na compra da vacina contra a Covid-19, o que causo as mortes que poderiam ter sido evitadas; a negociação para compra de vacinas com preço superfaturados e o pagamento de propina; a prescrição de medicamentos ineficazes e a sabotagem às medidas de prevenção e proteção à contaminação, além do genocídios de povos indígenas.

Cabe lembrar que, apesar da recusa da PGR em autorizar a investigação dos crimes, esses não prescrevem e, quando Bolsonaro perder o foro privilegiado, serão investigados e denunciados sem que seja necessária a aprovação do procurador-geral da República. Ou seja, Augusta Aras nem Lindora Araújo não terão mais nenhuma influência nos processos e sequer poderão opinar.

Por isso, essa corrida maluca para aprovar a “PEC Pinochet“, também chamada de “PEC da Vergonha“.

COMENTÁRIOS
23

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Trevisan

    Depois de Ciro Nogueira, Daniel Silveira, Guilherme de Pádua, Eduardo Cunha, Gabriel Monteiro e Valdemar da Costa Neto na chapa do Sr Jair, satanás anuncia sua saída alegando concorrência desleal.

      1. alexandre

        SANTINHOS DO PAU OCO? SERIAM OS PASTORES DO MEC? OS AGENCIADORES DO BOLSONARO QUE COBRAVAM PROPINA DOS PREFEITOS EM BARRAS DE OURO?

  2. Trevisan

    Veja o que o Ciro Nogueira, aliado do presidente Bolsonaro fala sobre ele.
    Se não quiser não precisa ver o vídeo todo aos 10min e 55 segundos, veja a fala de Nogueira.

  3. WELLINGTON

    VEJAM COMO RETROAGIMOS TANTO!!!!
    DISCUTIR UMA PEC EM FINAL DE MANDATO PARA PROTEGER UM DESGOVERNO IRRESPONSÁVEL, INCOMPETENTE, GENOCIDA? QUE PAÍS É ESSE? PRECISAMOS É ACABAR COM A FOME DOS BRASILEIROS, PROMOVER A EDUCAÇÃO, TRAZER DE VOLTA OS EMPREGOS… VAMOS VOLTAR OS TEMPOS COM SENADOR BIÔNICO? QUE P… É ESSA? QUE ABERRAÇÃO É ESSA? ACHAM POUCO AS “AMEBAS” QUE SUSTENTAMOS NAQUELE CONGRESSO E TODA CORRIOLA DO PALÁCIO DO PLANALTO? E AINDA VAMOS PROPORCIONAR UMA APOSENTADORIA VITALÍCIA PARA UM CORRUPTO, UM CRIMINOSO? CHEGA DE SUSTENTAR ESSAS MAZELAS… É HORA DE ENXUGAR A RECEITA E BANCAR AS UNIVERSIDADES, A CULTURA, A SAÚDE, A SEGURANÇA E NÃO SUSTENTAR MORDOMIAS E SE TORNAR CONIVENTE COM TODA ESSA CRIMINALIDADE PRATICADA NESTE DESGOVERNO LHE DANDO UM SALVO CONDUTO. CADEIA NELE, SEUS FILHOTES MUTRETEIROS E TODA AQUELA CAMBADA RESPONSÁVEL PELA DESGRAÇA QUE ESTAMOS VIVENDO COMO ARTHUR LIRA, VALDEMAR CORREIA, FERNANDO COLLOR, PAULO GUEDES, ROBERTO JEFERSON, EDUARDO CUNHA E TANTOS OUTROS… VEJAM AS FIGURAS???? CHEGA DE SUSTENTAR AMEBAS… E VAMOS RESPONSABILIZAR A QUEM DE DIREITO PELOS SEUS ATOS IRRESPONSÁVEIS E CRIMINOSOS DE ACORDO COM A LEI COMO DEVE SER…
    FORA BOLSONARO MANDRIÃO, PREGUIÇOSO, CRIMINOSO…

  4. Joe Biden

    ‘Os idiotas da pra gente convence-los e trazer para o nosso lado”
    Jair Messias Bolsonaro – Presidente do Brasil

  5. Josenilson

    O maior temor agora desse ser ligado a morte é apodrecer na prisão, por isso o satânico perturbará o ambiente democrático que a finalidade de causar caos e justificar adiamento da eleição.

  6. Carlos Carlos Carlos Carlos

    Fora Bozo. Você já se vingou das forças armadas, já está bom, já pisou em muitos deles. Sei que você guarda remorso porque foi expulso, mas não temos nada a ver com isso. Já fez a corporação passar vergonha também.
    Outra Coisa os EUA estão de olho em você o Trump e seus babacas estão lascados. Todos irão para o xilindró.

  7. Pinheiro

    Fraude tinha n década 90 c dep. Jair Bolsonaro n cédulas d papel, pensa q não sei? Nunca reclamou nem ele nem os larápios filhotes, pq?

  8. Carlos

    Não concordo seja lá para quem for a famigerada blindagem. Tem mais se atual presidente que vem sendo vítima do maior patrulhamento da história política do Brasil, provar que é corrupto que pague na cadeia. Agora essa invencionices de fascistas, genocida e golpista coisa da esquerda radical que não aceitou a derrota nas urnas, não passa de palhaçada tanto quanto a CPI da COVID-19-. Cargo vitalício de senador que coisa esdrúxula. Aluísio Mercadante, sugeriu para à época presidente Lula.

  9. Manoel Assis

    Mesmo assim o Pinochet não escapou da cadeia. Portanto, dê no que der, veremos o Capitão Corona também encarcerado. Para o bem do Brasil.

  10. Lion

    -Bob e as teorias imaginárias. Bolsonaro vai ganhar a eleição no primeiro turno.
    -A esquerda inventa um factóide e depois diz que ele é imoral e ilegal(PEC do desejo vermelho.)…. Fala sério, é desespero ou não….kkkkkkkkkkkkk
    -Tarcísio será o futuro governador de SP, para tristeza do PT e PSDB…..kkkkkkkkkkk
    -Os indicadores só alavancam a campanha de Bolsonaro: empregos, exportações, renda, etc… para tristeza da velha e carcomida esquerda chorona…..kkkkkkkkkkkk
    -Conselho BOB: Pega um travesseiro e vai chorar……até 2026…..kkkkkkkkkk
    -E o ARAS colocou água no shop da CPI da COVID….kkkkkkkk……deixou Calheiros, Aziz e Randolfe chorosos e mais meia dúzia de jornaleiros mequetrefe……kkkkkkkkkkkkkkkkk
    -E ARAS já deu um recadinho para o Randolfe – Cuidado com a Litigância de má fé….. Aliás, a imprensa marrom precisa de alguém para pôr um freio neles, a fim de pararem de agir de má fé 24h por dia……kkkkkkkkkkkk

    1. Carlos

      Por que será, a turma petista do já ganhou estão preocupados com a manifestações democrática do 7 de setembro…?

  11. Carlos

    No fundo do baú… Essa votação foi aprovada em 2003, na CCJ, SE FOSSE APROVADO À ÉPOCA, ÚNICO PRESIDENTE QUE TERIA DIREITO ER ELE.. LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA.
    NÃO CORTE

        1. Rodrigo Tacla

          Oi xará? Como fica a CARA DE BUNDÃO do SÉRGIO MORO com o partido ao qual é filiado, União Brasil, passando a apoiar a candidatura do Lula?

Comments are closed.