Caminhoneiros dão ultimato e exigem redução do preço do diesel
   17 de outubro de 2021   │     15:11  │  7

As lideranças dos caminhoneiros declararam a categoria em estado de greve e deram prazo ao governo, até o final deste mês, para o preço do diesel baixar – senão, eles vão entrar em greve e parar o país.  Este ano o preço do diesel já foi reajustado em 50% e da gasolina em 60%, e a expectativa é de novos aumentos devido à política econômica do governo Bolsonaro atrelando os preços ao dólar.

Mas, não é só o diesel e gasolina que subiram de preço; o botijão de gás já está custando 130 reais na região do Centro-Oeste e essa subida exagerada de preços levou famílias a resgatarem o fogo a lenha ou a carvão. O presidente Jair Bolsonaro, sem ter como se explicar à população, desabafou que “pensa em privatizar a Petrobrás” e, agora, cogita tabelar os preços dos combustíveis e do gás de cozinha.

Nem uma coisa, nem outra, resolverá o problema; a privatização da Petrobrás, além de depender da aprovação do Congresso Nacional, não garantiria preços menores para os combustíveis e o gás de cozinha.  Também o tabelamento dos preços não resolveria o problema, conforme advertiu o presidente da Petrobrás, general Joaquim Silva e Luna, alertando para “problemas adicionais” que o tabelamento de preços traria.

O certo é que o governo está sem saída para resolver o problema; a Petrobrás está dando lucro com a política de preços atrelada ao dólar, os acionistas da empresa, parte deles investidores estrangeiros, estão satisfeitos com os dividendos que vêm recebendo – somente este ano, a Petrobrás já distribuiu R$ 30 bilhões com os acionistas -, e não vão aceitar que o governo mude a política de preços.

Lembram-se da discussão sobre o ICMS, com o governo federal culpando os estados pelo aumento do preço dos combustíveis e do gás de cozinha? É tudo balela e não adianta reduzir o valor do ICMS se os derivados do petróleo permanecerem sendo corrigidos pela cotação do dólar; além disso, a mudança de cálculo do ICMS vai causar problemas para os estados e municípios, com a perda de arrecadação.

Diante do ultimato dos caminhoneiros, o governo tem apenas mais duas semanas, a contar deste domingo, 17, para encontrar a solução.

COMENTÁRIOS
7

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. TUTA TOLLETE - O ALGOZ DO LULINHA

    Willames Mongodoy.
    Tu lembras quando entregavas a todos no JA e não escrevias nada que se aproveitasse….???

  2. Kelmann

    Meu Deus!!! A causa desses reajustes só pode ser o roubo desembestado para compra de mansões, fábricas de chocolates e outras coisitas más pela familícia. #TáCaroCulpadoBolsonaro

    1. Lulapetismo

      Falando em corrupção e esquecendo a roubalheira do PT, é omissão e pra mim não é uma pessoa séria.

  3. Lulapetismo

    O aumento de 50% do diesel e 60 % na gasolina e o fala que os estados e municípios, vão ficar no prejuízo. Aonde foi o prejuízo?
    E no comentário faz referência o preço de 130 reais no região do centro- oeste, onde histricamente é elevado pela logística.
    E sempre querendo piorar situação. Agora que é preciso fazer alguma coisa em relação aos derivados do petróleo eu concordo e que não pode é volta da roubalheira petistas ao poder ….

  4. Willames Silva

    Nunca mais tinha vindo por aqui dar minha risada do blogueiro “PoliTiqueiro”, porém, mais uma vez mostra como é nojento essa corja de petistas…. quem instituiu essa política, foi a DILMAnta, ok? Aí tudo estava bem, não é? com o dólar desvalorizado, e a roubalheira da petrobrás, que quase a quebrou… mas, agora põe tudo na conta do bolsonaro. Piada, vocês!!!

    1. Roberto Villanova Post author

      Meu amigo, quem tá rindo agora sou eu com essa notícia de que a política da Dilma está mantida. É mesmo, é? Quer dizer então que ela estava certo, foi isso o que você disse mesmo? Tem certeza?

      1. Willames Silva

        Nobre jornalista, presumo, que para o exercício da profissão de jornalista, redator ou algo na comunicação, seja imprescindível a interpretação de textos, não? Onde foi que eu escrevi, que está certo ou errado? Caso, tenha sido você mesmo que escreveu a sua publicação, sugiro que releia, ou se foi um estagiário, que revise. Pois, quem escreveu que a política de x ou y, é de x ou y, foi você. Se a atual política, foi mantida, ajustada ou que quer que seja, não faz do precursor, “dono” da mesma.

Comments are closed.