No Dia do Trabalho, Brasil “comemora” volta do desemprego e da fome
   30 de abril de 2022   │     13:18  │  33

Para disfarçar o desemprego crescente, a inflação galopante e a fome que voltou a aterrorizar milhões de brasileiros, o presidente Bolsonaro está convocando para amanhã, 1º de maio, Dia do Trabalho, um protesto contra o Supremo Tribunal Federal.

Se for verdade, trata-se da velha tática, que recomenda desviar o foco da crise para jogar a culpa no outro.  Segundo dados do próprio IBGE, mais de 12 milhões de brasileiros estão desempregados, isso é equivalente a toda a população de Portugal, e outros 35 milhões estão vivendo na informalidade ou de fazerem “bicos”.

Depois das famílias disputando ossadas bovinas, destinadas à ração para cachorro, em Cuiabá-MT, ou procurando comida no lixão da Ceagesp, em São Paulo, descobriu-se agora a volta do sistema medieval de comércio, também em São Paulo, onde já existem milhares de famílias morando embaixo de pontes e viadutos porque perderam suas casas.

No sempre congestionado calçadão do bairro do Brás, em São Paulo, está à mostra na vitrine a céu aberto o retrato do Brasil atual com o desemprego alto e a inflação galopante.

Lá, no Brás, voltou à moda o sistema medieval de comércio com o escambo. Troca-se comida por sapato ou roupa usada, e as famosas “quentinhas”, vendidas a 8 reais, só tem feijão, arroz e salada, e não tem carne ou a mistura como se diz.

No Dia do Trabalho, amanhã, domingo, 1º de maio, nada há para se comemorar; mas, o presidente Bolsonaro está sendo aguardado na Avenida Paulista, onde deve discursar e jogar a culpa da tragédia nos adversários, como tem sido a praxe, e também no Supremo Tribunal Federal, o único poder da República incorruptível e que está funcionando rigorosamente dentro da lei.

Era assim, por exemplo, na Alemanha nazista, com a teoria desenvolvida por Joseph Goebbels, o ministro das Comunicações de Hitler, que ensinou repetir a mentira várias vezes para que a mentira virasse “verdade”.

Ensinou também a responsabilizar sempre o adversário – no caso alemão, os judeus, os negros e os ciganos -, atribuindo a ele a culpa pela fome, pelo desemprego e pela miséria.

Sim, eu não estou dizendo que esse é o caso do governo brasileiro, estou apenas mostrando que a prática de atribuir ao adversário, ou de arranjar culpados para tentar justificar os próprios erros, é um recurso recorrente e que ganhou amplitude com o nazismo.

E não por coincidência, Goebbels é o “guru” ainda endeusado, pois a culpa pela miséria é do adversário ou do Supremo.

Na agenda do presidente consta que Bolsonaro estará na Avenida Paulista, comemorando o Dia do Trabalho, e, obviamente, fazendo proselitismos.

O presidente deverá atribuir o caos vigente ao lockdoow, que nunca existiu, ou à política do fique em casa para combater a pandemia, política essa acertada e que ajudou a salvar muita gente, ao contrário de quem ajudou a matar quando atrasou deliberadamente a compra de vacinas; quando causou aglomerações e quando sabotou as medidas preventivas, como a vacinação, o distanciamento social e o uso de máscara.

O que há para se comemorar no Dia do Trabalho?

A rigor, há para se comemorar apenas a memória daqueles pioneiros sindicalistas de São Paulo, que em 1917 comandaram a primeira greve geral em defesa da jornada de trabalho de oito horas diárias, carteira assinada, férias e todos os direitos sociais.

Agora imaginem que esses direitos fundamentais somente foram sacramentados em lei sete anos depois, em 1924, no governo Arthur Bernardes, e não porque o governo era bonzinho, mas porque a consciência da classe trabalhadora, especialmente formada com os imigrantes italianos, pressionava à base de ou nos concede esses direitos, ou nós paramos a economia do país.

É estarrecedor assistirmos agora, tanto tempo depois, o retrocesso com a reforma trabalhista que não gerou empregos, como eles prometiam, e apenas tornou ainda mais precária a situação do trabalhador – que perdeu direitos e só vai se aposentar na cova.

 

COMENTÁRIOS
33

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Quem matou Marielle?

    Com óleo de soja a R$ 25, cliente usa banha de porco;
    Gás de cozinha a 140,00 muitos usam lenha.
    Até o ovo 25,00 uma dúzia?

    E esses imbecís ainda ficam atrás desses ladrões.

    Só sendo mesmo umas velhas peidorrentas sem ter o que fazer com fantasia eróticas com milicianos.

    Liberdade é poder sair, viajar, comprar, como viajar com o combustível a 9,00?
    O que o Bozo quer é acabar com a justiça e ele ser o supremo, aí vcs vão saber a face do mal.

  2. JESB

    Vejo que os comentários não condiz com seu texto, em sua maioria. Mas a culpa do aumento do desemprego foi a fala dos esquerdopatas no tão famoso “fique em casa” , e que a “economia via depois”. Pois bem, após a abertura dos comércios e estando livres da “máscara” da esquerda; eis que a contratação trabalhista vem aumentando consideravelmente. E digo mais, não está faltando comida na mesa dos mais pobres. Mais de um ano que não passa pedintes na minha porta. Isso prova que o Auxílio Brasil está ajudando e muito a estas famílias. Agora, comer caviar, isso é com o STF. KKKK.

    1. Roberto Villanova Post author

      Temos o lixão da Ceagesp, da Ceasa, etc., matando a fome. Quanto à culpa do fique em casa, já virou piada recorrente, e está de acordo com o ensinamento nazista adotado pelo governo, de culpar sempre o outro pelas desgraças que produz. Não termino com KKKK porque não consigo rir da miséria alheia.

    2. OIAPOQUE AO CHUÍ

      Exatamente JESB, NUNCA NENHUM GOVERNO ACABOU COM A POBREZA E SEMPRE TEVE GENTE NOS LIXÕES E NÃO FOI DIFERENTE NOS GOVERNOS DE ESQUERDA DO PT. NA PANDEMIA AJUDA DO GOVERNO BOLSONARO FOI UM SUCESSO. SÓ O POVO PASSA FOME COM AUXÍLIO DE 400 REAIS.. AVALIE COM AJUDA DO BOLSA FAMÍLIA DO PT, 120 REAIS?

  3. BOLSONARISTA-VAI-COM-AS-OUTRAS

    Quatro gatos pingados nessa manifestação do nosso Mito. É assim mesmo?

    1. Quem matou Marielle?

      Rapaz, fui observar, ligaram o carro de som as 10:00 as 11:30 não tinha ninguém, desligaram o som e foram embora

  4. OIAPOQUE AO CHUÍ

    Boa noite, Bolsonarista e amanhã não aceite provocação. Eles estão planejando infiltrar a militância petistas melicianas no movimento.

    1. Lion

      Cartacapital.com.br – site milico da esquerda caviar….. Lixo vermelho….. eis a fonte do tuta cocô….kkkk

      1. TUTA TOLETTE

        LIONINA CARPIDEIRA.
        É DURO DE ENGOLIR, NÃO É MENINA???
        AGORA, PEGANDO EMPRESTADO MAS SEM ME CONTAMINAR COM SUA BOIOLAGEM: KKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKK

    2. OIAPOQUE AO CHUÍ

      Imbecilidade de esquerda é achar que palavras manipuladas pode convencer mudar a verdade. A roubalheira petistas foi fato consumado com prisões e até com devolução do dinheiro roubado. O filme o homem que burlou a máfia e agora o que burlou a ONU….

      1. TUTA TOLETTE

        CARLINHA.
        EITA QUE MANIFESTAÇÃO FULEIRA.
        QUATRO GATOS PINGADOS.
        PARAFRASEANDO A BOIOLAGEM(MAS SEM ME CONTAMINAR) DA LIONINA: KKKKKKKKKK KKKKKKKKKK KKKKKKKKKK
        VC ESTAVA ARRASANDO COM AQUELE SHORT ROSA E JUNTO COM A LIONINA AGARRADA AO JUNIOR BOCA DE PONCHE.
        VI TAMBEM A RENATA INGRATA JUNTO AO IDELFONSO.
        PENA QUE NÃO FOI COMO VCS PLANEJARAM. KKKKKKKKK
        SARAVÁ MEU PAI OXALÁ. LIVRAI-ME DA BOIOLAGEM DO LION…

  5. MORTE

    OBRIGADA JAIR MESSIAS BOLSONARO. COM ESSE NOVO REAJUSTE DE 20% NO GÁS DE COZINHA VAI TER AINDA MAIS GENTE PASSANDO A USAR ÁLCOOL, QUEROSENE, E OUTROS INFLAMÁVEIS PARA COZINHAR. VOU PASSAR O RODO GERAL HE HE HE HE HE HE

  6. Renato silva

    Bob comenta a ausência do candidato a vice de Lula em um evento kkkk,acho que não deu liga essa união kkk ,pior foi o Alckmin cantar o hino do socialismo isso para o Brasil e uma vergonha

  7. Renato silva

    Pesquisa e o povo na rua e aí Lula vem para as ruas kkk,no mundo o único pseudo líder nas pesquisas a trocar o marqueteiro da campanha kkkk,porque será?

  8. OIAPOQUE AO CHUÍ

    Enquanto vocês de esquerda manipula os fatos é bom entender que milhões de Brasileiros,antes acreditaram no governo petistas e ficaram decepcionados e jamais votam no Lula. Bolsonaro é no momento a melhor opção. ” GADO” são maioria e os jumentos minoria.

    1. MORTE

      DO OIAPOQUE AO CHUÍ VAI TER GENTE SE QUEIMANDO COM LÍQUIDOS INFLAMÁVEIS NAS COZINHAS POR NÃO PODER MAIS COMPRAR O GÁS DE COZINHA. GRAÇAS AO NOSSO PRESIDENTE JAIR MESSIAS BOLSONARO VOU PASSAR O RODO HE HE HE HE HE HE

  9. Kelmann

    O futuro presidente já confirmou que vai abrir o sigilo de 100 anos dos casos de corrupção encobertos pelo Bozo #TáCaroCulpadoBolsonaro

  10. TUTA TOLETTE

    QUE VERGONHA O BRASIL ESTÁ SENDO PARA O MUNDO!!!
    TERRA QUE PRODUZIU CÉREBROS COMO O DE RUI BARBOSA, NOTÓRIO E NOTÁVEL PELO INCOMENSURÁVEL CONHECIMENTO NA ÁREA JURÍDICA, EXPOENTE QUE MUITO NOS HONROU POR SUAS MAGISTRAIS ATUAÇÕES NO TRIBUNAL INTERNACIONAL DE HAIA.
    O RELATÓRIO DA ONU APROVADO POR 16 X 2 DEMONSTRA O QUANTO O NOSSO DIREITO PÁTRIO FOI CONSPURCADO POR UMA CAMARLILHA DE DELINQUENTES, COMPOSTA POR MAGISTRADOS E MEMBROS DO PARQUET CUJO O OBJETIVO NÃO ERA OUTRO SENÃO TENTAR INSTITUCIONALIZAR UM GOLPE E CONCOMITANTEMENTE SUCATEAR E PRECARIZAR INDÚSTRIAS DE PONTA QUE DAVAM SIGNIFICATIVAS CONTRIBUIÇÕES NO ALAVANQUE DE NOSSA ECONOMIA.
    AGORA, O CANALHA-MOR AFRONTA A EGRÉGIA CORTE CONSTITUCIONAL PARA PROTEGER UM MARGINAL MILICIANO SEM ESCRÚPULO, E, EM SEU SONHO DESVAIRADO, TENTAR INDUZIR O GADO IMBECIL QUE LHE SEGUE OFUSCADAMENTE, A POSSIBILIDADE DE PROMOVER RUPTURA COM A DEMOCRACIA ATRAVÉS DE UM IMAGINÁRIO PRETENSO GOLPE. ISSO É IMPOSSÍVEL. PROBABILIDADE ZERO.
    ENGANAM-SE AQUELES QUE ACHAM QUE O STF SE ACOVARDOU E VAI RECUAR. NUNCA!!! VEM MUITA MUNIÇÃO PESADA POR AÍ. OS HOMENS ESTÃO DANDO CORDA AO IDIOTA E PREPARANDO A FORCA. O MILICIANOZINHO SAFADO, EXPULSO DA pm CARIOCA POR INSUBORDINAÇÃO VAI TER QUE EXPLICAR A ENTREGA DE R$220 MIL EM ESPÉCIE AO SEU ADVOGADO QUE ATÉ HOJE NÃO FOI LOCALIZADO PARA RECEBER INTIMAÇÃO DA JUSTIÇA FEDERAL QUE JÁ PEDIU A EMISSÃO DE CARTA PRECATÓRIA JUNTO AO STF. A CORTE NÃO TARDOU EM ATENDER AO PEDIDO. O SAFADO PAGAVA TODO MÊS R$10 MIL AO ADVOGADO MALANDRO E PEDIA RESSARCIMENTO À CÂMARA. É ASSIM QUE ACABOU A CORRUPÇÃO???
    https://www.cnnbrasil.com.br/politica/mpf-tenta-intimar-ha-um-mes-daniel-silveira-em-processo-de-improbidade/

  11. Alex

    Um alerta, vai ser no primeiro turno, as pesquisas tentam ajudar, mas…. dá não.
    Bob vc disse que depois do 7 de setembro de 2021 viria o golpe, amanha teremos um?
    Comenta ai.

    1. Roberto Villanova Post author

      E Xandão deixa? Toda vez que o miliciano tenta ele ouve aquela voz dizendo XANDÃO…

  12. OIAPOQUE AO CHUÍ

    Às pesquisas aos poucos estão se ajustando pra não apanhar feio. A diferença entre os dois principais candidatos estão aparecendo, onde o secundo colocado se aproxima firme do segundo.

    1. Irmã do Idelfonso

      Paraná pesquisas???
      Meninio????

      Vixe… essa é boa e honesta como uma nota de 3 reais.
      Sua fonte de pesquisa? “ pesquisa online” do Google.

      Carlinha do Iapoque…prepare-se, dizem que o Ildefonso não brincadeira, cuidado. O Júnior parece criança perto dele, e olha que o jr é bem avantajado.

      1. Idelfonso o pm bombadão

        Paraná pesquisas???
        Confio mais nas pesquisas da Feira do Rato, onde passa o vlt.
        Estou me preparando para amanhã.
        Vai ser uma festa. Poder encontrar o Lion e a Carlinha, ou quer dizer o Carlos e o Junior vai ser demais. O Renato vai passar logo cedo aqui em casa.

      2. OIAPOQUE AO CHUÍ

        Como é que você sabe que o seu irmão ( incestos) é bem mais avantajado que o BOCA DE PONCHE?

        1. Irmã do Idelfonso

          Menina tu não sabe que nós homens e mulheres de bem apoiadores do Bolsonaro, não tem nenhuma diferença. Nosso maior modelo é a deputado Flor de Liz e seu esposo o pastor, com toda a família e ainda ia para uma casa de suingue. Queremos liberdade, armas amor sem frescura, romance hétero e tudo mais. Claro que não podemos dizer em público né?

  13. OIAPOQUE AO CHUÍ

    Eita aí sabe manipular e no entanto já não engana tanto quanto antes. Amanhã o Brasil, mostra o povo que sabe o que quer. Ainda na pandemia mundial, guerra insana, crise hídrica e só PT, tivesse no poder o Brasil, estava vivenciando uma convulsão social.

Comments are closed.