Brasil vendeu fábrica de fertilizante, e agora está ameaçado
   6 de março de 2022   │     23:56  │  14

Em apenas quatro anos o Brasil se desfez de décadas como produtor de fertilizantes, e passou à condição de dependente da importação do produto.

Tudo começou no governo Temer e prosseguiu no governo Bolsonaro, que amarga agora as consequência porque a Rússia, no esforço de guerra com a Ucrânia, suspendeu a exportação do produto.

O Brasil compra da Rússia 40% do fertilizante que o agronegócio brasileiro dependente consome.

Interessante é que a Unidade de Fertilizante Nitrogenado instalada em Três Lagos, no Mato Grosso do Sul, o governo brasileiro vendeu para a empresa russa ACRON. Ou seja, os russos produzem no Brasil o fertilizante que o agronegócio brasileiro precisa.

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que chegou a comemorar a venda, agora admite que “foi um erro” e o país vai enfrentar problemas de abastecimento, embora minimize os efeitos porque parte da safra já foi plantada e está sendo colhida.

Para ela, os problemas virão – caso a guerra se prolongue -, na safra do ano que vem.

Cabe lembrar que o desmonte do estado brasileiro, para a implantação da política nefasta do “estado mínimo”, norteou o golpe contra a presidente Dilma Rousseff – que sempre se recusou a privatizar o setor vital para o agronegócio.

É mesmo interessante que, em tão pouco tempo, as consequências dessa política econômica nefasta tenham se mostrando ameaçadoras. Para os místicos, é castigo; e para os realistas, é a consequência inevitável da política do “estado mínimo” iniciada por Temer e sequenciada por Bolsonaro.

Vai vendo, Brasil

 

 

COMENTÁRIOS
14

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. É nos

    Roberto, explique melhor a história dessa fabrica, para que o seu gado tire as conclusões corretas. Essa empresas foi adquirida em 2013 quem era o presidente do Brasil a época? A empresa adquirida pela Petrobrás, e como a própria Petrobrás na época do PT, so acumulava prejuízo, chegando a 400 milhões de prejuízo em um ano. Em 2013 a culpa já era do presidente Bolsonaro? Você deveria ter vergonha de publicar essas asneiras, o pior é que um bando de desinformados acreditam nas mentiras que você escreve.
    Essa empresa foi adquirida pela Petrobrás no governo do PT, e possivelmente foi criada para servir de cabine de emprego para os comparsas do PT e facilitar a corrupção. Vale esclarecer que a Petrobras gastou mais de 3 bilhões para nessa fábrica, e não foi concluída as obras e estão paradas de de 2014 imagina os senhores as condições desse maquinário que estão parados à oito anos. E muita falta de caráter sua Roberto, é fake news que chama né?

  2. Murilo

    Sr. Blogueiro, corrija o título: o correto é “Bolsonaro vendeu fábrica de fertilizante, e emBolsou o dinheiro”.

  3. João Caldas

    onde o Bozo Mito toca só sai fome e desgraça… vamu orar pra esse encosto desaparecer da face da terra… a gente não merece uma desgraça dessa.

  4. Alípio José Meireles Sá

    Movimento extremista e agitador, estamos vendo ruir um dos principais pilares de apoio do fascista Bozo na eleição de 2018. O MBL foi fundado pelo deputado apoiador de nazista Kim Katacoquunho e pelo futuro ex-deputado Artur do Val. Adiós, MBL!!!

  5. TUTA TOLETE

    QUANTO PIOR MELHOR E MEUS PSEUDÔNIMOS TÊM MAIS UM NA PRAÇA.
    ARTHUR DO OVAL É SUGESTIVO PARA O MEU BOCA DE PONCHE.
    NÃO ESQUEÇA NO DIA 2 DE OUTUBRO VOTE DOIS PRATINHOS NA LAGOA É O 22.

  6. BOZOCOCA, primo do HELICOCA

    VAMOS TER MUITO CUIDADO COM ESSE AVIÃO QUE O BRASIL VAI DESPACHAR PARA APOIO HUMANITÁRIO. SE O BOZOCOCA NÃO VAI, PODE MANDAR MENSAGEIRO PARA ENTREGA DA ENCOMENDA.

  7. Bozo nunca mais

    Onde o satanás ( Bozo ) toca, destrói tudo. É impressionante como esse desgoverno tá afundando o Brasil, mais impressionante ainda é ver gente ( burra ), defendendo esse GENOCIDA! Que venha logo o mês de outubro, para o povo tirar esse maluco da presidência e colocar ele na cadeia!!!

    1. TUTA TOLETE

      Como assim os eleitores do” Bozo” são tratados como ” burros pelos Lulapetismo e no entanto são tratados com a mesma forma.

    2. É nos

      Pesquisa a história dessa fabrica, e veja a verdadeira história. Essa fábrica está parada desde de 2014 o que ele produz mesmo?

  8. Laurindo geo

    Falta de fertilizante resulta em alimentos mais caros. Ou seja, mais inflação. Coisa de jerico. Ou melhor, de miliciano que não se importa com a volta da fome.

  9. Renato silva

    Miserável Blogueiro vc fumou maconha estragada,a Rússia já falou que para o Brasil não faltará fertilizante e deixe de escrever mentiras,escreva verdades vc tá ficando doido com tanto ódio no coração contra o Presidente isso e carência,vá procurar um jegue desocupado para acabar sua carência

    1. Joe Biden

      Inteligente, as transações financeiras mundiais com a Rússia, são impossíveis, por todos os embargos financeiros do mundo, o sistema de pagamento suwfit por exemplo não funciona, como vão transacionar a compra de qualquer coisa?
      Outro exemplo, as empresas transportadoras de contêineres também não operam mais com a Rússia ela simplesmente não pode vender para o resto do mundo. Porque em vez de ficar vomitando ódio não procura entender as coisas?

  10. Zé Auxílio & Moradia

    Depois do maléfico carnaval feito pela lava jato do traidor da Pátria, Serjumoro, detratando empresas estratégicas do Brasil, os golpistas Temer e Bolsonaro encontraram solo fértil para entregar nossas riquezas a preço de banana.

Comments are closed.