Fome deixa Brasil fora da reunião do G7, pelo 3º ano seguido
   2 de maio de 2022   │     16:34  │  32

Pelo terceiro ano consecutivo o Brasil está fora da reunião do G7, o grupo dos sete países mais ricos do mundo, que será realizada em junho, em Berlim.

Os países convidados a participar da reunião de cúpula do grupo do G7 foram a África do Sul, Índia, Indonésia e o Senegal.

Em 2019, o presidente Jair Bolsonaro chegou a pedir para que o Brasil participasse da reunião, mas o presidente da França, Emmanuel Macron, que presidia o G7, recusou devido a política ambiental do governo brasileiro que levou ao aumento do desmatamento da Floresta Amazônica.

Foi a partir dessa recusa, que Bolsonaro começou a atacar o presidente francês, levando o governo brasileira a passar o vexame internacional quando indagou qual seria o interesse da França na Floresta Amazônica.

O governo brasileiro não sabia, ou então esqueceu, que a Floresta Amazônica engloba a Guiana Francesa.

Nesta segunda-feira, 2, o colunista do UOL, Jamil Chade, informou que Bolsonaro se reuniu na sexta-feira, 30, com o chanceler turco Mevlut Çavusoglu, e sugeriu que se organizasse uma comitiva de presidentes para ir a Moscou prestar solidariedade ao presidente russo Vladimir Putin.

A sugestão de Bolsonaro foi entendida como uma reação de “vingança” contra o G7, por ter alijado o Brasil das reuniões do grupo desde 2019, e, ainda, como a tentativa de “atrair” o eleitorado de esquerda que apoia as ações da Rússia contra a Ucrânia e critica o ex-presidente Lula por não se posicionar até agora em favor dos russos.

Mas, a sugestão do presidente não tem o apoio do Itamarati, que considera a proposta de Bolsonaro como provocação, passível de uma reação dura especialmente por parte dos Estados Unidos.

Ainda sobre a recusa do G7 à participação do Brasil nas reuniões de cúpula, desde 2019, pesam as derrubadas e as queimadas na Floresta Amazônica, estimuladas pelo governo brasileiro; o desmonte dos órgãos de fiscalização e controle ambiental, como o Ibama, e os incentivos às invasões de terras  indígenas que o governo também vem promovendo.

As cenas de famílias disputando ossos bovinos destinados à ração para cachorros, em Cuiabá-MT, e as cidades de lona que surgiram embaixo de pontes e viadutos em São Paulo, viralizaram e estarreceram o mundo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS
32

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Quem Matou Marielle?

    Há 25 anos, em 2 de maio de 1997, o filósofo e educador Paulo Freire falecia vítima de infarto no miocárdio. Foram 75 anos dedicados à criação de métodos inovadores de educação com foco na transformação social que se consolidaram como referência mundial.

    O pensamento freiriano parte do princípio da humanização do ensino e do reconhecimento da história e da cultura do aluno que, junto com o professor, passa a construir o processo de aprendizagem. Um ensino horizontal, onde todos ensinam e aprendem.

    Em 2018, foram celebrados os 50 anos do livro Pedagogia do Oprimido, obra que revolucionou o sistema de ensino de adultos em todo o planeta, criando um modelo pedagógico que segue sendo pilar de formação em muitas salas de aula no campo e nas cidades brasileiras.

    Brasileiro mais homenageado da história, o pernambucano autor de quase 40 obras ganhou dezenas de títulos de doutor honoris causa de universidades da Europa e América. Em 1986, recebeu o prêmio da Unesco de Educação para a Paz.

    Um levantamento do Google Scholar permite compreender a dimensão do legado: Freire é o terceiro cientista brasileiro mais citado em trabalhos acadêmicos da área de humanas no mundo.

    Durante a ditadura civil-militar brasileira, o método de alfabetização do pedagogo foi considerado uma ameaça à ordem, obrigando Freire a deixar o país e permanecer exilado durante 16 anos.

    Mesmo passadas mais de duas décadas de sua morte, as ideias do educador incomodam profundamente os setores mais conservadores do país. A começar pelo presidente Jair Bolsonaro e outros deputados da extrema direita que já encamparam ofensivas para revogar o título de patrono da educação brasileira concedido ao educador em 2012.
    Em 2017, o Movimento Brasil Livre (MBL) também organizou um abaixo-assinado que angariou mais de 20 mil assinaturas pela revogação da honraria sancionada pela ex-presidente Dilma Rousseff.

    Sofia Freire Dowbor, neta de Paulo Freire, já criticou publicamente os ataques do atual governo brasileiro e outros grupos contra a imagem de seu avô.

    A também educadora afirmou em 2019 que “Bolsonaro propôs entrar com um lança-chamas no Ministério da Educação para destruir até o último vestígio do que meu avô nos deixou. Quer anular o pensamento crítico e o trabalho em grupo”.

    “Hoje, mais do que nunca, a educação popular é fundamental para gerar um ser coletivo, porque como bem dizia meu avô, ‘quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor’”, afirmou, exaltando o legado do pedagogo.

    Grande legado do Dr. Paulo Freire para o Mundo.
    Gostaria de saber qual o legado deixado por Olavo de Carvalho.
    O legado de Bolsonaro será a volta da inflação, aumento da fome, desmantelo das instituições e caos administrativo, além de uma dívida gigantesca do Brasil.

    1. Davi

      Que massa.
      Para ser ser sincero só sabia desse Homem pelas redes dos amigos meus que como eu apoia Bolsonaro.
      Mas agora, me interessei por sua história.
      Pra mim era um monstro, mas acho q n é bem assim.
      Estudar para se libertar é a melhor coisa

    2. Quem matou Celso Daniel.

      Bonito texto! Quem Matou Marielle ( TUTA TOLETE).
      Fala aí para os gados Bolsonarista os países que adotaram o modelo Paulo Freire.

  2. Alexandre Ribeiro

    Roberto, sei queos meus comentários incomodam, alguns deles tira a tua máscara e mostra que você vide do ódio e muitas vezes de mentiras contra o presidente. Mas não faça isso não, seja democrata.

    1. Ciço do Rádio. Não largo meu radinho, sou bem informado

      Nossa!!! você é capaz de tirar a mascara de quem??
      Homi, homi, homi… você não consegue enxergar o presidente que de tão mentiroso, que em menos de 24 horas diz uma coisa e depois é como não tivesse dito, fazao contrário, vem falar do grande Roberto Villa Nova

  3. WELLINGTON

    É INEGÁVEL QUE O BRASIL DESCE A LADEIRA DIARIAMENTE SEM COMANDO DESDE QUE ESSE ELEMENTO ASSUMIU A PRESIDÊNCIA. O QUE FEZ ATÉ AGORA?
    DIVIDIU OS BRASILEIROS COM UM DISCURSO DO ÓDIO, FALSO MORALISTA QUE FALA EM “DEUS, PÁTRIA E FAMILIA”. QUE EXEMPLO ELE DAR QUANDO FALA EM DEUS COMPRAR ARMINHA PARA ENRIQUECER A INDUSTIA BÉLICA AMERICANA E A TAURUS QUE FINANCIA SEUS COMPARSAS? PÁTRIA QUANDO ENTREGA NOSSAS MELHORES EMPRESAS APREÇO DE BANANA PARA INVESTIDORES INTERNACIONAIS PRA GENTE COMPRAR GASOLINA A R$ 8.00? FAMÍLIA QUE FAMÍLIA? O CARA TEM 4 FILHOS QUE DISPENSAM COMENTÁRIOS. SENÃO SOUBE EDUCAR AQUELA TURMINHA DAS RACHADINHAS SABERIA GOVERNAR UMA NAÇÃO? A CADEIRA É MUITO GRANDE PARA POUCA INTELIGÊNCIA. TOTALMENTE DESPREPARADO, TOTALMENTE PERDIDO E NAS MÃOS DA TURMA DO OBA, OBA… COMO SEU SUPER MINISTRO PAULO GUEDES QUE NADA MAIS FEZ QUE DILACERAR NOSSA ECONOMIA ATÉ AGORA CUM UMA PROMESSA DE CRESCIMENTO EM V. PARECE BRINCADEIRA, NÉ? MAS NÃO É NÃO, ESTAMOS QUEBRANDO DE VEZ… FELIZMENTE SEUS “APOIADORES” JÁ SE DERAM CONTA QUE TODA ESSA CONVERSA NÃO PASSAM DE BALELAS E QUE ESSE ELEMENTO NÃO TEM NADA A DAR PARA OS VERDADEIROS TRABALHADORES, ESTUDANTES, DESEMPREGADOS, CIENTISTAS, ARTISTAS, EVANGÉLICOS QUE TODA HORA SÃO USADOS COMO MASSA DE MANOBRA PELOS SEUS “PASTORES” AQUELES MESMOS QUE DEVEM MILHÕES A RECEITA E ESPERAM O MILAGRE DO “MESSIAS” E DE UM DIA PARA O OUTRO VIRÁ O PERDÃO DO QUE SONEGARAM. NEM MESMO OS MILITARES ACREDITAM NELE E É POR ISSO ESSE DESESPERO. NA VERDADE A MAIOR PREOCUPAÇÃO DELE É SE MANTER NO GOVERNO E APOSTAR NA PRESCRIÇÃO DOS CRIMES COMETIDOS DURANTE A PANDEMIA ENVIANDO CLOROQUINA PARA MANAUS AO INVÉZ DE OXIGÊNIO, ISTO É INEGÁVEL QUE ELE TEM SIM RESPONSABILIDADE DIRETA NAS MAIS DE 600.000 MORTES POR NEGLIGÊNCIA E NA APOSTA EM UMA MEDICAÇÃO QUE SÓ ELE MESMO SE DIZIA ACREDITAR MENTINDO DESCARADAMENTE ENQUANTO O POVO MORRIA. ELE FLERTA COM A MORTE, ELE FLERTA COM A MISÉRIA DOS MAIS POBRES, ELE CURTE O DESESPERO DOS DESEMPREGADOS. PELO MENOS É ISSO QUE DEMONSTRA QUANDO IRONIZA QUE MORREU NA PANDEMIA. LEMBRAM? (COVID 19 É DOENÇA DE MARICAS” – PRES. JAIR BOLSONARO): RESULTADO DE TUDO ESSA LAMBANÇA: A GRIPEZINHA RENDEU MAIS DE 600.000 MIL MORTES DE BRASILEIROS, PAIS, MÃES, IRMÃOS, AMIGOS…
    DESEMPREGO, FOME, DESMATAMENTO, UNIVERSIDADES SUCATEADAS, CULTURA DILACERADA, GENOCÍDIO NA PANDEMIA, SEGURANÇA NAS MÃOS DOS MILICIANOS, EXTINÇÃO DOS NOSSOS ÍNDIOS, DESTRUIÇÃO DA NOSSA MAIOR RIQUEZA QUE É A FLORESTA EM PÉ NA AMAZONIA…
    O QUE ELE DESEJA MESMO É LIVRAR SEUS FILHOTES DA CADEIA PELOS CRIMES COMETIDOS DESLAVADAMENTE NOS PORÕES DO PALÁCIO DO PLANALTO COM AQUELAS VISITINHAS FORA DE HORA E DA AGENDA OFICIAL PARA TRATAR SABE-SE LÁ O QUE…
    SENDO ASSIM, NÃO RESTA NADA MAIS A SABER. “FORA BOLSONARO” E SEUS FILHOTES MUTRETEIROS JUNTAMENTE COM ESSA CAMBADA DE SANGUE SUGA DO PLANALTO.
    MERECEMOS COISA MELHOR, VAMOS BANIR ESSA MUNDIÇA QUE SÓ NOS ENVERGONHAM MUNDO À FORA… QUE VENHA LOGO 02.10.2022. USE SEU VOTO PARA MOSTRAR QUE NÃO É UM IDIOTA.

    1. Lion

      A pátria educadora deixou uma turma com apenas 2 neurônios, às vezes sem funcionar….. Nem Rivotril 3 vezes ao dia cura isso……Vai vendo BOBO….começa a escrever artigos psicológicos…..kkkkkkkkk……

  4. Kikikikikiki

    Jornalista – Como conter a inflação?
    Bolsonaro – Passeando se Moto

    Jornalista – como resolver o desemprego?
    Bolsonaro – passeando de Moto

    Jornalista – E a fome, presidente como acabar?
    Bolsonaro- Passeando de Moto.

    Jornalista – como o Senhor consegue ter tanto apoiador?
    Bolsonaro – No Brasil existe muitos idiotas.

    1. Quem matou Celso Daniel.

      Kikikiki ( tutoca). Mulher fica em 🏠 que às melhora. Por isso que vocês de esquerda não vão às ruas receber o seu líder Lula.

      1. KIKIKIKIKIKIKIKIKI

        Falando em idiotas, eis que me aparece esse. Mas espero que vc esteja bem, deve está, apesar da reclamação geral pelo caos administrativos e financeiros causado por esse presidente vc, defende-o com unhas e dentes, parabéns.

    1. Lion

      Foi apenas uma promoção de Cebola a R$ 0,99 o quilo. Na inauguração de um Supermercado. Daí dizer que é Culpa do Governo, aí é sandice…. Tem que aprender a interpretar e deduzir…… SEI QUE A PÁTRIA EDUCADORA deixou muitos analfabetos…..

      1. Quem Matou Marielle?

        A promoção da cebola….a fila dos ossos na porta do açougue, o pai de família desempregado, o numero CRESCENTE de sem tetos, o número crescente de pedintes, as pessoas pegando frutas estragadas no CEASA, o caminhoneiro vendendo o caminhão e largando a profissão por conta do aumento de combustíveis, mas não só isso, muito mais. Eu teria que ser um gênio mesmo, para interpretar isso…
        Interpretar de outro modo, que não seja a INCOMPETÊNCIA DESSE SUJEITO.
        Não venha me falar mais uma bobagem que é o FICA EM CASA, isso já virou chacota internacional

      2. Jonny Bravo

        você entende mesmo é de ozonio, Lionina Carpideira.
        Se o brasileiro nao tivesse em um momento dificil, passando dificuldades nao enfretaria uma fila gigantesca para comprar cebola. Você está mamando nesse governo só pode….

  5. Vitor

    Tinha ido lá ajudar em São Paulo seria mais um , porque aqui um bicicleta levava todos na manifestação de ontem

  6. João Caldas

    Bolsonaro não sabe mais o que fazer pra se reeleger e ganhar quatro anos de foro privilegiado. Junto com Moro e Dallangnon são candidatos fortes a uma cela em uma cadeia de segurança máxima. Quem aqui faz, aqui paga.

    1. Lion

      Pelas manifestações de ontem, realmente o Bolsonaro não sabe o que fazer……kkkkkkkkkk…..para se reeleger….. ALUNO DO “PATRIA EDUCADORA” – confunde DESEJO com FATOS…..kkkkkkkk

    1. TUTA TOLLETE

      TU FOI QUE ACABASTES COM A RESERVA DE HIDROCARBONETOS DA CASERNA EM UM PRETÉRITO DISTANTE. NÃO TE CANSAS DE ESPERAR POR UMA BOQUINHA NO GOVERNO BOZO, TAL QUAL CONSEGUISTES COM A KATINHA CUECÃO NA PREFEITURA , NÃO É ABOMINÁVEL PULHA???

      1. Quem matou Celso Daniel.

        Tutoca, nem os artistas FAMOSOS da música brasileira, consegue levar um grande público para ouvir às baboseiras do Lula. A esquerda saí menor das manifestações do dia do trabalhador… Fiasco da eminente derrota.

          1. Cadê o Ladrão?

            Essa ta dificil de falar ein?
            Depois do áudio vazado da irmã…. xiiiiii sei não.

        1. Cadê o Ladrão?

          A polícia disseque foi sequestradores. Mas você, tem dúvida?
          Então, depois que o Bolsonaro se tornou presidente, se nao fosse, ele ja teria remexido no caso, para rever as investigações, isso é se ele nao o fez já. Mas isso é um detalhe para o gado né?

        2. Carpideira Veia

          Carlinha, tais conse3guindo andar menina.
          Aquele infeliz do Ildefonso me deixou morta… aff
          tô morta, estou com dor nas cadeiras, e com ardor…

          1. Maurício Tenório

            O ardor do Carlos podia ter sido evitado se tivesse passado lá no exército e pego um gel lubrificante kkkkkkkkkkk

          2. Idelfonso o pm bombadão

            Calma meninas.
            Prometo ser mais dócil das próximas vezes. Mas uma coisa é certa: a suruba foi muito boa, não foi.
            Júnior está planejando viajarmos para outras capitais onde nosso mito for fazer manifestação.
            Eu adorei. Vou ver se consigo fazer um estoque de gel. Tenho um amigo milico que vai conseguir pra mim num precinho camarada.

  7. Rômulo Ferreira

    O Brasil anda despencando pelas tabelas com um governante incompetente, corrupto, e ainda por cima miliciano.

Comments are closed.