Quando defunto votava, o voto era no papel e os mapas fraudados
   14 de maio de 2022   │     19:55  │  16

Num clássico da literatura brasileira, o escritor Graciliano Ramos admite que se elegeu prefeito de Palmeira dos Índios, município localizado no agreste de Alagoas, “naquele velho esquema, onde defunto vota e a totalização dos votos é sempre fraudada.”

No velho estilo do voto na cédula de papel eram corriqueiras essas fraudes. Na última eleição com cédulas de papel, em 1994, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro encontrou “cédulas falsas” com voto para o deputado Jair Bolsonaro.

As cédulas tinham sido falsificadas com perfeição, mas a qualidade do papel chamou a atenção dos fiscais, que impugnaram os votos.

Também ocorria esse tipo de fraude na época em que o Graciliano Ramos se elegeu prefeito, e continuaria existindo se o sistema eleitoral não tivesse sido totalmente informatizado; para fraudá-lo seria necessário mudar toda a programação, diferente da cédula de papel, que bastava mandar imprimir.

Quando o presidente Bolsonaro ataca o sistema eleitoral, ele age com o objetivo de desviar o foco da grave crise que o país enfrenta, e para manter os ativistas mobilizados. Observe que, diante da discussão sobre a segurança da urna eletrônica, os bolsonarista mudam a conversa – que geralmente termina com o “melô do imbecil“: e o Lula, o maior ladrão do mundo!

Bolsonaro foi desafiado para apresentar as provas de fraude na eleição, e não apresentou; nem conseguirá apresentar, porque ele não tem nenhuma prova, e é tudo mentira o que diz acerca das urnas eletrônicas. O sistema de contagem dos votos não está interligado à Internet.

Quanto à impressão do voto, é ilegal porque fere o direito ao sigilo. Ademais, a impressão do voto serviria para o eleitor coagido prestar contas ao miliciano, ao pastor-político da sua igreja, e até ao próprio candidato como recibo da venda do voto.

É importante realçar que o sistema eleitoral eletrônico utilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral foi desenvolvido por engenheiros militares, formados no ITA ( Instituto Tecnológico da Aeronáutica).

Faz parte da idiossincrasia bolsonarista perguntar por que os Estados Unidos não adotam o sistema eleitoral brasileiro, porque acreditando no que acreditam e apoiando quem eles apoiam, seria demais esperar que soubessem do sistema eleitoral americano. Nos Estados Unidos, além de votar para eleger presidente, o americano vota até para decidir sobre a legalização do uso recreativo da maconha.

Em suma, o eleitor americano vota para eleger o presidente e também para trocar o xerife ou o guarda da esquina.

As urnas eletrônicas são seguras sim, e mente quem disse, quem diz e quem disser que não são seguras, porque esses querem tumultuar para criar desculpas e justificarem as ameaças à democracia. Mas eles são tão estúpidos, que sustentam ter havido fraude na eleição nos Estados Unidos, onde o voto é no papel e a contagem é manual.

COMENTÁRIOS
16

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Nascimento

    Então, os EUA são uma piada de democracia e Brasil e Butão são um exemplo para o mundo?
    Ou Bob é um demagogo e sofre da síndrome de Estocolmo. Silogismo Básico e a resposta está implícita.

  2. Jesb

    E se vocês se lembram, disseram que: “Se o voto não fosse eletrônico o PT nunca chegaria ao poder”. Não precisamos mais de TV (globolixo) para manipular a sociedade. As mídias sociais fazem um jornalismo melhor que eles. Qualquer cidadão tem em mãos as informações necessárias. É só tirar as vendas e às mãos dos ouvidos.

  3. Maciel

    Se quiserem dar o golpe, vão estar cassando o direito ao voto de milhões de mulheres e jovens. Direito esse tão arduamente conquistado. Infelizmente, a história tem mostrado, militar envolvido com a administração federal não dá em boa coisa.

  4. Renato silva

    Bob ou vc e jumento ou vc e acéfalo,quem falou que a direita que voto em papel ou que queremos é mais transparência criaram uma narrativa que era para a volta em voto em cédula deixa de ser tão asqueroso,era o voto auditavel isso sim,quanto mias transparência melhor fica as eleições e porque a esquerda é o TSE tem tanto medo da transparência essa é a pergunta,porque o TSE tem medo que as forças armadas acompanhe a contagem de vots em Bob,porque só existe três países que tem urna eletrônicos no mundo,se ele e tão confiável porque a Euripa e os EUA não usam,vamos deixar de ser hipócrita,seu desespero por não tá mamando já tá ficando frio seu jornalista de folhetim de beira de estrada,vc escreve e depois vc menos comenta com vários pseudônimos

    1. Roberto Villanova Post author

      Renato, o voto já é auditável e os partidos participam da contagem, isso desde quando o Mar morto ainda estava vivo. E esses ataques ao sistema eleitoral eletrônico é a desculpa para o golpe, mas o Xandão já avisou aos Estados Unidos sobre essa ameaça no quintal deles. Viva o Xandão, que vai presidir a eleição!

  5. Donald Tramp

    Roberto, não desinforme ainda mais os lunáticos que te segue. Não vejo ninguém querendo acabar com urnas eletrônicas, o que se quer é uma ferramenta que possibilite conferir os votos físico com o eletrônico casa haja necessidade. Porque essa celeuma toda? Só pode haver alguma coisa estranha com essas urnas, o Barroso convidou as forcaso armadas para participar dos testes e agora está apavorado. Deixe de mentir Bob, eu vi no outro post seu, vice dizer que as urnas eletrônicas foram desenvolvidas por militares, de onde você tirou essa mentira?

    1. Roberto Villanova Post author

      Entendi, os milicianos querem uma ferramenta para coagir o eleitor. E é o menininho do papai, é?

  6. Lion

    Bobinho pára de criar narrativas falsas. Ninguém quer o voto de papel de volta….isso é fake. Todos, e a maioria do povo, quer uma urna eletrônica mais moderna. Vai ficar replicando as mentiras do TSE. O povo, em sua maioria já percebeu a jogada suja da turma: Alguns do STF, Imprensa marrom suja, Oposição sem povo. vão perder no primeiro turno. Vão encolher no Congresso. E a velha imprensa vai fechar as portas, pois vão ficar sem clientes. E bobinho vai chorar até 2026….kkkkk…. Bolsonaro reeleito….

    1. Roberto Villanova Post author

      O TSE mente, a ONU mente, o Vaticano mente e só quem fala a verdade são os bolsonaristas, é? Sei…

    2. TUTA TOLLETE

      LIONINA DEIXA DE SER CÍNICA!!!
      AUDITÁVEL JÁ É. O QUE NÃO PODE É HAVER PRESTAÇÃO DE CONTAS PARA COM OS MILICIANOS.
      O GADO BOZÓICO É IDIOTA E QUER FAZER DOS OUTROS SUA SEMELHANÇA.
      A COISA TÁ FEIA. ATÉ A JOVEM KLAN QUE VOCÊS EXALTAM TANTO, JÁ PULOU DO BARCO À DERIVA. VISTES O EDITORIAL EM DEFESA DA DEMOCRACIA???
      AGORA RESPONDA. SEI QUE NÃO IRÁS ERRAR:
      QUAL O AUMENTATIVO DE DACUEBA???

    3. Astragelzica

      Doido eu sei que vc não é, porque seu cabelinho está sempre impecavelmente pintadinho de preto. Se fosse esquecia, então dois muito esperto para se submeter a esse papel ridículo de defender o Bozo… estais mamando e muito… sabadinho

  7. Walter

    Realmente jornalista, o bolsonarismo é a maior expressão da estupidez humana. Bote fé, essa escumalha será varrida para o lixo da história muito em breve.

Comments are closed.