Sete multinacionais deixam o Brasil e desemprego atinge 14 milhões
   11 de abril de 2022   │     12:02  │  15

Com a decisão da Nissan de fechar sua fábrica no Brasil, agora já são sete o número de multinacionais ligadas à indústria automobilística e eletroeletrônicos que encerraram suas atividades no país nesses últimos quatro anos.

A lista que se iniciou em 2019 com a Ford, que optou por aumentar seus investimentos na Argentina, foi encabeçada pela Renaut, seguindo-se da Nissan, Sony, Nikon, Roche  e a Mercedes Benz, agravando com isso o desemprego.

De acordo com levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o total de brasileiros desempregados chegou a 14 milhões no governo Bolsonaro. Esse quadro é ainda mais grave, quando somado com os 27 milhões de brasileiros, ou 10 por cento da população do país, vivendo na pobreza, e  mais os 10 milhões de brasileiros passando fome.

Cabe lembrar que o auxílio que o governo federal está dando à população carente vale só até o segundo turno da eleição; em dezembro acaba e a situação vai se agravar com a miséria e a fome, de acordo com previsões de analistas do mercado e que atuam independente do governo.

Veja o que disse o próprio presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, depois de criticar o governo pelos gastos exagerados com o projeto eleitoral de reeleição:

– “Brasília está mais preocupada com as eleições do que com a economia real e atual, que é preocupante. Está mais difícil (para as empresas) justificar, em suas reuniões rotineiras, os investimentos no Brasil junto às matrizes”.

Interessante é que nenhum presidente, até hoje, contou com “tanta boa vontade” para agir e fazer acontecer. Bolsonaro tem o apoio incondicional, pelo menos até agora, do procurador Augusto Aras, que ainda não viu motivos para denunciá-lo; tem o apoio do Congresso Nacional, dominado pelo centrão, e mesmo assim não consegue reverter esse quadro negativo.

A partir de dezembro, quando o “auxílio eleitor” deixar de ser pago – esse auxílio só vai vigorar até o segundo turno da eleição -, o quadro de desemprego e fome vai se agravar. O tal do “crescimento em VÊ” da economia, prometido pelo ministro Paulo Guedes, virou piada e o que está por vir assusta os especialistas do mercado, com o desemprego alto e a fome.

COMENTÁRIOS
15

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. ex-COXINHA

    VITOR TINHA UMA PEQUENA PADARIA AQUI NO BAIRRO.
    2010-AMPLIOU A PADARIA. RECLAMANDO DO PT.
    2013-MONTOU UM RESTAURANTE PARA O FILHO. RECLAMANDO DO PT.
    2016-FOI PARA RUA TIRAR O PT.
    2018-FECHOU O RESTAURANTE.
    2021-FECHOU A PADARIA.
    FIM!

    1. Lulapetismo o Maracutaia e seu vice ladrão de merenda Geraldo Alckmin.

      Zé Mané de esquerda ridícula.
      Vai lá no sebrae e se informa em um ano o número de empresa que fecham…. pesquisas os últimos 20 anos.

  2. Alex

    Esse autor é um arauto do caos, vejo um ar quase sadico quando dá noticias ruim, alguem ja viu alguma noticia nem que seja o despiora da grande midia?
    O jornalismo profissional acabou, o que temos são militantes que so tem uma saida para voltar, é torcer pelo pior, LAMENTAVEL.

  3. alexandre

    AS MULTINACIONAIS NÃO QUEREM SE INSTALAR EM AMBIENTE HOSTIL AOS NEGÓCIOS. ONDE O GOVERNANTE NÃO DÁ UM PREGO NUMA BROA. ACHA QUE GOVERNAR É FICAR SENDO BABADO EM CERCADINHO OU INTENTANDO MARACUTAIAS COMO ESSAS DO MEC OU DA VACINA DA PROPINA.

    1. Lulapetismo o Maracutaia e seu vice ladrão de merenda Geraldo Alckmin.

      Pois é uma pesquisa onde coloca o Lula no favoritismo só pode assustar.

  4. Vitor

    Bobinho , você fala das 7 que deixaram o país , agora seja honesto pelo menos com os leitores e diga que 36 estão instalando-se no país e que o seu governo deixou mais de 14 milhões de desempregado

    1. Roberto Villanova Post author

      Meu inoxidável Vitor. Não são 14 milhões de desempregados, mas 14 milhões e 700 mil desempregados, número este atingido no mês passado, ou seja, março de 2022. Quanto às 38 empresas que você citou, diga quais são, onde ficam e o CNPJ que eu prometo publicar. Ah, ia esquecendo-me: em março o país registrou a maior inflação da era do real, só superada pela inflação de março de 1994!

  5. Lulapetismo o Maracutaia e seu vice ladrão de merenda Geraldo Alckmin.

    ” Auxílio Eleitor”
    Com certeza se fosse no governo petistas e filtro não adestrado do nobre jornalista era totalmente diferente.

    1. Sherlock Homes

      Não há alguma coisa mais prejudicial para um país e bom para os corruptos que a ignorância, não por acaso órgão que esta sendo assaltado é o MEC, na cabeça do corrupto mata dois coelhos com uma cajadada só, rouba e torna a educação do pais pior do que já é nesses anos todos.
      Produzindo indivíduos como você que defende corrupto pelas preferencias pessoais, como se isso fosse uma partida de futebol, cada um tem seu time.
      Como pode um individuo relativizar a corrupção.

      1. Lulapetismo o Maracutaia e seu vice ladrão de merenda Geraldo Alckmin.

        SHERLOCK. No governo petistas teve ou não teve corrupção?
        Sim ou não!

  6. Alexandre Ribeiro

    Kkkkkk é engraçado ver essa turma traumatizada com tanta corrupção. Diz aí amigo, quem recebeu a propina, quem pagou, quanto foi o prejuízo para psncofres público? Pode pedir ajuda para os universitários que eu aceito.
    Há, e a assinatura da senadora que diz não ter assinado, o que voces acham que houve? Vocês viram a cara do Randolfe ? Rindo parecendo um abestado.

  7. EU BIMBITI / EU CARPIDEIRA

    LAMENTÁVEL, FICA DIFICIL ATÉ PARA MIM QUE FICO 24 HORAS BABANDO O BOLSONARO.

    TANTA CORRUPÇÃO, TANTA DESTRUIÇÃO, TANTA LADORAGEM NUM SÓ GOVERNO.

    1. Lulapetismo o Maracutaia e seu vice ladrão de merenda Geraldo Alckmin.

      Sai dessa sofreguidão TUTA TOLETE, quer porque, quer comparar a corrupção histórica da era PT , com suposição do que acho que o atual governo é igual.

Comments are closed.