Presidente do Flamengo recusou um dos cargos mais cobiçados do país
   4 de abril de 2022   │     11:16  │  8

Surpreendido com a recusa do presidente do Flamengo, Randolfo Landim, para presidir o conselho administrativo da Petrobras, o presidente Bolsonaro ainda não encontrou outro nome para substitui-lo.

Landim, que é amigo de Bolsonaro, teve o nome indicado pelo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, com o aval imediato do presidente da República. Ele iria presidir o conselho da Petrobras, composto por 13 outros diretores, recebendo um salário que pode chegar a 500 mil reais por mês, e mais participação nos lucros.

Mas, recusou o cargo.

Por que Landim recusou esse cargo, que é um dos mais cobiçados da administração pública brasileira?

Na carta encaminhada ao ministro Bento Albuquerque, ele disse que estava empenhado na administração do Flamengo, o time de futebol com o maior número de torcedores – são quase 40 milhões -, no mundo, e declinou do “honroso convite”.

Na carta de recusa o presidente do Flamengo escreveu:

-“Apesar do tamanho e da importância da Petrobras para o nosso país, e da enorme honra para mim em exercer este cargo, gostaria de informá-lo que resolvi abrir mão desta indicação, concentrando todo meu tempo e dedicação para o ainda maior fortalecimento do nosso Flamengo“.

A recusa surpreendeu Bolsonaro, que até agora não encontrou um substituto. Embora tenha se tornado conhecido graças ao futebol, Landim é um antigo servidor da Petrobras, onde trabalhou por 26 anos chegando a presidir a Gaspetro e a BR Distribuidora, e ao deixar a estatal passou a atuar na iniciativa privada, primeiro como sócio do empresário Eike Batista na petroleira OGX.

Após se desentender com Eike, ele fundou a própria empresa, a Ouro Preto Óleo e Gás, que acabou vendendo.

Apesar da justificativa para a recusa do convite do governo ter sido os afazeres como presidente do Flamengo, os comentários são de que Landim não acredita na mudança da política de preços da empresa, e entende que o desgaste em relação a essa política não compensaria seus esforços.

A política de preços da Petrobras atrelada à variação do preço internacional do barril de petróleo, foi adota no governo Temer e mantida por Bolsonaro, que não vai mudá-la. Isso quer dizer que a troca na direção da Petrobras é apenas uma jogada política no ano eleitoral, para tentar retirar a responsabilidade do governo nessa política de preços.

Sendo assim, seguirá o jogo, beneficiando prioritariamente os acionistas da Petrobras, que só no ano passado dividiram o lucro líquido de 101 bilhões de reais. Quanto aos brasileiros, no máximo o governo promete subsidiar os preços do gás de cozinha e do diesel, mas, ainda assim, não por muito tempo.

COMENTÁRIOS
8

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Lion

    O jornaleiro e a torcida contra o Bolsonaro. Porém os fatos diários só trazem tristezas para a Esquerdalha militante: Dolar caindo, Bolsa subindo, emprego crescendo, PL crescendo, União Brasil derretendo, Deputado de esquerda indo pro PL, Luladrão queimando sua campanha, ao pedir para suas trupes pressionarem Deputados e Senadores e suas famílias em seus lares. Parece que tudo milita a favor da reeleição de Bolsonaro no primeiro turno. Mas ainda restam alguns tontos vermelhos na torcida pela volta da Quadrilha. Os canalhas envelhecem? O caráter é negociável? Os mentirosos têm padrão? Vamos dar tempo…a eles…

  2. Alex

    Roberto, você deve está desesperado com o crescimento dos partidos de apoio ao Bolsonaro. Aquela jogada das pesquisas enganosa não funcionou e agora a máscara está caindo, as pesquisas agora tem que ter registro no TSE e para manipular fica mais difícil. No artigo anterior você falava da corrupção no MEC, de desvio de dinheiro na compra de Onibus escolar, você tem como me dizer qual foi a empresa que vendeu esses Ônibus e quem recebeu a propina? Vale ajuda dos universitários na resposta.

  3. MORTE

    OBRIGADA JAIR MESSIAS BOLSONARO. COM SUA AUTORIZAÇÃO DE HOJE PARA O REAJUSTE DOS MEDICAMENTOS VOU PASSAR O RODO GERAL HE HE HE HE HE HE

  4. Humberto

    Muita gente digna já deixou de assumir cargos nesse antro de corrupção que é o desgoverno Bozo

  5. SEM PAPAS NA LINGUA

    Um guerreiro contra tudo e contra todos e uma saúde que precisa de cuidados após atentados de esquerda não esclarecido. Jair Bolsonaro.

      1. SEM PAPAS NA LÍNGUA

        Se Alexandre, tinha o petrólão que foi fato confirmado… suposição não é prova de nada.

Comments are closed.