Ministro manda Bolsonaro ir depor à PF e marca dia e hora
   27 de janeiro de 2022   │     20:14  │  25

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, responsável pelo inquérito aberto para apurar a invasão dos computadores do Tribunal Superior Eleitoral, determinou que o presidente Jair Bolsonaro tem de depor à Polícia Federal e fixou o dia – será nesta sexta-feira, 28 -, e a hora, que será às 14 horas.

Bolsonaro também terá de ir à sede da PF em Brasília, ou seja, o depoimento é presencial e o presidente não poderá escolher o local nem fixar a hora.

A decisão do ministro Alexandre de Moraes se deu 24 horas após a Advocacia Geral da União (AGU) pedir ao Supremo para Bolsonaro não ir depor. Moraes, que chegou a prorrogar o inquérito por duas vezes, não acatou a manifestação da AGU por considerar que Bolsonaro infringiu o Artigo 153 do Código Penal, ao tornar público, sem o amparo da lei, documentos sigilosos.

Bolsonaro, que defende o voto impresso – suscetível à fraude, além de ser ilegal por quebrar o sigilo do sufrágio -, tem se apegado a esse discurso para justificar a reação no caso de derrota nas urnas. Cabe lembrar que o sistema utilizado pelo TSE, para a eleição eletrônica, foi desenvolvido por engenheiro militares e tem a supervisão de militares.

Ao todo, o sistema de votação eletrônica, nos moldes do que é utilizado no Brasil, vem sendo adotado por 40 países.

Vamos aguardar esta sexta-feira para saber se Bolsonaro apresenta as provas das acusações que faz contra o sistema do TSE, ou se vai mais uma vez tergiversar.

 

COMENTÁRIOS
25

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. J. Cícero Alves Costa

    Como há uma ordem judicial, Bolsonaro tem de comparecer, salvo se apresentar atestado médico.

    Comparecendo, certamente Bolsonaro – à exemplo do seu recuo em relação às ameaças que fez no 7 de Setembro -, dirá mais uma vez ao STF que fez o que fez no “calor do momento”, que só falou o que falou porque estava com raiva, que respeita as decisões do TSE, que as urnas eletrônicas são maravilhosas, e mais um monte de blá-blá-blá.

    Sobre a o sistema eletrônico de votação, cabe lembrar que tal sistema, como se sabe, é utilizado no Brasil há mais de 25 anos, e até hoje não houve nenhuma comprovação de fraude. A apuração dos votos em cada urna é feita automaticamente com a mais absoluta segurança, e todo o processo de apuração dos resultados pode ser acompanhado pelos partidos políticos, pelo Ministério Público, pela Ordem dos Advogados do Brasil e entidades fiscalizadoras.

    Dizer que o atual sistema eletrônico de apuração de votos permite que os resultados sejam alterados e que, em razão disso, teriam ocorrido “fraudes eleitorais” em algumas eleições é pura invencionice.
    O sistema eletrônico de apuração é

    Já o sistema de apuração mediante votos impressos, contados “manualmente” pelos próprios mesários, este sim, é passível fraude ao longo da história, e representaria um enorme e despropositado retrocesso.

    Na verdade, todo esse barulho e bravata de Bolsonaro pela adoção do voto impresso, nada tem a ver com falhas nas urnas eletrônicas ou fraudes em eleições passadas.

    O nome disso é desespero !!

    Bolsonaro sabe que seus dias de presidente estão contados e que seu desastroso governo está chegando ao fim. E esse é o seu desespero: ser derrotado nas urnas, perder a imunidade e eventualmente ser julgado, condenado e preso por eventuais crimes cometidos durante o mandato e que venham a ser apurados e comprovados no futuro.

    A cada dia que passa, é cada vez maior a rejeição do eleitorado ao mandatário da nação. É o que mostram todas as recentes pesquisas de intenção de votos para 2022.

    Prevendo já uma eventual derrota em 2022, o inquilino do Planalto tenta achar um meio de tumultuar o pleito eleitoral que se avizinha na tentativa de se perpetuar no poder por meios outros que são sejam as urnas.

    Bolsonaro tentará de tudo – TUDO – para permanecer no poder.

    Mas não passará !

    Em 2022, será escorraçado do poder pelo povo, nas urnas. Será derrotado, seja qual for o seu adversário.

    Ninguém suporta mais esse demônio no poder !!

  2. Joe Biden

    Esse Bozo tem uma tara terrível em bajular poderosos malvados, tara terrível, bastou o Trump perder a eleição e ele logo arrumou outro o Putin

    MAS O PUTIN???
    SIM ISSO MESMO!!
    MAS O PUTIN, AMIGÃO DOS DITADORES DE ESQUERDA?
    SIM, MEU FILHO, A IDEOLOGIA DO BOZO É SUA FAMILIA E AMIGOS ESTAREM BEM E PONTO FINAL.

    Não sei se os idiotas úteis entendem como funciona a política do Bozo. Veja: ele é contra a esquerda, demoniza, até aí tudo bem, é direito dele. Mas como apoiar o Putin que defende as ditaduras de esquerda? Amigo do Hugo Chaves, ajudou inclusive com apoio militar o Nicolas Maduro Venezuela, Dagora já no governo do dele, defensor do regime Cubano , e outras ditaduras de esquerda, agora quer se encontrar com ele em pleno conflito com outros países. Que absurdo, o Brasil termina entrando numa guerra de graça.
    Não é Bolsominions?

    E aí no final os Bolsominions não vão poder dizer “ vai pra Venezuela “ “Vai para Cuba”.
    Porque afinal o Putin é o mais novo amigão dele kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Bastou um elogio do Putin que é esperto e inteligente COMO SENDO UM PÁRIA MUNDIALe sai atrás dele isso já foi o suficiente, uma coisa infantiloide, pronto esqueceu a questão ideológica.

    Tem algum argumento para isso, do gado?
    Eu acho que se tem um…
    ” E O LULA?”

  3. O BRASIL NÃO MERECE

    VOU VOTAR NO CIRO GOMES
    VAI MELHORAR MUITO, ESSE CIDADÃO QUE AÍ ESTÁ É UMA PIADA DE MAU GOSTO, FOMOES DORMIR NO DIA 31 DE DEZEMBRO DE 2018 E ESTAMOS ATÉ HOJE VIVENDO ESSE PESADELO.
    VAI ACABAR, VAI ACABAR…
    Assim como foi nas américas aqui também será…

  4. O BRASIL NÃO MERECE

    O BRASIL CHEGOU A ESSE PONTO EM TODOS OS ASPECTOS, POR CONTA DESSE PRESIDENTE, MAS O QUE DIZER DE UM MILITAR ONDE ERA CHAMADO PELOS PARES DE BUNDA SUJA?

    O CARA GOSTA DE ESTÁ OUVINDO PIADA NO CELULAR NO CERCADINHO, ENQUANTO O PAÍS ESTÁ ISSO AÍ…

  5. Josiklay Farias

    Com certeza ele vai porque não deve. Já o lulaladrao se falar em PF não dorme. Será que deve? Kkkkkkk
    #bolsonaro2022
    Chora ptralhada!

  6. Lulapetismo o Maracutaia e seu vice ladrão de merenda Geraldo Alckmin.

    BOLSONARO AUTORIZA AUMENTO DE 33% PARA O PISO NACIONAL DE PROFESSORES. VAI DE ENCONTRO OS GOVERNADRES, PREFEITOS E DA RECOMENDAÇÃO DO MINISTRO DA ECONOMIA, QUE TINHA SUGERIDO UM AUMENTO BEM MENOR DE 7,5%. GOVERNADRES E PREFEITOS, NÃO GOSTARAM E IRÁ PRESSIONAR AS CONTAS DE ESTADOS E MUNICÍPIOS. A ESQUERDA DEVE ESTÁ SE ARTICULANDO PARA DENUNCIAR MAIS UM ” ESCÂNDALO” DO GOVERNO DO ” BOZO” E PROTESTAR POR SER ANO ELEITORAL.
    .

  7. WELLINGTON

    NÃO TEMOS BOLA DE CRISTAL, MAS NÃO SERÁ SURPRESA SE O PRESIDENTE NÃO CUMPRIR A DETERMINAÇÃO DO MINISTRO. ESSE “ELEMENTO” QUE OCUPA A PRESIDÊNCIA DO BRASIL NÃO TEM SAÍDA, REELEIÇÃO FOI PARA O BREJO E VAI APOSTAR NA DESORDEM SOCIAL PARA JUSTIFICAR O SEU TÃO SONHADO “GOLPE”. PODE SER A GOTA D’AGUA QUE PRECISA PARA COMEÇAR A TUMULTUAR AS ELEIÇÕES QUE IRÁ BANIR DE VEZ “ELE” E TODA A CAMBADA QUE OCUPA O PALÁCIO DO PLANALTO. É PRECISO ESTARMOS VIGILANTES PARA OS MOVIMENTOS QUE ESTE “PARAQUEDISTA” E OS FILHOTES MILICIANOS IRÃO PROMOVER COM SUAS FAKES NEWS DE QUINTA CATEGORIA TURBINADAS ATÉ O MÊS DE OUTUBRO. FARÃO DE TUDO PARA ENGANAR A POPULAÇÃO COM O FALSO DISCURSO DA MORALIDADE QUE NUNCA TIVERAM.
    SERÁ PRECISO QUE AS INSTITUIÇÕES SE MANTENHAM FIRMES, FORTES E UNIDAS CONTRA ESSES AVENTUREIROS QUE SE BORRAM DE MEDO DAS MUDANÇAS QUE VIRÃO APÓS AS ELEIÇÕES.
    NÃO VAI FALTAR CADEIA PRA QUEM PROMOVEU MORTES QUE PODERIAM SER EVITADAS, PRA QUEM NEGOCIOU VACINAS SUPER FATURADAS NOS PORÕES DO PALÁCIO DO PLANALTO, PRA QUEM NEGOU A CIÊNCIA EM NOME DE CARGOS PÚBLICOS, PRA QUEM PROMOVEU A FOME, A MISÉRIA, O DESEMPREGO, ETC. TUDO EM “NOME” DA PÁTRIA, FAMÍLIA E DEUS.
    VAI PAGAR CARO POR TER USADO O “SANTO NOME EM VÃO”. AGUARDAREMOS O CHORO E O RANGER DOS DENTES…
    NÓS OS VERDADEIROS BRASILEIROS MORTAIS, TRABALHADORES E PAGADORES DE IMPOSTOS MERECEMOS COISA BEM MELHOR… QUE VENHA OUTUBRO DE 2022.

  8. Sherlock Homes

    O magistrado, por se tratar de um presidente, conforme manda a lei, deu todas as oportunidades para ele marcar dia e horário e ainda poderia responder por escrito, mas, como um criminoso que não obedece as leis, não o fez, não restando outra alternativa para o magistrado. Isso é inédito na historia da redemocratização do país, um presidente ter que depor sob vara. Continuem achando que esse presidente é um santo e demonizando o STF, que o Brasil se arromba de vez. Quem não deve não teme , ele como presidente deveria dá o exemplo de como cumprir as leis e a CF. Falta de tempo não foi, pois ontem mesmo, ele estava lá no cercadinho , com o celular ligado, e, para quem quisesse ouvir, rindo de uma piada sem graça de um tal de Paulinho Gogó. Quer anarquizar o país, e, os imbecis não percebem isso.
    Um presidente é uma farsa, como bem disse a mocinha que o desfiou dentro do cercadinho.

  9. Lulapetismo o Maracutaia e seu vice ladrão de merenda Geraldo Alckmin.

    Bolsa Brasil, é 146 % maior do que Bolsa família.
    BOLSONARO é na prática o melhor pai dos pobres e tem mais nunca na história do Brasil, se pagou um valor tão alto e décimo terceiro mesmo vivenciando a maior pandemia mundial do século. Esse merece o meu voto..

  10. Carlos Teixeira

    O Messias dos imbecis condenava a votação a papel nos anos 90 e dizia que aquele sistema o prejudicava. Agora em pleno século da informática ele vem com essa. Isso tudo é medo de ser papado pelo Lula logo no primeiro turno?

  11. Lion

    Esse Bozo é mal viu….kkkkkk…. Não é que aumentou o Piso dos professores!!!! E aqui nas alagoas, o Auxílio Brasil chega com um incremento na Renda do pessoal de pelo menos 110%!!!! Vai vendo Brasil, são fatos. E não vai aparecer nos jornais, eles estão mais preocupados com narrativas. As Ações de Governo do Bolsonaro está quebrando os currais eleitorais de Norte e Sul do País. Cada dia mais difícil pra Oposição e Imprensa medíocres….. Em Outubro vai ser no primeiro turno. Vamos ter mais 4 anos de muito choro e alto consumo de rivotril…..

  12. FORA BOZO

    DÁ-LHE, ALEXANDRE DE MORAES. O HERÓI DO BRASIL! AINDA BEM QUE AINDA EXISTEM PESSOAS DE BOM CARÁTER NA NAÇÃO.

Comments are closed.