Não tem mandante ou o mandante é o sujeito oculto do inquérito?
   20 de junho de 2022   │     20:19  │  23

A forma açodada como a Polícia Federal se manifestou para dizer que não há mandante nas mortes do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, antes mesmo de concluir as investigações e apresentar o inquérito, mobilizou as entidades de defesa dos direitos humanos e acendeu o sinal de alerta.

O governo demorou para agir na investigação, isso sem falar na posição do próprio presidente Bolsonaro, num primeiro momento, culpando as vítimas, principalmente o jornalista inglês, “por ter feito muitos inimigos” na região. Cabe lembrar que os “inimigos” do jornalista inglês são “foras da lei” que atuam no garimpo ilegal, no desmatamento da floresta Amazônica e na captura de peixes em extinção.

Cabe também lembrar que as buscas pelos desaparecidos somente começaram quando a juíza Jaiza Fraxe, no Estado do Amazonas, determinou a imediata participação das forças policiais na operação, e, em seguida, também em manifestação ao pedido das entidades que defendem os povos indígenas, o ministro do Supremo, Luiz Roberto Barroso, reforçou a determinação.

Vamos recordar também que o indigenista Bruno Pereira comandou a operação, em 2019, que queimou máquinas e equipamentos utilizados pelos criminosos que exploram o garimpo ilegal na floresta. Por isso, foi perseguido e praticamente obrigado a pedir licença sem vencimentos da Funai – ele é servidor concursado -, porque não aguentava mais a pressão.

A Funai, assim como o Ibama, foram praticamente desmontados no governo Bolsonaro e passaram a atuar na contramão da sua finalidade.

Mas, dizer que os crimes não tem mandante, antes de se concluir toda a investigação e encaminhar o inquérito, pode ter consequências graves, principalmente se houver a intervenção internacional. Já existe, por parte das entidades de direitos humanos dos povos indígenas, a mobilização nesse sentido, até porque o Bruno, especialmente, vinha sendo ameaçado de morte.

O jornalista inglês pode ter sido o contrapeso nesse crime que muitos já admitiam como tragédia anunciada.

COMENTÁRIOS
23

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Kika

    A VINDA DO PRESIDENTE MANDRIÃO A ALAGOAS FOI SUSPENSA.

    MOTIVO: TRATAMENTO NOHOSPITAL COM QUEIMADURAS NA CARA.

    MAS TODOS NÓS JA SABIAMOS DISSO NÃO É…
    COMO TODO MINISTRO SÓ FAZ A COISA A PEDIDO E COM ORDEM DELE.

    ” FOI UM PEDIDO ESPECIAL DO PRESIDENTE PARA O GILMAR (PASTOR)

    E AGORA O GADO VAI RESPONDER COMO?????

  2. WELLINGTON

    O SENHOR RENATO ESTÁ DESINFORMADO OU NÃO LEU NADA AINDA HOJE. O PRESIDENTE ESTÁ MOBILIZADO E REUNINDO UMA FORÇA TAREFA NA PGR E AGU PARA TENTAR LIVRAR O EX MIN. DA EDUCAÇÃO E SEUS AMIGUINHOS PASTORES QUADRILHEIROS QUE ESTÃO EM CANA PELO “BALCÃO DE NEGÓCIOS” VULGO ROUBALHEIRA MONTADO DENTRO DO PALÁCIO DO PLANALTO E NO MEC. SEGUREM AÍ PROCURADOR ARAS E ADV. DA UNIÃO MAIS ESSE PEPINO NO DESGOVERNO QUE NÃO TEM CORRUPÇÃO !!!… FAZ ARMINHA AGORA E VÃO PARA A MOTOCIATA MILICIANA COMEMORAR…
    ATENÇÃO GALERA DO CENTRÃO, ARTHUR LIRA E CIA !!! A CHAPA TÁ ESQUENTANDO…
    SERÁ QUE A PF VIROU COMUNISTA OU É UMA FRALDE COMO AS URNAS ELETRÔNICAS? KKKKKK… VAI VER QUE A SOLUÇÃOSERÁ ABRIR OUTRA CPI PARA A PF? KKKKKK…
    ESSE DESGOVERNO´É UMA COMÉDIA DE MAU GOSTO… CANA NESSES MEQUETREFES SANGUESSUGA DO DINHEIRO PÚBLICO.
    FORA BOLSONARO MANDRIÃO !!!!

  3. Paulo cersar

    Não sei que como.ê isso só sei que vai cair esse idiota bob ou o patrão dele o Collor, o cara se diz bolsonaro é permite um.funcionario falar mal do bolsonaro todos os dias.

  4. Otreblig

    Eita conta serena, Bolsonaro queimo a cara toda. O ex ministro da educação do balcão do Mec, o Milton Ribeiro, a justiça determinou sua prisão preventiva.

  5. RAPHAEL

    O PASTORLÃO FEZ A MAIOR FESTA NO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. A PULIÇA ESTÁ NO ENCALÇO DOS SANTOS DO PAU OCO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  6. Joe Biden

    “Foi um pedido especial que o presidente da República fez para mim sobre a questão do [pastor] Gilmar”,

    MILTON RIBEIRO.

    Vamos ourar.

    Mas o madrião não deveria está preso também?

  7. Renato silva

    Eita Bob w aí dia 28/06 vai participar da vinda do nosso Presidente a maceii e quem vai receber ele é o Collor seu patrão kkk,coloque alguma coisa aí no seu blog eu duvido,vc vai ver o que é festa na cidade o povo mas ruas de Maceió sem pão com mortadela,chora petralhas

    1. Roberto Villanova Post author

      Soube que importaram um navio de “apoiadores”. Misericórdia…vou é me esconder com medo. Sou doido não…

    1. Roberto Villanova Post author

      Meu caro, vou repetir: fake news é com o sargento Alexandre Garcia, com o Lascombre ou com o Gota Serena nos ís. Aqui, não.

  8. VLADIMIR DOS SANTOS SANTOS

    A policia federal deu uma resposta imediata, no duplo assassinato, do Bruno e do Phillips, prendendo os bandidos e localizando os corpo, querem o que mais, queria que fizesse essa operação para localizar os nossos pescadores, que ainda hoje não tem resposta, isso ninguém fala.

  9. Astragelzica

    Não é possível que essa turma de Bolsomínions alucinados, leia uma matéria dessa, veja os fatos, veja todas as opiniões e ainda venha falar que o jornalista tenha dois neurônios, que é coisa do PT, do comunismo. Putz… não acredito que exista Bolsominion enganado, mas sim , eles se identificam com esse governo, e, por tudo que ele representa a começar pelo numero de armas que cada cidadão pode ter, aos verdadeiros cristãos, não custa nada ele dizer que ” Jesus não tinha pistola porque não existia”.

    1. Donald Tramp

      Se não é o jornalista é você que concorda com ele. Só um deficiente de neurônios pode criticar o trabalho da polícia para desvendar esse caso. Quantos casos simples que a Polícia não chega sequer ao final da apuração.?

  10. Rivelino Melo

    ROBERTÃO, NO FUNDO, O MANDANTE SERÁ AQUELE QUE DESMANTELA O ESTADO PARA FAVORECER O INTERESSE DOS QUE FAZEM GRILAGEM DE TERRAS, DESMATAM OU GARIMPAM, USURPANDO OS POVOS INDÍGENAS. QUAL CAPETÃO É QUE TEM A CANETA PARA DIMINUIR A FORÇA DA FISCALIZAÇÃO????

Comments are closed.