Nova CPI e novo inquérito da facada agitarão o Congresso, na volta do recesso
   19 de janeiro de 2022   │     15:53  │  4

A proposta do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), para criação de uma nova CPI da Covid, e a mobilização do presidente Jair Bolsonaro para refazer o inquérito sobre a “facada”, vão agitar a pauta na volta do recesso do Congresso Nacional para o mês.

Preocupado com a possibilidade de o Senado criar uma nova CPI, o governo encarregou o ministro do Gabinete Civil e senador licenciado, Ciro Nogueira (PP-PI), para tentar convencer os colegas a não assinarem o requerimento.

São necessárias as assinaturas de 27 senadores e Randolfe diz já possuir o apoio de 17, faltando então 10 senadores. Dessa vez, CPI vai investigar o atraso no início da vacinação de crianças de 5 a 11 anos; o apagão de dados no Ministério da Saúde após um ataque hacker; os ataques do presidente da República a técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária que defenderam a imunização de crianças; e a insuficiência na política de testagem.

São fatos determinados e que levaram à morte de mais de 300 crianças naquela faixa etária, sem falar que o boicote à vacinação infantil está causando a falta de vacinas em muitos estados.

Encurralado, Bolsonaro tenta reagir requentando o caso da “facada” em Juiz de Fora-MG, em 2018. O delegado da Polícia Federal, Rodrigo Moraes Fernandes, que presidiu o inquérito e concluiu que Adélio Bispo é inimputável e agiu por conta própria, foi mandado no começo do mês para uma missão nos Estado Unidos, onde ficará por dois ano, só retornando ao Brasil em 2024.

Com isso, será indicado um novo delegado e uma nova equipe de investigadores, que, segundo se sabe, já se reuniu secretamente com Bolsonaro para discutir a linha da nova investigação. Pessoas próximas ao presidente têm comentado que essa nova investigação pode ser “um tiro no pé”, caso conclua pela inclusão de algum nome do PT como envolvido na trama.

É que Bolsonaro teve todo o tempo do mundo para reabrir o caso e só agora, no ano da eleição, decidiu fazê-lo. Qual a explicação? Por que não o fez antes? Além disso, como desqualificar o inquérito, resultado de duas investigações, do delegado Rodrigo Fernandes, sem uma explicação plausível? O delegado falhou? Prevaricou? tudo isso precisará ser respondido antes da conclusão do novo inquérito sobre a tal “facada”.

O “tiro no pé” ou o ‘tiro que saiu pela culatra” já parece ter sido disparado porque a nova investigação se confunde com o palanque que falta ao presidente, para tentar alavancar a campanha e reverter os números negativos das pesquisas. Resumindo, a nova investigação pode se confundir com a Literatura de Cordel usada pelo genial Ariano Suassuna no clássico “Alto da Compadecida”.

COMENTÁRIOS
4

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Lulapetismo o Maracutaia

    Holofotes e o público canalhas de esquerdas e oportunistas relacionadas a crise sanitária mundial. O vírus continua firme e forte fazendo vítimas no mundo. Já no Brasil, os canalhas fingindo sentimentos das famílias das perdas dos seus entes queridos….canalhassssssss.

  2. Observador

    Já disse e vou repetir : Não sou bolsonarista e muito menos lulista e o fato é que vai ser outra CPI que não vai dar em nada! A população têm que se preocupar é em tentar evitar ao máximo pegar o vírus da Covid ou da Influenza! Eu já não assistia nenhum canal que tivesse passando CPI e continuarei assim! Se eu ligar a televisão e tiver passando CPI, desligo a TV na hora! O fato é que estão querendo transformar CPI em palanque eleitoral!

  3. Ex Eleitor do Coisa Ruim

    Planalto vê IBRAHIM WEINTRAUB ex ministro da educação do governo BOLSONARO como ‘MALUCO com ‘EGO FERIDO e que quer voto.. VEJAM VOCÊS COMO SÃO AS COISAS E AS AMIZADES DO GOVERNO DO DESASTRE. A MESES ATRÁS WEINTRAUB, ELETOR E DEFESOR BOLSONARISTA FERRENHO, DEFENDEU O BOZO NA CPI DA COVID-19, HOJE WEINTRAUB FOI DESCARTADO E DESPREZADO COMO MUITOS E AINDA É TRATADO COMO LOUCO. O QUE O CENTRÃO E O PODER FEZ COM O BOZO ? E O PIOR, ESTÁ POR VIR, POIS VÁRIOS INTEGRANTES DO CENTRÃO, JÁ ESTÃO DO OUTRO LADO E NÃO ABANDONARAM O BARCO PARA CONSERVAREM CARGOS E O RESTANTE DOS 34 BILHÕES.

Comments are closed.