Contrariando Bolsonaro, presidente do Senado convidará o Parlamento Europeu
   3 de maio de 2022   │     22:42  │  35

Menos de 24 horas de o presidente Bolsonaro determinar ao Itamaraty que desconvidasse o Parlamento Europeu para participar como observador da eleição este ano, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse que na condição de presidente do Congresso Nacional fará pessoalmente o convite.

Bolsonaro se irritou quando soube da proposta do Tribunal Superior Eleitoral de convidar o representante do Parlamento Europeu. A diferença agora é que o TSE precisava do aval do Itamaraty, a quem cabe formular o convite, mas, no caso do presidente do Congresso Nacional, não precisa.

O TSE já convidou representantes dos países de língua portuguesa, da OEA e o Mercosul para participarem como observadores, e Bolsonaro nada pode fazer porque o Brasil mantém relações com essas entidades. Esses convidados, que atuarão como observadores, é que vão escolher onde atuarão durante o pleito marcado para o primeiro domingo de outubro que vem.

A presença desses observadores internacionais é importante porque há indícios de violência promovida por bolsonaristas, com a possibilidade de os conflitos serem maiores que os registrados durante a invasão do Capitólio, nos Estados Unidos, por seguidores estimulados por Donald Trump.

Bolsonaro tem promovido e estimulado ataques ao Supremo Tribunal Federal e escolheu como alvo o ministro Alexandre de Moraes, que assumirá em agosto a presidência do TSE e vai presidir as eleições, e já avisou que não tolerará arruaças, disseminação de fake news e ataques pessoais.

Tão logo anunciou que fará ele mesmo o convite ao Parlamento Europeu, e que não precisa da intermediação do Itamaraty nem do presidente da República, o presidente do Senado passou a ser assediado por bolsonaristas tentando demovê-lo da ideia. Tudo o que Bolsonaro desejava era que a eleição fosse um “assunto interno” e que não se envolvesse observadores internacionais, porque eles servirão de testemunhas insuspeitas no caso de haver – e se espera que não haja -, confrontos, inclusive armados

Já é do conhecimento para o mundo que o presidente brasileiro estimula o confronto, armou a população, ameaça a democracia e desrespeita todos os tratados dos quais o Brasil é signatário no que se refere aos direitos humanos. Essa, digamos assim, “ficha borrada” em nível internacional colocou Bolsonaro na berlinda e, caso ocorra o desfecho traumático – e tomara que não ocorra -, vai se tratar do caso de tragédia anunciada.

Tomara que tudo não passe de reedição da batalha de Itararé, mas, na dúvida, não se deve baixar a guarda e que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, se mantenha firme e não ceda à pressão, ainda que – caso se concretize -, essa seja a primeira vez que o Parlamento Europeu atua como observador de uma eleição fora do continente.

 

COMENTÁRIOS
35

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. ex-COXINHA

    AGORA AS PEIDORRENTAS VÃO ARREGAÇAR AQUELE LOCAL QUE O LÍDER DO BOLSONARO ESCONDE DINHEIRO. SEM LUBRIFICANTE DO EXÉRCITO NEM NADA.

  2. Renato silva

    Vc escreve para os que gostam de bandido de estimação que o seu ídolo Lula foi condenado e depois liberado mais isso não indica que ele é inocente ele foi o maior corrupto de todos os tempos ou vc ainda tem a cara de pau de falar que ele não roubou? Deixa de mi mi mi que ma verdade vc gosta e de jabá

    1. Colocando os Pingos nos Is

      A vingança do judiciário em relação ao presidente Bolsonaro, foi desfazer a condenação do ex- presidente Lula!

      1. TUTA TOLLETE

        IMBECIL
        TEU “CONHECIMENTO JURÍDICO” É EQUÂNIME AO DO BOZO EM FÍSICA NUCLEAR.
        A “ONU” DOTADA DE UM CORPO COMPOSTO POR ESTUDIOSOS CONCLUIU PELA PARCIALIDADE DO JUIZECO SAFADO E PELA VIOLAÇÃO DE DIREITOS. AÍ CHEGA TÚ, UM ZÉ BU_ _TA, UM CHEIRA C_ DE MILICIANO PARA FALAR IMBECILIDADE TAMANHA…
        QUAL O AUMENTATIVO DE DACUEBA???

        1. Lulapetismo o Maracutaia e seu vice ladrão de merenda Geraldo Alckmin.

          PSICOSE! TUTA TOLLETE PRENSADO…

  3. Suely de Carvalho Elesbao

    Cara, tem certeza que é brasileiro? Por que não vai para Europa ou pra Cuba ou Venezuela? Tem também a opção Argentina.. Vocês esquerdistas não sabem analisar as coisas benéficas que nosso país tem, deviam ir embora, já que não gostam. Porque mudar a opinião das pessoas Vocês não vão mais conseguir.

    1. Roberto Villanova Post author

      Cara Suely: gado ferrado só conhece o caminho do matadouro. Não escrevo para mudar a opinião de ninguém, eu escrevo para desmoralizar o mugido do gado ferrado.

      1. Lulapetismo o Maracutaia e seu vice ladrão de merenda Geraldo Alckmin.

        ” Desmoralizar o mugido do gado ferrado”
        Quanta soberba…

        1. Roberto Villanova Post author

          Negativo. Eu não escrevi sobre Cuba, nem sobre Venezuela, nem sobre Argentina. Quando eu não tenho argumento para o debate, eu me calo. Já houve época que um patife cunhou a frase Brasil ame-o, ou deixe-o, como se o Brasil fosse ele. Entendeu?-

    2. Davi

      Dona Elesbao…
      Coitado do jornalista desde 1 de janeiro de 2019 procura uma ação boa desse governo, só ver;
      Briga, confusão, deboche, superfaturamento, desunião, aparelhamento das instituições que investigam a corrupção. Eu queria aplaudir uma só ação do Bolsonaro, mas não vejo. Oportunidade pra vc dizer.

  4. Felipe

    Gasolina nas alturas, aí ter carro e não poder usar não adianta nada

    Volta meu presidente Lula

    1. Lulapetismo o Maracutaia e seu vice ladrão de merenda Geraldo Alckmin.

      Lula em entrevista falou que a manifestações petistas tinha quase ninguém foi pelo motivo por precaução da COVID-19-. Arrasou fica com essa gado. Jumento que é jumento, não entra em água fria.

  5. DiCaprio - De olho na preservação da Amazônia

    QUEM SERÁ O SÓCIO OCULTO DA EMPREITEIRA MARENHESE QUE ESTÁ RESERVADO 140 MILHÕES DO GOVERNO BOLSONARO?
    AH, OS LARANJAS OU AS DUAS PESSOAS QUE ESTÃO FORMALMENTE REGISTRADAS COMO SOCIAS, MAS NÃO APITAM NADA, JÁ FORAM INVESTIGADAS EM 2015 PELO MESMO CRIME.
    ESSE GOVERNO É OU NÃO ERNESTO?
    AH SE A CODEVASF FALASSE.. TEM MAIS OS ASFALTOS FEITOS PARECE QUE SÃO DE AREIA, FAZ HOJE AMANHA TEM BURACO… MINHA PREOCUPAÇÃO É QUE ESSE GADO DESAVISADO, ANDE NELA E QUEBRE A PATA NESSES BURACOS.

  6. Renato silva

    Eita toda vez que o Lula condenado abre a boca ele defeca e agora ele falou que o Presidente da Ucrânia é culpado pela guerra kkkkkk,melhor cabo eleitoral do nosso presidente e o Lula kkk,defende o aborto,diz que policiais não são gente,disse que vai revisar a reforma trabalhista,disse que ladrão de celular não é para ser preso por isso domingo mesmo chamado pelos sindicatos não tinha ninguém e hoje na mídia já estou falando o que sempre falei que ele vai desistir de concorrer a presidência porque sabe que vai ser uma pisa da gota,Bob vc vive de migalhas jogadas pela esquerda Aida lembro da finada rádio gazeta quando Rogério Costa chamava vc direto de Brasília a Dilma fazemdo merda e vc defendendo kkkkk p que se pode esperar de um pífio jornalista kkk

    1. Hermanoteu

      Renatinha, as “merdas” da Dilma, eram bobagens comparadas com as ações criminosas do Bozo.
      Vai aprender a interpretar a vida, vc está é maluco, com as redes sociais das velhinhas peidorrentes do corredor vera arruda.

    1. KIKIKIKIKIKIKIKIKI

      A Lionina carpideira vai passar o resto da vida chorando com essa matéria, da Time…
      Chola, carpideira, chola…

  7. Kelmann

    Renata ingrata, Lula vai abrasileirar o preço dos combustíveis. Brasil será novamente feliz #TáCaroCulpaDoBolsonaro

  8. Renato silva

    Acho que quem tem que estudar é vc que deve ter comprado esse diploma,usa esse blog para espalhar mentiras e não mostrar a realidade das ruas,esse blog é um pedaço do comunismo vc era acostumado a ficar em Brasília pegando jabá de políticos na época que o chefe da maior quadrilha de corrupção estava no poder,hoje vc foi desmamado aí fica chorando pelos cantos

  9. Ciço do Rádio

    DiCaprio, China, Europa, o Papa, o FBI, Biden, a Rainha da Inglaterra, os comunistas, a ONU, a OMS. Algum gado já se preocupou em perguntar ao Bolsonaro; Porque ele cria tantos inimigos fctícios? outra pergunta; Será que todo o mundo está errado, só ele, os filhos e o OLavo de Carvalho, estão certos?
    Os indícios fortes de corrupção nesse governo, são fortes demais para não avaliar antes de votar? Quem quer eleições transparentes não deveriam apoiar os observadores internacionais e não repudia-los?

    Só tenho 27 anos, mas aprendi a racicionar com a lógica. Não largo meu radinho de pilhas

    1. Roberto Villanova Post author

      Resposta: porque o voto não é obrigatório e político não frauda cédulas, como ocorreu em 1994, com um certo candidato chamado Messias, flagrado com cédulas falsas na urna. Vá estudar.

    2. KIKIKIKIKIKIKIKIKI

      Mas eu gosto demais de rir do gado…
      Aqui, o problema é porque o voto não é impresso, quando foi para apoiar o Trump – Que diziam que ele ganharia kikikikikiki- o problema era que o era impresso. Assim nao aguento kikikikikik9kikik8

    3. Idelfonso o pm bombadão

      Eita amigo Renato. Com essa resposta tu tomasse mais no c.. do que nas horas que sucederam nossa manifestação no Vera Arruda em 1° de maio ultimo. Foi uma suruba massa!!!

      1. Carlinha Bimbate

        Nossa Fonsinho… que grosseria.
        Depois q vc conseguiu o que queria vc trata minha amiga assim??
        Tô de mal….
        Estou com o coração partido…

    4. Lulapetismo o Maracutaia e seu vice ladrão de merenda Geraldo Alckmin.

      Renato desafio quem prove rachadinha nos gabinetes dos petistas. Os petistas só tiveram conhecimentos dessa pratica imaginável para os zelosos do erário através da imprensa… TUTA TOLLETE PRENSADO, que trabalha em gabinete de um parlamentar de esquerda petista felpudo ficou vários dias em estado de choque e foi até hospitalizado do tal absurdo…

  10. Josenilson

    Uma coisa é certa. Jamais poderia ter existido esse envolvimento de massa de militares dentro do governo. Os sucessivos escândalos nas compras FFAA sujaram para sempre a boa reputação que desfrutavam na sociedade. A criatura que está na presidência relegou a essa instituição uma imagem-espelho de si próprio. Corrupção em essência.

  11. Lion

    Chora não Bobinho….. essa dor de cotovelo vai passar….até 31-12-26….kkkkkkkkkkk…. Melhor relação entre Bob e Lula – Aquele quanto mais escreve, mais mente; esse quanto mais fala, mais se enrola…Resumo: Ambos se especializaram em falácias natimortas……kkkkkkkkkk….

  12. Rivelino Melo

    CAPETÃO CLOROQUINA JÁ ESTÁ COM UMA CELA ENCOMENDADA. NOSSA CÓPIA DA GOLPISTA BOLIVIANA JEANINE. TERMINA MANDATO…

Comments are closed.