Em bloco, 21 cientistas recusam condecoração de Bolsonaro
   7 de novembro de 2021   │     17:41  │  30

Numa decisão inédita e que obteve repercussão internacional, 21 cientistas recusaram a condecoração da Ordem do Mérito Científico, concedida pelo governo, em protesto ao presidente Jair Bolsonaro – que também concedeu a condecoração a ele mesmo, embora não seja o único a fazê-lo.

A decisão dos 21 cientistas foi em protesto à retirada dos médicos Marcos Vinícius Guimarães Lacerda e Adele Benzakem, da lista de condecorados, por defenderem políticas de saúde pública contrárias ao negacionismo do governo Bolsonaro. Cientista da Fiocruz (Fundação Osvaldo Cruz), o médico Marcos Vinicius liderou o primeiro estudo no mundo a demonstrar que a cloroquina não serve para o tratamento da Covid-19.

E a médica e cientista Adele Benzakem, especialista no tratamento do HIV/AIDS, publicou uma cartilha destinada a orientar os homens trans e, por isso, foi demitida do cargo que ocupava no Ministério da Saúde.

O Palácio do Planalto não se manifestou sobre a recusa coletiva dos cientistas ao prêmio, mas a repercussão negativa incomodou. O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, que coordena a premiação, ainda tentou demover os 21 cientistas da decisão, alegando que “pegaria mal para o governo”, mas em vão.

De fato, para um governo que tem as digitais como responsável por pelo menos metade das mais de 608 mil mortes pela Covid-19; para um governo que sabotou a compra de vacinas, sabotou as medidas de prevenção e estimulou aglomerações; enfim, para um governo que desdenhou das mortes e fez chacotas com quem pegou Covid, não faz mesmo sentido receber qualquer condecoração em nome da Ciência.

De parabéns, então, os 21 cientistas pela atitude honrosa. Viva a ciência e que os negacionistas sejam colocados no seu devido lugar, que é o esgoto putrefato da fossa da história.

 

COMENTÁRIOS
30

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Maurício Tenório

    Daqui a pouco o presidente “ernesto” aumenta de novo o preço da gasolina e do gás de cozinha pra felicidade geral da nação. SQN kkkkkkkk Só dos seguidores da seita bolsonarista, que não se cansam de levar no toba.

    1. Edu

      Bota álcool em gel no tanque e faz um sopão de máscaras no quintal numa fogueira devido o gás tá caro né?! Mas olhe, não ligue não, fique em casa, isso ai agente vê depois! Não é isso mesmo?!!?

  2. BOLSONARO NUNCA MAIS

    Porra de PT, esses imbecis e idiotas são cegos ou doidos que não enxergam o óbvio que o governo BOLSONARO é uma verdadeira Bosta…. A única coisa que esta desgraça trouxe foi mortes, desemprego e liberar muito dinheiro e cargos ao CENTRÃO. Votei neste canalha e me arrependo até hoje e a cada momento tenho mais ódio deste desgraçado.

    1. Edu

      Kkkkkk ele trouxe mortes?! não foi o vírus chinês não?! Pq até hj não vi no tal boletim epidemiológico, que pessoas foram mortas pelo Presidente!!! Kkkkk.

      Agora pergunto: porque vc esquerdopata não culpa pelas mortes aquele que criou, com intuito e/ou dolo o vírus lá na China para matar as pessoas em todo o mundo?!

      Tá ruim no teu país, vá embora pra Venezuela, koreia do norte, ou pra própria china?! Aceita que doi menos, 2022 tá no papo, é Bolsonaro outra vez, chora não bebezão.

  3. Thomas Alva Edison

    Alguém pode me explicar.
    O PT, VOTOU CONTRA O AUXÍLIO DE 400 REAIS, PARA OS MAIS POBRES.
    MAS, VOTOU FELIZ NO FUNDÃO ELEITORAL DE 2 BILHÕES…
    COM A PALAVRA OS RESERVAS MORAL DO LULAPETISMO.
    COM A PALAVRA:
    OS PSEUDÔNIMOS, TOLLETE PRENSADO, BILLY , RONALDO GUEDES, BOLSONARO NUNCA MAIS, OPRESSOR, O BOLSONARISTA, OTREBLIG, JOÃO CALDAS, EX ELEITOR DO COISA RUIM E O CHEFE BOB.

  4. Sarcástico

    Cara, o Bozo não tem jeito, vale tudo para se reeleger.
    Como sempre em campanha política, agora mostra um vídeo, onde se hospeda fazendo a campanha numa instalação do exército, PARA DIZER QUE É SIMPLES, remexendo no lixeiro de papel higiênico, (rsrsrsrs, vale tudo) mostrando o desodorante Avanço, tá de brincadeira?
    Deveria fazer um tour na mansão do Flávio Rachadão,

  5. Renato silva

    O desespero da esquerda e tão grande que o senador Humberto costa o famoso vampirão colocou uma foto de um carro colocando com uma frase sobre preço da combustível só que ele não notou que isso era em Portugal kkkk,vai vendo Brasil que fazia parte da CPI do circo olha a qualidade de Senador,e bom lembrar que ele foi ministro da saúde,vampirão ficou desmoralizado,mais esquerda não tem moral de nada mesmo, enquanto isso o consórcio nordeste pagando passagem aérea para seus funcionários e salários de 150 mil,vai vendo Brasil e o Blogueiro falando em cientistas kkkk,mudando disco Bob vc tá fazendo vergonha ao jornalismo,comprou no Paraguai kkkk

  6. Edu

    Já que falam tanta mentiras dentro desta mentira aqui, pergunto: vão postar o papelão do Senador Humberto costa do PT “eka!” aquele conhecido como “drácula” da lista da Odebrecht, que paga uma mesadinha de vez em quando ao VAGABUNDO da CPI do circo e ao ex presidiario de 9 dedos, depois que levou um chute no rabo da PGR e do STF c o “relatorio” do VAGABUNDO da CPI, sem valor jurídico algum claro, postou uma foto vendendo o carro dele p comprar gasolina! como se ele estivesse no Brasil! KKkk mas vcs sabem onde ele estava realmente!?!? Estava em Portugal fazendo esta fake news, sim, isso mesmo, pasmem um comunista em Portugal porque não foi passear na Argentina, em Cuba, china, koreia do norte, Venezuela!?! a tá! Liberdade p mim comunismo/ditadura p vc! É mais uma hipocrisia dos esquerdopatas, querem tanto o comunismo no Brasil, mas viaja para passear na Europa, lá, (Portugal) a gasolina já passou dos 3 euros, mas será que tá ruim.mesmo no Brasil?! e olhe que ele tem carro lá para passear e no Brasil ele não pode ter?! foi o que ele quiz dizer?! e olhe que este canalha comunista é um pseudo senador brasileiro não ganha pouco nao. Teve um senhorzinho comunista, que disse por aqui, que se fosse mentiroso, ele seria igual ao NOSSO Presidente Bolsonaro! Kkkkk, mas não será igual nunca, Deus nos defenda, mesmo Bolsonaro mentiroso (que não é o caso claro), tal comparação é o mesmo que comparar tecido com pano rasgado, imaginemos, um jornaleco esquerdista comunista e Bolsonaro fazendo uma prova do Enem por ex. Quem seria aprovado?!?! Se o comuna tiver a inteligência da anta cabeçuda (Dilma pedaleira), 0,00001 neurônio, já é uma grande coisa, mas só dá mesmo pra “estocar vento”, como a anta falou na ONU, kkkkk, estocar vento!!! que vergonha meu deus, foi esse PT nojento por quase vinte anos no poder. Mas agora acabou, em 2022 é Bolsonaro outra vez! p o desespero esquerdopata, a DIREITA está cada dia mais forte, o choro é livre e de graca, não presica ganhar pão c mortadela p chorar.

  7. João Caldas

    Quem souber, me responda… porquê a Dilma foi destituída do cargo se o Bozo já fez de tudo pra ser destituído e até hoje não conseguiu. Porquê o Lula passou dois anos preso e ninguém conseguiu provar nada contra ele e Queiroz ladrão assumido não ficou nem um mês na cadeia. Essa Justiça e Congresso, tem uma cambada de covardes que só sabem ter coragem quando o assunto é colocar dinheiro no bolso. Se aproveitando disso qualquer falsario como Marinhos, Moro, Bozo, Temer, Cunha e Aécio afundam o pais e o povo que é uma verdadeira boiada marcham satisfeitos rumo ao matadouro. O Carnaval do Mito vem aí pra todo mundo esquecer que estão atolados na merda.

    1. Alex

      João Caldas, sobre a Dilma eu não sei, mas sobre a prisão do Lula foi por cometer diversos crimes de corrupção, formação de quadrilha e etc. O Lula foi condenado por três instância, mas graça ao STF que tem meia dúzia de ministros comprometidos com políticos corruptos, fizeram algumas manobras para livra-lo da cadeia. Primeiro ancelaram a prisão em segunda instância, que já era aplicada no Brasil, depois julgaram a vara da justiça Federal de Curitiba incompetente para julgar o meliante. Então não confunda, Lula teve os processos cancelados porque o STF entendeu que Curitiba não tinham copetenci

    2. Thomas Alva Edison

      ” Se alguém souber, me responda… porquê o PT, votou no fundão partidário e ficou 400 milhões pra torrar na campanha PRESIDENCIAL e deixar o povo atolado até a merda.
      João Caldas… Não esconda a calda e responde sem arrodeando.

  8. Otreblig

    Aceitar uma condecoração desse negacionista seria uma maneira de concordar com tudo de ruim que esse incompetente fez durante a pandemia. Parabéns aos cientistas.

    1. Ronaldo Guedes

      Carpideirinha do Véia Arruda.
      Fala sério…
      Tu não tem nada de bom escrever sobre esse governo de desonra, então deixa o povo chorar, porque a gasolina nessa toada vai chegar a 10 até o final do ano.

      Essa turma de peso que recusou a condecoração tem muito significado, e você vem falar de sofrência!?

    2. Billy the Kid

      Um, talvez um pouco mais, não mais que 4 “comentaristas” desse blog denunciam em cada comentário postado o nível intelectual e o nível de percepção do mundo em que vivem, vocês viraram motivo de piada.
      Procurem um tratamento, nada que um bom psicólogo não resolva. As redes sociais, fizeram isso, quando começaram a utiliza-las para a disseminar o ódio e a mentira. Vocês são as vítimas preferidas desse desgoverno.

  9. Jair BOLSOCHEIO

    TEM COMUNISTA AÍ NESSE BLOG COMUNISTA CRITICANDO A ADOÇÃO DA NOTA DE 200 REAIS. POR ACASO VOCÊS NÃO SABEM QUE FICA MELHOR DE ACONDICIONAR ESSAS NOTAS NO TOCANTE O SAPATO TAMANHO 43? EU APROVO SIM, PÔ!

  10. Opressor, o bolsonarista

    Quem lá precisa de ciência? A terra é plana e pronto. Esses 21 são tudo comunista. Tem que fechar eles. Supremo é o povo. Dia 07 de setembro está chegando…

  11. Ex Eleitor do Coisa Ruim

    E quem aguenta mais um ano de um demônio chamado BOLSONARO ??? O satanás perde feio para essa desgraça. O povo não pode comer e usar o básico que é o gás de cozinha. BOLSONARO você é uma tragédia e que se o Brasil fosse um país e existe um congresso de vergonha está lástima já tinha caído a muito tempo. O Eduardo Cunha alagoano está aí ??? O outro já foi contemplado.

  12. BOLSONARO NUNCA MAIS

    Enquanto o presidente da República e demais políticos podem ter várias aposentadorias com vencimentos de marajás, com a magnífica REFORMA da PREVIDÊNCIA criada pelo governo BOLSONARO, desempregado podera pagar contribuição ao INSS para ter aposentadoria.
    Opção está prevista nas regras previdenciárias e contribuinte poderá pagar entre 5% e 20% do salário mínimo ou R$ 55 para manter a contagem para aposentadoria.
    O Desempregado vai pagar a previdência com qual dinheiro ??? só se for com o Cu do BOLSONARO, matando, roubando se prostituindo ou se alisando a traficantes com vendas de drogas. PAULO GUEDES, sua offshore com a alta do Dólar a cada dia, fica mais Rico. Hoje parlamentares estão atolados em RS 34 BILHÕES de reais, distribuindo com governadores e prefeitos. Esse é o nosso Brasil de mais de 600 mil mortes provocadas por COVID-19 onde se compra de tudo. E a POPULAÇÃO que se exploda.

  13. Ronaldo Guedes

    A culpa deve ser atribuída à máquina do tempo que abriu o portal da idade média fazendo com que o Bozo e seus asseclas conseguissem sair de suas prisões de onde nunca deveriam ter fugido e vir parar em nosso século.

    O bom é que falta pouco mais de um ano, para o povo brasileiro levar de volta essa turma do mal para o lugar de onde nunca deveria ter saído.

  14. Alex

    Recusa mais do que justa. Roberto, e a gasolina mais cara do mundo é mesmo no Brasil? Se ficar devendo a resposta vai ficar por mentiroso. Mas como disso o seu mestre ” era bonito a gente dizer que o Brasil tinha 20 milhões de crianças de rua” a gente inventava!, se alguém pedisse a fonte a gente não tinha. Hoje o senador petista conhecido como Vampiro pegou uma carro de Portugal com um cartaz ” vendo o carro pra comprar gasolina” e disse que a culpa é do presidente. Ô raça mentirosa do cão.

    1. Roberto Villanova Post author

      Se eu ficar como mentiroso vou ficar igual ao Bolsonaro. Misericórdia…sangue de Jesus tem poder!

      1. Alex

        Mas no quesito mentira voces dois são iguais, como você não tem argumento fica fazendo piada. Se você não consegue comprovar que a gasolina do Brasil é a mais cara do mundo, vai ficar por mentiroso. Sempre que você publicar uma mentira eu vou de cobrar a verdade. Com tantos assuntos negativos do governo, você ainda perde tempo com mentiras.

        1. Roberto Villanova Post author

          A gasolina no BraÇiu tá a 3 reais e 70 centavos, mô fio. Se oriente porque agora é Bolsonaro topado.

      2. Sarcástico

        Bob, nem pensa numa coisa dessa.
        Pense no caboco com a energia ruim é esse “tá”de Bostonaldo.
        Você é bem humorado, sem fazer esforço, muito diferente do BOSTONALDO.
        você é outra energia. nem pense nisso. Outra coisa você nao cerceia o direito de ninguem postar aqui, mesmo que seja uma bimbate da vida ou uma leonina. Diferente do BOZO, que bloqueou várias pessoas que eram contra a sua insanidade.

    2. LULAPETISMO

      Exatamente Alex, FAKE de esquerda pode olha as mentiras que na gestão petistas no governo Dilma, a gasolina era de 2,80 e aí fiz a pesquisa era 3,77….20 milhões de crianças FAkE e tem mais com orgulho que estava mentindo e gostava de falar mal do Brasil e ser aplaudido. Isso sim é uma vergonha

      1. Sarcástico

        Bimbate minha filha, preste atenção.

        Quer dizer que esse patriota, quer entregar uma empresa que lhe entrega lucro trimestral de 24 bi?
        Quer entregar aos gringos com certeza de graça( hummmm estou lembrando da covaxin) um por fora também vai bem né?

        O lula, nunca disse que era patriota, mas fico estarrecido com esses patriotas que tocam fogo na Amazônia, quer vender a Petrobrás símbolo de empresa robusta e lucrativa e ainda diz que não vai valer nada daqui a 30 anos… QUE CONTRADIÇÃO.
        PATRIOTA QUE DESTROI SEU PAÍS.

        Tô fora bimbate, esse aí de patriota, só daquela boca linda, pra fora.

Comments are closed.