Plataforma americana identifica 65 mil robôs no perfil de Bolsonaro
   27 de abril de 2022   │     19:53  │  38

Menos de 24 horas após o megaempresário Elon Musk fechar negócio e comprar o Twitter, a plataforma digital norte-americana Bot Sentinel, que investiga os perfis falsos nas redes sociais, registrou 65 mil robôs na conta do presidente Bolsonaro.

Os robôs, geralmente, podem ser identificados nas contas sem fotos, mas também é possível inserir fotos falsas para disfarçar a fraude, e impulsionam as disparadas de notícias falsas, as chamadas fake news, recurso largamente utilizado na campanha de Bolsonaro na eleição em 2018.

Nesta quarta-feira, 27, Bolsonaro se reuniu com representantes do WhatsApp tentando forçar o lançamento imediato da ferramenta do aplicativo, que permite o disparo em massa de informações para milhares de pessoas. Mas, os representantes do WhatsApp negaram e sustentaram que o lançamento dessa ferramenta só se dará após a eleição.

Não se sabe se a posição do WhatsApp está relacionada com a descoberta dos perfis falsos de Bolsonaro, no Twitter, mas a “coincidência” deixou essa interrogação sem resposta. O ministro das Comunicações, Fábio Faria, se limitou a confirmar a recusa do WhatsWapp em atender ao pedido do presidente, mas sem entrar em detalhes.

Criado pelo empresário americano Christopher Bouzy, para combater a difusão de fake news em todo o mundo, a plataforma Bot Sentinel descobriu e denunciou que Bolsonaro tem 65 mil perfis falsos no Twitter, e que 61 mil 299 desses perfis falsos foram impulsionados de uma só vez, apenas na segunda-feira, 25, e não por coincidência, no dia que a venda do Twitter foi fechada.

O novo dono do Twitter, Elon Musk, sul-africano naturalizado americano, prometeu combater as fake news, embora defenda que haja mais democracia para as manifestações dos seguidores. O Palácio do Planalto ainda não se manifestou sobre o assunto, mas é sabido que a recusa do WhatsApp em atender ao pedido de Bolsonaro deixou o governo brasileiro “muito chateado”.

E, novamente, o foco da reação se dirigiu aos ministros Edson Fachin, atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral, e Alexandre de Moraes, que assumirá a presidência do TSE em agosto e comandará a eleição. O TSE, depois de muita luta, conseguiu enquadrar o Telegram, a plataforma que era a “terra de ninguém” explorada por bolsonaristas, mas que foi obrigada a se enquadrar à legislação brasileira, sob pena de pagamento de multa e banimento.

Pelo menos, no que se refere às armas das mentiras, ou fake news, essas estão sendo desarmadas. E que o ministro Alexandre de Moraes cumpra a lei, e a própria promessa que fez, de puna quem disseminar notícias falsas, porque liberdade de expressão não deve se confundir com liberdade para cometer crimes contra a honra alheia, seja de quem for.

COMENTÁRIOS
38

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Lion

    Cadê a turma que disse que o Deputado Daniel Silveira ia pra Cadeia após a sessão do STF….kkkkkkk…..caladinhos…. Até o BOBinho inventou uma narrativa descolada da realidade para “chorar as pitangas” sozinho….kkkkkkkk…….. Pensei que o STF era madeira…kkkkkkk…. que ia bater de Frente com o Congresso, o Executivo e as Forças Armadas……kkkkkkkk….. amarelaram….. Fux foi pedir arrego ao Presidente….. Arthur Lira, Pacheco e Fux entenderam o Recado……kkkkkkkkkkk…..

      1. Alexandre Ribeiro

        Não se trata de defender o Daniel Silveira Bob, se trata da indignação pelas arbitrariedades cometidas pelo STF nesse processo. Acho que agora o presidente da República deu um recado para aqueles militantes do PT.

        1. Roberto Villanova Post author

          Recado bonito e desmoralizante, meu amigo, quem deu foi a ONU. Esses ‘militantes” do PT, que você diz, ajudaram o país a viver essa desgraça que estamos vivendo hoje. E vai piorar.

      2. OIAPOQUE AO CHUÍ

        Exatamente não é postura do Daniel Silveira, que é um bruto que o supremo têm o direito de pisar na constituição. Deve ser exemplo de legalidade e um erro não justifica o outro. Fica bem claro não gosto da postura do Silveira e esse tipo não tem o meu voto. Memória curta jamais os pronunciamentos do Lula, em relação ao supremo no auge dos escândalos da roubalheira petistas foram esquecidos?

    1. Contradições

      Contradições:
      Pastora matando o esposo pastor…
      Ministro pastor armado… (O que diria Jesus?)
      Pessoas que falam irmãozinho pra cá e irmãozinho pra cá, naquela casa de oração, mas não se envergonha de torcer por um espírito da laia de Daniel Silveira.
      Espíritas apostando no caos, debochando do jornalista, atiçando a intolerância, apoiando armas e a violência.
      Definitivamente não são os verdadeiros Cristãos/Espíritas.

  2. Ronaldo

    Esses comunistas estão todos malucos! Não sabem mais o que fazer, com a crescente nas pesquisas de BOLSONARO, estão recorrendo a tudo. Cancelar plataforma de internet, desmonetizar blogueiros,CPI DO CIRCO, jogaram óleo no mar, fogo na Amazônia, OAB, STF, MPF, e agora estão pedindo ajuda internacional. ONU E PLATAFORMA AMERICANA. Homem aceita que é melhor BOLSONARO 22. CHUPA PETEZADA.

    1. Walter

      Acrescenta aí a rachadinha da Michele e o kit do exército contendo Viagra, pênis de borracha e gel de lubrificação intima

  3. Laurindo geo

    O juizeco Sérgio Moro se f… A Organização das Nações Unidas acaba de reconhecer a perseguição sofrida pelo presidente Lula durante os ataques da trapaceira Lava Jato. Amigos, vamos à vitória!!!!

  4. João Caldas

    Se deixasse o Bozo agir na pandemia a gente ia ver mais de um milhão de brasileiros mortos. Como o Bozo não é coveiro e não tá nem aí pra o povo, os bolsominions iam jogar os corpos no São Francisco pra piranha comer. Bolsonaro só é chegado a gastar dinheiro do povo e guardar ouro nos paraisos fiscais. Essas pragas vão ser deletadas do Brasil ainda este ano, Deus é Justo.

  5. Heitor

    Depois que a noiva largou o Carluxo ele entrou em parafuso. Não tem mais álibi para o enlace com o primo. Para descontar, tome fake news. O gabinete do ódio está à mil🤣🤣

    1. Baibozinha, ex apoiador

      A fruta que o Carluxo gosta a Carpideira e a Carlinha comem até o caroço.
      Tô fora.

  6. Alexandre Ribeiro

    Não adianta xurumingar, o capitão já disse. A graça concedida ao deputado será cumprida. É ponto final.

  7. Baibozinha, ex apoiador

    Quem não deixou o presidente agir foi a dona Pró, a Pfizer não quis liberar, então ele ficou esperando a oportunidade, como a Pfizer é uma empresa séria e nunca imaginava que numa situação de pandemia alguém poderia está atrás da Dona Pró.

    Dona Pró gosta de está no gabinete presidencial, apareceu no caso Covaxin, nas vendas da madeira ilegal, nas barras de ouro para liberação de verbas. Dona Pró, sucesso absoluto no governo Bolsonaro, até no cartão corporativo, e também na CODEVASF, que tem elefantes brancos com obras inacabadas desse governo. Dona Pró, gosta do luxo, aparece em casas luxuosas em Brasília, e em compras de casas de 6 milhões. Dona Pró, é como a família Bolsonaro não gosta de banco, gosta de ouro, ou dinheiro vivo, suas transações em imóveis são em dinheiro vivo. Dona Pró, é afoita nesse governo. Se apresenta na cara de pau, nos gabinetes, no garimpo ilegal, até em depósitos sem lastro que justifique a transação na conta da primeira dama, e, diz que ela não existe. Essa dona pró, afasta os investidores e piora a pobreza, aumenta a inflação e deixa àqueles que a aprecia ricos ilegalmente. Dona Pró nesse governo é mesma astuta, vai da compra de remédios ineficazes à compra de leite condensado. Foi vista inaugurando uma pinguela no Amazonas, sendo que gastou 3 vezes mais que o valor da obra em sua ida lá para inauguração, com toda pompa e circunstância. Os ignorantes os maus intencionados, os corruptos quando a ver, ficam felizes, porque geralmente vem disfarçada de benefícios para a população, os corruptos enchem os bolsos… Ela também aparece em forma de promessa de promoção e cargos, por exemplo, não investigar um crime cometido por quem prometeu o cargo mais alto no meio jurídico, ou não PROCURAR nada, é uma forma de apreciar a dona Pró e não PROCURÁ-LÁ.

  8. Wellington

    Sr. Patriota vou soletrar pra vossa senhoria.
    Legislativo, legisla, faz as leis;
    Judiciário, julga e interpreta a legislaçao;
    Executivo, apenas executa o que estiver descricionado dentro da sua competência e só.
    São três poderes independentes e harmônicos.
    Isto é um Estado democrático de direito.
    Presidente que se sente no direito de querer interpretar as leis, estará usurpando as função do judiciário. Pontanto está atropelando aCF/88.
    SENDO ASSIM, ESTE ELEMENTO QUE HOJE OCUPA A PRESIDENCIA DA REPÚBLICA DEVERÁ RESPONDER PELOS SEUS ATOS. AGORA NÃO, PORQUE OS MINISTROS DO STF NÃO IRÃO CAIR NA PILHA DESEJADA POR ELE PARA JUSTIFICAR A TÃO SONHADA RUPTURA CONSTITUCIONAL PARA JUSTIFICAR O TÃO PROMETIDO GOLPE PARA AQUELES QUE GOSTAM DE VIVER COMO CAPACHOS DO PODER. FICA TRANQIILO SR. PATRIOTA QUE A JUSTIÇA VIRÁ À GALOPE A PARTIR DO DIA 03.10.22. TUDO VOLTARÁ A NORMALIDADE. NEGACIONISTAS, TRAPACEIROS, MILICIANOS, MENTIROSOS E FORAS DA LEI OCUPARÃO SEUS DEVIDOS LUGARES. A CADEIA OS ESPERAM.
    GRANDE ABRAÇO. E ATÉ BREVE. AH SIM, NAO SOU PT, NÃO SOU COMUNISTA, TAMBÉM NAO SPU DEBILOIDE, ALIENADO E PENSO, SOU LIVRE, TRABALHADOR E HONESTO E BRASILEIRO DE VERDADE, GOSTO DE FALAR O QUE PENSO E NAO PRECISO QUE PSICOPATAS GENOCIDAS ME REPRESENTEM. ISSO FICA PARA OS IDIOTADOS ACÉFALOS COMO TANTOS ESPALHADOS POR AÍ. FEÇIZMENTE MINORIA.
    Entendeu ou precisa que venha desenhar?
    FORA DESGOVERO MENTIROSO!!!

    1. Alexandre Ribeiro

      Wellington, não acredito que você teve um trabalhão danado para escrever tanta besteira. Me diz um ato do presidente que está fora da constituição? Quer dizer que o Lula podia dá indulto ao Cesare Battisti? Condenado na Itália a prisão perpétua por matar quatro pessoas? Você só esqueceu de dizer qual a função do STF.

    2. Carlos carlos

      I é chumbeta, pseudo ADEVOGADO! Pq o Fux foi procurar o Presidente Bolsonaro para conversar depois das merdas do cabeça de ovo e do boca de veludo?! Detalhe, logo após, das notas de repúdio das forças armadas inclusive do ministro da defesa que não é mosca morta.

      Bastou uma batida forte dos coturnos que os esquerdopatas comunistas se cagam de medo.

      BOLSONARO REELEITO 🇧🇷

  9. Analista justo

    O golpista, atenção Brasil…
    Quer trocar o plástico de 18 milhões do cartão Bolsa Família, sem problemas operacionais algum. Apenas para trocar a logomarca de Bolsa Família para auxílio Brasil. Custo dessa patifaria eleitoreira 700 milhões.

  10. Ronaldo

    A plataforma só não viu os votos que chegaram na madrugada pelo correio para o jonh Baid, na eleição americana. CHUPA DEVOTO DO LADRÃO!

    1. Kikikikikiki

      Véi gaga tu ainda tá nessa de fakenews da rede Bolsonarista de mentira ou gabinete do ódio????

    2. Jacinto Leite Aquino Rego

      Isso mesmo ronaldo.
      Vamos todos para o Vera Arruda.
      O Daniel Silveira vem junto com o mito.

      1. Carpideira é quem me chama

        Dia primeiro. Só vem!!!
        Jacinto, junte-se á nós, eu vou está de shortinho rosa, e blusa verde amarela com a o rosto do nosso querido presidente estampado…
        Adorei você, adorei seu nome… depois vamos tomar um café no unicompra, o Carlos, o Ildefonso, o Júnior e vc será bem vindo.

        1. Carpideira é quem me chama

          Vamos juntar todos os patriotas….kkkkkkkkkkkkkk contra essa gentalha da esquerda, contra as carpideras vermelhas…. kkkkkkkkkkkkkkk.
          Nosso mito levará essa de primeira…. kkkkkkkkk
          até 2026 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      2. OIAPOQUE AO CHUÍ

        A minha bike tá aposto para grande marcha com o homem que vêm lutando pra o Brasil se livrar do comunismo… É Bolsonaro!!!

        1. KIKIKIKIKIKIKIKIKI

          Você nao sabe nem o que é comunismo, zé mané.
          Confunde comunismo com ditadura…
          Carlinha vc entende mesmo é quando toma café no unicompra com o Jr lá vc verá a dita dura.

  11. Wellington

    Finalmente o que foi que o Caluxo foi fazer com dinheiro público na Russia? Chega de mutretagens, mentiras e falso moralismo. Esse desgoverno acha que foi eleito IMPERADOR DO BRASIL, que pode tudo, precisamos enquadrá-lo imediatamente. Não podemos tolerar um “perdão” presidencial para um elemento que tem uma vida pregressa marginal, expulso da polícia, falsificador de documentos, mentiroso, homofóbico, etc… que afronta a Constituição e o Código Penal diariamente. Vamos banir essa gentalha e coloca-los onde eles merecem. Cadeia já pra quem descumpre as leis, quem nega a ciência, quem sorrir dos mortos da pandemia, quem vive promovendo as Fakes desinformando e ludibriando o povo brasileiro. Merecemos coisa melhor. Fora incompetentes, fora vergonha brasileira.

    1. Patriota

      Eita que vc deve ser ou está muito desinformado cara,como o presidente pode tudo?ele nem pode agir na pandemia o teu supremo tirou-lhe os poderes de ficar a frente,vc deve ser um desiludido do pt,se prepara pra chorar mais 4 anos…🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

    2. Oliveira

      Todo ser humano possui 23 pares de cromossomos em cada célula. Entre eles, um par de cromossomos X e Y, cuja combinação determina essencialmente o sexo da pessoa: mulheres são XX e os homens, XY.

      Ta vendo a informação acima? Quem nega Isso é que nega a Ciência. [EVIDÊNCIA CIENTIFICA]

      Precisa Desenhar?

    3. valdir alves

      Wellington, não sei qual é o crime de levar o filho para uma viagem, mesmo que esta seja oficial, porque o LULA levava as amiguinhas dele sem constar na agenda oficial, LEMBRA?

Comments are closed.