Recado do governo americano ecoou forte na Praça dos 3 Poderes
   13 de maio de 2022   │     15:21  │  29

A fala do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Edson Fachin, foi o último recado àqueles que planejam perturbar a eleição. Fachin disse que o país precisa de “forças desarmadas”, e que ninguém vai perturbar o pleito ou desrespeitar o resultado.

Depois da fala do ministro, que fica no TSE até agosto, a expectativa era pela resposta que o presidente Bolsonaro daria ao recado duro de Fachin. Cabe lembrar que, antes, Fachin se recusou a receber o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira.

A recusa tem sentido lógico e constitucional, porque sendo presidente de um poder republicano, Fachin só deve tratar com quem estiver no mesmo nível. Também porque não é da atribuição do ministro da Defesa discutir, opinar ou sugerir medidas eleitorais.

Surpreendentemente, na sua tradicional “live” das quintas-feiras, o presidente respondeu dizendo que as Forças Armadas sempre estarão à disposição para colaborar com a segurança do pleito. E é verdade, especialmente o Exército, sempre que foi chamado várias vezes a colaborar com a segurança do pleito, se saiu brilhantemente.

Há, contudo, a diferença de que Bolsonaro, além de insistir em atacar o sistema eletrônico do TSE, inclusive mentindo sobre a “sala secreta” para computação dos votos – que não existe -, pretendia ele próprio participar da contagem dos votos, através de um cabo que ele sugeriu para se ligar ao sistema de computadores do Exército.

Por certo, lá estaria supervisionando a contagem dos votos a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), subordinada ao general Augusto Heleno. A pergunta é: e quem iria fiscalizar o fiscal? Claro que esse absurdo foi rechaçado de pronto, porque quem conta os votos é o TSE com a supervisão dos representantes dos partidos, da Ordem dos Advogados do Brasil, enfim da sociedade em geral.

Mas, voltando à surpresa causada pela reação educada de Bolsonaro à fala dura do ministro Fachin, o que teria acontecido?

Bolsonaro tomou posse na presidência em janeiro de 2019 e em março, três meses depois, já estava atacando o Supremo Tribunal Federal; o filho chegou a postar mensagem dizendo que bastaria um jeep com um cabo e um soldado, para fechar o Supremo.

O presidente estimulou com seus discursos os ataques com fogos de artifícios contra o Supremo, aeronaves militares supersônicas estilhaçaram as vidraças da sede do Supremo em voos rasantes, e seguidores do presidente montaram acampamento na Esplanada dos Ministérios atendendo à convocação para fecharem o Supremo e prenderem os 11 ministros.

Os idiotas chegaram a comemorar a fake news disparada no twitter, sobre o decreto de “estado de sítio” que Bolsonaro teria decretado. Os idiotas sequer sabem que “estado de sítio” precisa da aprovação do Congresso Nacional.

Todos esses ataques à democracia no Brasil, por parte do presidente, são acompanhados, anotados e relatados pela embaixada dos Estados Unidos. Por isso, logo após os ataques bolsonaristas à democracia, em 2021, o diretor da CIA, William Burns, e o conselheiro de Segurança Internacional, Jake Sullivan, visitaram o Brasil para dar o recado de que “o governo americano espera que se respeite o resultado das urnas”.

Interessante é que, no jantar do qual o Bolsonaro também participou, o presidente brasileiro não entendeu ou tentou rebater o recado, dizendo que a eleição para presidente nos Estados Unidos tinha sido fraudada. Com certeza, os emissário americanos relataram a grosseria e reforçaram a suspeita de que o governo brasileiro prepara um golpe.

Tanto é assim, que agora quem apareceu para reforçar a posição do presidente Joe Biden, sobre o processo eleitoral brasileiro, foi a subsecretária de Estado, Victoria Nuland, que disse: “Queremos eleição livre e justas no Brasil“.

Para bom entendedor, meia palavra basta. Principalmente, quando dita em inglês claro, curto e direto.

COMENTÁRIOS
29

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. TUTA TOLLETE

    TUTA TOLLETE, diz que gosta de ” fêmea” e no entanto nos seus escalafobéticos comentários, sempre se referindo a pé de mesa e bombadão… dá pra entender?

    1. TUTA TOLLETE

      E NÃO É O QUE TÚ E AS OUTRAS PEIDORRENTAS MITOIDÓLATRAS GOSTAM (DOS BOMBADÕES PÉ DE MESA), SUA CACHORRA!!!

      1. TUTA TOLLETE

        Calma Mulher, deixa de baixaria e eita fica toda nervosa! Saí do armário e logo você que é de esquerda tão liberal…

  2. BOZOCOCA, primo do HELICOCA

    APESAR DE TER BATIDO CONTINÊNCIA PARA A BANDEIRA AMERICANA, BOZOCOCA NÃO CONTARÁ COM APOIO DOS EUA PARA NOVO GOLPE DE ESTADO NO BRASIL. FIM DE LINHA, SAFADO.

  3. ESTOU MUDANDO O NOME DE MINHA LOJA

    SOCORRO!!! QUE INFLAÇÃO É ESSA????
    ATÉ AS LOJAS DE 1,99 ESTÃO MUDANDO ESSE NOME DE FANTASIA PARA ” LOJA DE 9,99″.
    VOU TER QUE SEGUIR.
    MAS TEM GENTE QUE ACHA QUE A CULPA NAO É DELE, ENQUANTO ELE ANDA DE MOTO COM O NOSSO DINHEIRO

    VOLTA LULA.

  4. Donald Tramp

    Roberto, o Faccim está mais perdido que cego em tiroteio, primeiro, ministro do STF não tem que ser partidário, o Faccim é, fez campanha pra Dilma antes de ser ministro, acredito que já tinha a promessa. Segundo, em qual pais do mundo ministro do STF fica dando entrevista, mandando recado para tentar intimidar um chede de estado? Mas só para derrubar de vez a mascara desse ministro, uma reportagem da Globo, noticiada pelo Sr William Boner, foi na Globo, não foi na Jovem Ilan. A reportagem mostrava no STF uma sala chamada de Sala Secreta, onde lá dentro trabalhava cerca de 20 funcionários fazendo a contagem de votos, ninguém podia entrar na sala, nem os ministros, nenhum funcionário pode fazer uso de celular nessa sala. Agora o Faccim dá uma declaração dizendo que essa sala não existe, aí eu pergunto, quem está mentindo?
    O problema é que o Ministro Luiz Roberto Barroso, não contava com a expertise das forças armadas no tocante à tecnologia da informação, os convidaram achando que os caras iam chegar lá, e ficar só olhando, agora estão sem saber o que fazer, aí fi am com um discurso de ameaças as urnas. Peritos da PF descobriram um monte de fragilidade nas urnas, e mostraram que pode ser manipuladas sim. Um advogado vez uma apresentação numa audiência pública no STF, e mostrou as fragilidades encontradas, outro dia um deputado federal denunciou esse fato em plenário, sabe dizer se o STF tratou a fala do advogado e do deputado como fake news?

    1. Roberto Villanova Post author

      Passando para lembrar que foram engenheiros militares quem desenvolveram as urnas eletrônicas. Sobre a participação de militares na eleição foi um erro do Barroso, pois lugar de militar é no quartel ou na guerra. Quanto ao Fachin, prefiro ele do que o Kássionaro.

      1. Irene

        As urna eletrônica que automatizou 100% das eleições, no Brasil, foi desenvolvida, por uma empresa brasileira, a OMNITECH Serviços em Tecnologia e Marketing, entre 1995 e 1996, e aperfeiçoada, em 1997, para o modelo que se tornou o padrão brasileiro, até hoje.
        Roberto, de onde voce tirou essa ideia que os militares desenvokceram asurnas? Ai esta o nivel de confianca nas suas informacoes.

        1. Roberto Villanova Post author

          Cara Irene, garanto que não foi na Jovem Klan, pois não escuto-a. Quanto à participação de engenheiros militares, é melhor dirigir a pergunta ao próprio TSE. Mas, a questão é o voto no papel, que a pilantragem defende, porque é fácil de fraudar.

  5. TUTA TOLLETE

    Nosso eterno presidente Lula, vai casar a festa será um evento de muito amor e sinceridade. Vinhos finos e entre outras bebidas finas e vários artistas famoso da música brasileira irão animar o evento importante. Morra de inveja gados.

  6. FlavioPC

    Fachim não e chefe de governo, chefe de governo e o presidente da República, ele estar como presidente do TSE, portanto um tribunal superior, não aberto ao dialogo, enquanto que o militar e ministro de Estado, portanto essa conversa de que ele só trataria assuntos atinentes ao pleito eleitoral com o chefe do executivo e balela, vejam aí como e a democracia para esses comunistas enrustidos, cada vez mais acredito em fraude eleitoral, ainda não vir nada que envolva internet ser 100% seguro

    1. Roberto Villanova Post author

      Meu amigo, e quem foi que lhe disse que o sistema de contagem dos votos no TSE está ligado à Internet? Alguém só acessa a conta bancário se o otário entregar a senha, deliberadamente ou por descuido. Mas, admito que no sistema antigo de voto no papel tinha a chance de se ganhar dinheiro falsificando o mapa ou, como ocorreu em 1994 com o candidato a deputado Jair Bolsonaro, colocando cédulas falsas na urna.

  7. Interiorano

    Esse pessoal têm um medo dos Estados Unidos que dá dó! Vocês têm que acabar com essa de : êita é os Estados Unidos, êita é Joe Biden que tá falando! êita é o governo americano! Grande coisa! E eu quero lá saber quem é Victoria Nuland! Nem me interessa! Me interessa sim, é que as coisas melhorem por aqui e que os trabalhadores do Brasil em geral possam viver melhor!

    1. Toinha da Filó de Arapiraca

      Verdade, houve uma época que o presidente americano se referia ao Colega Brasileiro dizendo “ esse é o cara”. Infelizmente entrou um outro presidente brasileiro, que se abaixou tanto, se humilhou tanto, chamando o americano de amigo, Trump não o considerava amigo, Nações podem ter interesse em comum. Mas ele abaixou tanto que mostrou a bunda suja, chegando ao ridículo de dar continência para a bandeira americana. No final das contas quem livrou o Brasil do fiasco da venda do leilão do pré-sal foi a comunista China. O Trump mandou um ovo pra ele.

    2. TUTA TOLLETE

      Pois é Interiorano. Quando o Bolsonaro faz algum comentário elogiando os Americanos e esquerda é contra e agora os americanos são os melhores…

  8. Renato silva

    Recado e esse maqueteiro da campanha de Lula condenado desviou 8 milhões como se diz nada mudou kkkkk,mais na quadrilha isso a globolixo não mostra e nem o Bob jabazeiro

  9. ex-COXINHA

    CARO JOE BIDEN, A PREOCUPAÇÃO É VÁLIDA PORQUE HÁ UM CRESCENTE DESESPERO NA HORDA DO MITÔMANO. O ADVERSÁRIO DELE ESTÁ PRESTES A GANHAR EM PRIMEIRO TURNO. SEM O PODER O PR VAI PARAR NA PRISÃO.

  10. Joe Biden

    Parabéns Jornalista.
    Estou aqui em Washington e também leio o seu Blog.
    Vi uma pesquisa de hoje em MG, que é o estado-pêndulo do Brazil. E o FBI, já me informou que isso pode deixar o colega brazilien em situação desesperadora, é o perfil dele.
    Estado -Pêndulo, você sabe, é uma amostragem da votação do país, estou também informado que desde a redemocratização, todos o presidentes que se elegeram, se elegeram tamém em MG. Sei da diversidade desse estado com quase seus 900 municípios.
    Thanks, good work.

    1. Alexandre Ribeiro

      Joe Biden, me diz como está a sua popularidade aí nos EUA, me diz como está a inflação e o preço dos combustíveis. É verdade que você está colocando no mercado 50 milhões de barris de petróleo da reserva americana para tentar acalmar o mercado. Eu vi o William Boner dá essa notícia, é verdade?

    2. Lion

      Joe deixa de espalhar fake news…. Em MG será Zema no primeiro turno. E o Bolsonaro vai levar no primeiro turno. O resto é torcida……kkkkkkkk

      1. Kikikikikiki

        O único formulário de pesquisa que Bolsonaro aparece no Topo é o da Rejeição. Sempre em primeiro lugar.

          1. TUTA TOLLETE

            CARLINHA FAKE BIMBATTI.
            VC APRENDEU BEM COMO BOM SEGUIDOR DO BOZO, A COMETER ESTELIONATO E FALSIDADE IDEOLÓGICA, NÃO FOI???
            USANDO MEU NOME SUA DEPRAVADA PEIDORRENTA.
            EU GOSTO DE FÊMEAS, NÃO DO ÉBRIO JUNIOR BOCA DE PONCHE DO CAFÉ DO UNICOMPRAS.
            NÃO USE MEU NOME SUA HORROROSA FASCISTA!!!

    3. Donald Tramp

      Joe, por favor diz aqui pra gente como está o preço do diesel hoje nos Estados Unidos. Me parece que o preço do litro de diesel hoje bateu recorde, e ai cadê as críticas ao governo americano?

  11. OIAPOQUE AO CHUÍ

    Golpe golpe golpe golpe golpe!
    Não se fala outra coisa a esquerda Golpe e golpe e mais golpe!
    Desde a vitória do governo Bolsonaro!

    PSICOSE!!!?

Comments are closed.