De Deodoro a Bolsonaro, a República se fez com fake news
   19 de março de 2022   │     3:24  │  13

O aplicativo Telegram ficou conhecido como “a terra de ninguém”, onde tudo pode, inclusive dizer a verdade e prestar efetivos serviços. Ocorre que ele tem servido também ao crime em geral, e num ano eleitoral como este, é o meio disputado à base do vale-tudo.

A mentira, ou fake news, sempre fez parte da história da República, que, aliás, foi proclamada em 1889 depois que espalharam a mentira de que Pedro II iria acabar com o exército, para fortalecer a marinha. Isso porquê foi a marinha que ganhou a guerra contra o Paraguai.

Tem ainda o famoso Plano Cohen, que pavimentou o golpe de 1937 e estabeleceu o “estado novo”. Esse plano, que soube-se depois foi forjado para impedir a realização da eleição marcada para aquele ano, foi a fake news que levou o país a uma ditadura.

O golpe de 1964 teve como causa outra fake news, que ligava o presidente João Goulart à uma revolução imaginária de cunho sindicalista. A mentira ganhou corpo e pavimentou o caminho para o golpe que levou ao período dos governos militares.

E a mais recente mentira envolveu a primeira mulher eleita presidente, honesta, patriota que se recusou a entregar o pré-Sal. A presidente Dilma Rousseff foi golpeada e o crime que disseram que cometeu só valeu para ela em toda a história da República, e agora não vale para enquadrar mais ninguém.

Vejam que a mentira, ou fake news, está enraizada na história da República e é impossível evitá-la. No máximo pode-se combatê-la, mas nem isso pode evitá-la, porque primeiro é necessário que se manifeste – e, ao se manifestar, já causou algum estrago.

O interessante na reação à decisão do ministro Alexandre de Moraes, é que os mais exaltados são exatamente aqueles que espalham ou se beneficiam das chamadas fake news. Para esses, a alegação de que vai prejudicar muita gente é o biombo, onde eles tentam se esconder.

O que se sabe sobre esse interesse pelo Telegram, é porque o aplicativo é “a terra de ninguém”, onde tudo pode, inclusive falar a verdade. Mas, o primordial mesmo é espalhar notícias falsas, senão, eles optariam por outras plataformas. Simples assim.

E por que eles não procuram outras plataformas?

Porque eles não terão a garantia que tem no Telegram, de poder espalhar mentiras contra os adversários ou concorrentes, à vontade, sem o risco de serem bloqueados.

Captaram a mensagem?

COMENTÁRIOS
13

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. KIKIKIKIKIKIKIKIKI

    O FAZ NADA QUER MELAR A ELEIÇÃO DE 2022. ASSEGURADO QUE EXISTE GENTE RUIM PARA TODO EMPREENDIMENTO, ELE MESMO SABE DE SUA INCOMPETENCIA E QUE NAO GANHA NEM PARA SÍNDICO, ENTÃO SE ACERCA COM MENTIRAS, se acerca DOS MILICIANOS, DOS DERROTADOS, DOS INFELIZES COM A VIDA, DOS QUE CULPAM TODO MUNDO PELA SUA MÁ SORTE MENOS dELE mesmo. Não esqueçamos também que existem os MAMADORES DE PLANTÃO, ESSES SÃO FERRENHOS CRITICOS DOS MAMADORES DOS GOVERNOS ANTERIORES, SEMPRE EXISTIU ISSO. PARA SER AMADO TEM QUE COMPRAR, HA QUEM SE VENDA, Os irmãos, filhos, sobrinhos das PEIDORRENTAS ESTÃO AÍ PARA NÃO ME DEIXAR MENTIR

  2. FORA BOZO

    BRASILEIRAS E BRASILEIROS, PRECISAMOS INVESTIGAR A FINALIDADE DA PRESENÇA DE CARLOS BOLSONARO NA GIGANTESCA COMITIVA PRESIDENCIAL NA RÚSSIA. AÍ TEM…TELEGRAM…E OUTRAS COSITAS MÁS…

    ESSA MAMATA TEM QUE ACABAR.
    TEM QUE ACABAR ESSA MAMATA.

  3. Alípio José Meireles Sá

    Precisamos extirpar o disseminador-mor das fake news da vida pública. O estrago foi pelo Bozo na democracia é muito grande. Bozo é pior que um câncer.

  4. KIKIKIki

    Captei e no entanto não venha querer convencer que a esquerda não usa dessa ferramenta para tirar proveito político e têm mais que houve um armistício no período em que o PT, governou o Brasil. FAKE NEWS É TAMBÉM MANIPULAR OS FATOS E QUE TODO ESQUERDA, SÃO PUROS E CRISTALINOS, SÓ BEBE ÁGUA E TOMA BANHO DO RIO JORDÃO!!!
    KIKIKIKIKIKI

  5. Joe Biden

    Essa turma negacionista é o ó do borogodó
    vejam os senhores, onde estão os maiores hackers do mundo? a maioria dos crimes de sequestros de dados pedindo dinheiro as empresas, ao verificar os servidores, de onde veio esses se encontram na Rússia.
    A maioria dos empresários multibilionários são testas de ferro, o de seus negócios é o Putin. Quem garante que esses irmãos também não são laranjas? Sim , o modus operandi é o mesmo do Putin, dizer que nunca respondeu ao STF, porque não recebeu um e-mail é piada não? mesmo com a mídia noticiando todos os dia , percebem?
    A ditadura da Russia, ajudando outros ditadores, não me surpreende que o Trump tinha ligações estreitas com o dono da Rússia e que o colega brasileiro, fique farejando essa turma, atrás dos mesmos benefícios, atrás de aprender. Aproveitou a viajem e visitou Viktor Orbán, o ditador da Hungria. Só não vê o que está acontecendo quem não quer.
    Lamento muito que umas senhoras decrépitas influenciada pelas mentiras das redes sociais e familiares espertos que estão usufruindo desse governo, tenham segurado nas praças públicas , cartazes(com erros de português inclusive) pedindo e enaltecendo o AI-5. Não sabem do perigo que correm. Mas a mentira é tão afoita que jogam justamente a ideia de querer estabelecer a ditadura ao STF, justamente o guardião da Constituição, e que está claramente combatendo a ditadura. Por isso que esse governo desmantela a educação, para manter a população burra, incapaz de raciocinar sem a influência das redes sociais. Cuidado Esse ano, será pior, caso o STF, não endureça contra essa turma, pois a AI, já consegue imitar a voz de qualquer um, os ignorantes acreditarão na mentira, os espertalhões que estão mamando no governo estarão espalhando essas fakes.

  6. Renato silva

    Hoje temos uma ditadura de toga,tudo para derrubar o Presidente que tem conceitos contra a corrupção,vemos um ministro ditador que foi colocado pelo Temer que foi advogado do PCC e hoje por medo só Presidente Bolsonaro tenta calar a boca do povo,vc imagina o ladrão corrupto ficou preso e o mesmo usava as redes sociais para difundir mentiras e nada se fez contra isso,o mesmo ladrão condenado foi solto pelo STF aí vc imagina contra quem o Presidente Bolsonaro tá lutando e contra o STF, consórcio de imprensa e a esquerda nojenta e corrupta,mais o povo e inteligente e vamos ganhar dessa corja no primeiro turno,o maior fazedor de fakenews e esse Blogueiro asqueroso que não tem o mínimo de caráter e todo dia ele escreve mentira nesse blog bagaço

  7. Dudu

    Faltam poucos dias para as eleições e vamos ficar livres desse malandro carioca. Quase 4 anos sem ter feito nada de Útil no Brasil.
    A preocupação é transmitir mentiras absurdas para o gado bitolado.
    Sou da cidade maravilhosa e conheço bem esse malandro, espero que justifica sustente.

Comments are closed.