Lyra abre debate sobre semipresidencialismo, e Bolsonaro acha ideia “idiota”
   20 de março de 2022   │     19:47  │  11

O presidente da Câmara, Arthut Lira (PP-AL), reabriu o debate sobre a adoção do sistema semipresidencialista, e irritou o presidente Jair Bolsonaro, que não concorda com o modelo de governo, embora ele, caso aprovado, só passaria a vigorar a partir de 2026.

Desde o ano passado que a proposta vem sendo discutida, e o presidente da Câmara é o maior entusiasta; para Arthur Lyra, o semipresidencialismo protege o país dos traumas causados pelo impeachment.

Leiam o que disse o Arthur Lyra:

Se estamos discutindo reformas eleitorais, podemos prever mudar esse sistema em 2026 no Brasil. Em vez de um presidencialismo, um semipresidencialismo. Porque essas instabilidades causam rupturas grandes no país. Quanto tempo demoraria um impeachment para ser votado? A gente precisa de tranquilidade e previsibilidade.”

Contrário à ideia, Bolsonaro encontrou a oportunidade de se posicionar com a pergunta – quiçá combinada -, de um apoiador no cercadinho do Alvorada. Esse apoiador bolsonarista perguntou ao presidente o que ele achava da proposta do semipresidencialismo, e Bolsonaro reagiu assim:

É uma ideia idiota e não vai chegar a lugar nenhum -, reagiu o presidente.

No ano passado, quando a proposta foi apresentada pela primeira vez, a leitura era de que se tratava de um “cabresto” para a possibilidade do Lula se eleger presidente. Ainda que, caso aprovado, só passasse a vigorar na eleição de 2026, seria uma espécie de defesa contra o que pode vir da eleição este ano.

Mas, e por que Bolsonaro é contra o semiparlamentarismo, se ele não seria atingido? Caso se reeleja, ele cumprirá o mandato normalmente no sistema atual, e só o seu sucessor é que terá de administrar sob a nova forma de governo.

Cabe lembrar que a Constituição brasileira já é parlamentarista, faz tempo.

 

COMENTÁRIOS
11

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. BOLSONARO NUNCA MAIS

    APESAR DO BOLSA FAMÍLIA TER SIDO TROCADO DE NOME PARA AUXÍLIO BRASIL, BOA PARTE DOS ELEITORES PREFEREM VOTAR EM LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA (PT) QUE NO ATUAL PRESIDENTE JAIR BOLSONARO (PL). O AUXÍLIO BRASIL foi
    FOI TROCADO DE NOME, JUSTAMENTE AO BOLSA FAMÍLIA, UM DOS PROGRAMAS SÍMBOLO DA ERA PT À FRENTE DO GOVERNO FEDERAL.
    SEGUNDO DADOS DA PESQUISA DO INSTITUTO FSB, ENTRE OS BENEFICIÁRIOS DIRETOS DO AUXÍLIO BRASIL, 59% DISSERAM QUE IRÃO VOTAR EM LULA, ENQUANTO APENAS 17% OPTARAM POR BOLSONARO e 22% CITARAM OUTROS CANDIDATOS. Tá ruim para o BOZO.

    1. O DISCERNIMENTO

      O BOLSA FAMILIA FOI O QUE?… UMA COISA NOVA DO PRAGRAMA SOCIAL DO DINHEIRO DO CONTRIBUINTE E FOI UMA REPAGINADA DO LULAPETSMO.
      VAMOS SENHRO BOLSONAERO NUNCA MAIS” QUE SE FAZ DE MEMÓRIA CURTA.
      O PROGRAMA CRIADO POR FERNANDO HENRIQUE CARDOSO E NÃO POR LULA.
      A O APELIDO DADO PELO CHEFÃO LULA, NÃO FAZ DELE O MENTOR DO PROGRMA.

  2. Ex Eleitor do Coisa Ruim

    Segundos dados de pesquisas do BTG , Para derrotar BOLSONARO, os eleitores topam votar em QUALQUER UM – ou em QUALQUER COISA.
    Além de ser o mais REJEITADO, portanto, ele é também o mais INTENSAMENTE REJEITADO. Entre um REJEITADO e OUTRO, BOLSONARO PERDE SEMPRE. É o REJEITADO DOS REJEITADOS.
    As pesquisas mostram que ele tem apenas um piso de 20% de ALOPRADOS, mas o que importa é seu teto, que continua abaixo de 40% – ele é MINORITÁRIO e tudo indica que vai continuar desta forma.

  3. SEM PAPAS NA LÍNGUA

    Parabéns para o homem mais patrulhado da história do Brasil!
    Presidente dos presidentes Jair Messias Bolsonaro.

  4. Rômulo Ferreira

    Onde estão aqueles patéticos manifestantes que protestavam por causa de R$ 0,25? A situação está 10 vezes pior agora do que naquele tempo.

  5. Carlos carlos

    Idiotice pura mesmo!!!

    Ai, blogueiro, vai virar bagunça, então, as forças armadas entra em cena, pra da cassete em comunista, safado, como deram em outrora! se vc não levou um, lembra como funciona o negocio. Já que essa raça de vagabundo (esquerda) fumador de maconha, nunca gostou de trabalhar, pelo chefe dessa facção vc tira, cortou o próprio dedo pra nunca trabalhar na vida.

    #bolsomaroreeleito
    #lulanacadeiaoutravez

  6. Juarez

    Eu aqui esperando o bloqueiro informar que o Ministro cabeça de ovo revogou a decisão do bloqueio do Telegran, aí ele vem com essa bobagem. Eu quero saber se o cabeça de ovo cedeu a pressão. O mais lindo é ver o senador Renan Calheiros, que no passado esculachava o cabeça de ovo quando era ministro da justiça, agora fica bem quietinho assistindo os abusos do cabeça de ovo. Enquanto tem milhares de processos importantes caducando á anos do STF, esse cara trabalha exclusivamente para a esquerda, o tempo todo perseguindo o presidente. Vez ou outro eu assisto o vídeo da sabatina do cabeça de ovo no senado, é de dar dó a cara dele quando o Magno Malta faz a inquirição, parecia um cordeirinho assuatado.

  7. Lion

    As bobagens do jornaleiro em criar factóides imaginários…. Alguma palavra acerca da Censura ao TELEGRAM? Não. Então, o blogueiro tem lado e é o pior…. Infelizmente….

  8. SEM PAPAS NA LÍNGUA

    Após a constituição de 88, o legislativo é na realidade que dá as cartas. Bastante formar um grupo no PARLAMENTO e pronto… prefeito, governador e presidente fica preso….

  9. Manoel Assis

    Por que esse Lyra não vai cuidar de um dos quase cem processos de impeachment do Capitão Corona? Seria muito mais produtivo.

Comments are closed.