Irredutível, Moraes não cede e deixa Bolsonaro preocupado
   11 de setembro de 2021   │     17:15  │  18

Investigado por ter participado da “live” do presidente Jair Bolsonaro, que divulgou notícias falsas sobre as urnas eletrônicas e ataques a ministros do Supremo Tribunal Federal, o ministro da Justiça, Anderson Torres, se encontrou com o ministro Alexandre de Moraes, um dos atacados pelo presidente, para tentar se explicar fora dos autos.

Torres estava em São Paulo e ligou para Moraes pedindo para recebê-lo, no que foi atendido. Além de tentar defender a si mesmo, o ministro da Justiça atuou como emissário oficial do presidente, reforçando o pedido de desculpa de Bolsonaro, pelos ataques durante a manifestação no dia 7 de setembro. Naquele dia, Bolsonaro chamou Moraes de ‘canalha’ e disse que não iria obedecer ordens do ministro.

Disse isso, mas se arrependeu; se retratou, pediu desculpa e justificou que estava com “a cabeça quente”. Para tentar se reaproximar de Moraes, o presidente apelou para o ex-presidente Michel Temer, que fez a ponte para a reaproximação, mas Bolsonaro não se tranquilizou com a conversa telefônica, achando que Moraes continua irredutível.

Para conversar com o presidente, o ministro do Supremo exigiu duas coisas: que Bolsonaro publicasse a nota de retratação e que a conversa telefônica intermediada por Temer fosse no viva voz. Bolsonaro concordou, pediu desculpas a Moraes, o ministro aceitou, mas deixou claro que caso a Polícia Federal ou Ministério Publico Federal fundamente suas denúncia ele agirá rigorosamente dentro da lei.

Trocando em miúdos: se as investigações concluírem que houve crimes, independente de quem seja, ele decidirá “rigorosamente de acordo com a lei”, ou seja, autorizará o pedido de prisão, como tem feito até agora em relação a todos os denunciados, independente do cargo que exerce.

A postura de Moraes acendeu o sinal de alerta no Palácio do Planalto, com o temor de que as suas decisões acabem atingindo os filhos do presidente, principalmente o vereador Carlos Bolsonaro e o deputado federal Eduardo Bolsonaro, os dois mais envolvidos diretamente na divulgação de fake news.

Cabe lembrar que os ataques de Bolsonaro  a Moraes são antigos; quando o ministro impediu a posse de Alexandre Ramagem como ministro da Justiça, o presidente disse que ‘quase não cumpriu a decisão’ e ameaçou não cumprir outras decisões do Supremo, chegando a gritar “acabou, porra!”, na tentativa de intimidar o ministro.

Na conversa com o ministro da Justiça enviado de Bolsonaro se tentou passar a limpo esses atritos, mas Moraes se manteve firme, avisando que “agirá rigorosamente dentro da lei”. Ou seja, se as investigações concluírem pela culpa dos investigados, sejam eles quem forem, e se houver o pedido de prisão ele decreta independente de quem seja, se o filho ou o amigo do presidente.

Cabe lembrar que esse é o grande temor de Bolsonaro; na reunião ministerial em abril do ano passado, cujo teor discutido se tornou publico por determinação do então ministro do Supremo, Celso de Mello, o presidente disse que ‘não iria esperar foderem um filho dele, ou um amigo dele’, para trocar o comando da Polícia Federal.

Trocou, é verdade; mas Moraes impediu que trocasse também os seis delegados que atuam em conjunto com o Supremo no inquérito que apura os atos antidemocráticos, ataques às instituições e disseminação de fake news.

 

COMENTÁRIOS
18

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Gil

    Ai gosta de uma mentira, o irredutivel cabeca de ovo, Xandao, ou esposo da Vivi, ja enterrou um pedido para uma investigacao contra o PGR Augusto Aras, ta sabendo nao seu blogueio? E que oSTF revogou o pedido de prisao do jornalisra Osvaldo Eutaquio? Ta sabendo tambem nao seu bloqueiro? Rapai, atualize as noticias. Que coisa feia. Aguarde que em breve tem mais noticia. So estao deixando a chapa esfria para o pleno do STF revogar a prisao do pilantra Ze Truvao, Vamoz uma aposta?

  2. Carlos

    Blog está de parabéns a manifestação de hoje fora Bolsonaro foi muito forte e no mínimo na avenida Paulista! Dória ainda vai divulgar dez vezes mais do 7 de setembro onde quase ninguém segundo a esquerda foi apoiar Bolsonaro.

  3. Renato silva

    Que vergonha a manifestação em apoio a esquerda pifou kkkk,não tem ninguém a globolixo desesperou o povo sabe que tá do lado dele kkk,em Maceió passei na orla dava para encher uma Kombi e sobrava lugar ou Bob vc ganhou o pão com mortadela ou vc estava dirigindo a Kombi kkkkk

    1. Pedro

      RENATO, a manifestação de hoje trazia o mote “NEM BOLSONARO E NEM LULA”. Foi promovida por EX BOLSONARISTAS, por isso a BAIXA ADESÃO. Você é besta ou se faz?

    2. TUTA TOLETE - O ALGOZ DO LULINHA

      EITCHA, INGRATA!!!
      TU PODERIAS IR DORMIR SEM ESSA, HOJE😂😂😂😂😂😂☝️😂😂😂😂😂😂
      MAS COMO O COMPANHEIRO PEDRO É UM HOMEM ATENTO TU TOMASTES NA SAPATA DO ___😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂

  4. Manoel Assis

    Quem diria que esse país fosse tão longe em sua derrocada depois de ter colocado um extremista no governo federal. Anarquia, inflação, fome e caos é a colheita para toda a sociedade, infelizmente. Malditos sejam os que a esta altura ainda defendem esse genocida Capitão Corona.

  5. Ex Eleitor do Coisa Ruim

    ZÉ TROVÃO diz esperar habeas corpus de BOLSONARO e CARLA Zambelli para próxima semana o que já foi negado por EDSON FACHIM do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. O deputado DANIEL SILVEIRA e ROBERTO JEFERSON continuam na chave, e o bonito golpista não faz nada ?
    ZÉ TROVÃO está foragido no México; ele é acusado de incitar atos antidemocráticos nas redes sociais e pedir a QUEDA do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL e degola do Ministro ALEXANDRE de MORAES, “Agora aqui para nós”: o ÓLEO DIESEL baixou ou vai baixar ? “Aqui pra nós ” o que é, que tem haver Supremo tribunal Federal com CAMINHONEIROS?? Os ALIMENTOS baixaram ? Vai baixar? A luz ELÉTRICA baixou ou vai baixar ? Estes ATOS GOLPISTAS foram patrocinados por quem ? ÔNIBUS, AVIÕES, VIAGENS, COMBUSTÍVEIS, HOTÉIS com hospedagens, COMIDAS, CAMiSAS e BANDEIRAS, Quem foram os patrocinadores? Gostaria de saber, quanto de dinheiro público foi usado para o fracassado do GOLPE BOLSONARO. CAMINHONEIROS continuem parados que BOLSONARO vai remunerar a todos e baixar a INFLAÇÃO. O DIESEL já baixou ?? É por isso, e por muito mais, que sou, com muito orgulho, ex- Eleitor do COISA RUIM.

  6. Otreblig

    Parabéns ministro Alexandre de Moraes. Bolsonaro não merece confiança. Segue com o processo e as investigações. Quem tiver culpa que vá pra cadeia e pague por seus crimes.

    1. Carlos

      O mundo do Bob e sua versão dos fatos. Tem TOLETE, ATREBLIG, EX Eleitor do Coisa Ruim ( me enrolando que estou com frio).

Comments are closed.