Decepcionados, apoiadores de Bolsonaro se sentem enganados
   10 de setembro de 2021   │     15:20  │  9

Apoiadores de Bolsonaro não se conformam com o recuo do presidente, numa marcha ré inimaginável para eles, que foram recrutados para uma “missão histórica” no dia 7 de setembro, culminando com a invasão do Supremo Tribunal Federal e do Congresso Nacional, o que obrigaria o presidente a adotar o “Estado de Sítio”.

Ao contrário do que tinha sido combinado, os apoiadores viram o presidente pedir desculpas ao ministro Alexandre de Moraes, menos de 24 horas depois de ter dito que não iria mais cumprir ordens judiciais dele; e viram o presidente mandar o avião presidencial para buscar o ex-presidente Michel Temer, em São Paulo, para que o ajudasse a redigir a nota à nação e intermediasse o encontro com Alexandre de Moraes.

Bolsonaro ouviu o ministro do Gabinete Civil, Ciro Nogueira, que havia conversado com o ministro do Supremo, Gilmar Mendes, que alertou para o risco de o presidente protagonizar o confronto com os poderes. Àquela altura já se sabia do contato do presidente do Supremo, Luiz Fux, que pediu ao comandante do Exército, general Paulo Sérgio, para defender o Supremo e preservar a vida dos ministros.

O discurso inflamado de Bolsonaro em São Paulo foi a gota d`agua, mas o ministro do Gabinete Civil tentou minimizá-lo explicando que o presidente tinha “se irritado” com o fracasso da manifestação em Brasília, ao ponto de, após sobrevoar a Esplanada dos Ministérios, ter indagado: cadê a multidão que vocês prometeram trazer?, e isso o levou a inflamar o discurso na Avenida Paulista.

Ninguém acredita que o presidente vai mudar a sua postura e manter uma relação civilizada e republicana com os demais poderes; há quem acredite que Bolsonaro logo, logo terá uma recaída, só que, se isso acontecer, será o isolamento do governo com a perda de apoio da sua base de sustentação – o próprio ‘centrão” já fez o alerta -, o que ensejaria a brecha para o impeachment.

Bolsonaro sabe disso e, supreendentemente, mudou também o discurso em relação à China, maior parceiro comercial do Brasil, ao participar remotamente da reunião do BRICS e elogiar o líder chinês Xi Jimping. Tomara que não recue dessa postura, porque o quadro da economia brasileira é negro e aterrador, se não bastasse o aumento dos preços dos alimentos e dos combustíveis, tem ainda a ameaça de apagão com a crise no fornecimento de energia elétrica.

Nesta sexta=feira,10, pressionado por apoiadores no cercadinho do Palácio da Alvorada, acerca dos seus recuos, Bolsonaro respondeu que é tudo muito difícil e que ele não pode se isolar do mundo. Pois é, todos de bom senso e com responsabilidade sabem disso; sabem que são princípios elementares ao governante defender a ordem, a segurança e o respeito às instituições, além da postura educada e civilizada.

O presidente também disse aos apoiadores que não pode estimular o confronto, senão o dólar aumenta, o preço dos combustíveis aumenta. Mas, o presidente não alardeava que a culpa era dos governadores, e muita gente acreditou nessa mentira?

 

COMENTÁRIOS
9

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Observador

    Nem sou bolsonarista e muito menos lulista e tenho razões de sobra pra isso! O fato é que alguns não querem que haja pacificação entre os 3 Poderes! Bastou uma sinalização do Presidente em tentar se apaziguar com o STF que aqueles que querem que haja sempre confusão, estão criticando a atitude! Ou seja, estavam torcendo que ocorresse problemas para prejudicar ainda mais, a convivência! Não foi a toa que a uns 6 anos atrás, eu comentei que esse País, talvez, só consiga se aprumar, daqui uns 30 anos, quando alguns que vêm atuando a bastante tempo, estejam totalmente fora da vida política! Aí, se acaba esse lero lero de “Lula pra lá, Lula pra cá”, “volta Lula lá, como se só houvesse Lula para resolver os problemas desse País! Os tempos serão outros e os políticos serão outros!

  2. BOLSONARO NUNCA MAIS

    ZÉ TROVÃO diz esperar habeas corpus de BOLSONARO e CARLA Zambelli para próxima semana.
    Caminhoneiro está foragido no México; ele é acusado de incitar atos antidemocráticos nas redes sociais e pedir a QUEDA do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. Agora aqui para nós: o Óleo diesel baixou ou vai baixar ? Aqui pra nós o que é que tem haver Supremo tribunal Federal com caminhoneiros?? A comida baixou ? Vai baixar? A luz ELÉTRICA baixou ou vai baixar ? Estes atos foram patrocinados por quem ? Viagem, hotéis, comida e camisas?

  3. Alagoas

    SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL cogitou chamar EXÉRCITO para impedir INVASÃO no 7 de SETEMBRO.
    Após manifestantes furarem bloqueio da PM, na Esplanada dos Ministérios, o presidente do Supremo, LUIZ FUX, telefonou ao chefe do Comando MILITAR do PLANALTO e avisou que poderia pedir Garantia da Lei e da Ordem para BOLSONARO. O golpe não aconteceu porque o BOZO não teve apoio nem do CENTRÃO e nem das FORÇAS ARMADAS. Porque BOLSONARO mandou para a greve dos caminhoneiros ??? Amanhã tem aumento de óleo diesel para os defensores caminhoneiros.

  4. Carlos

    O que ouço dos Bolsonarista foi um sucesso a manifestação e não decepção! A decepção seria se acontecesse o que a esquerda queria invasão do congresso, supremo e distruição do patrimônio público e os cadáveres na previsão do bêbado presidenciável Ciro Gomes.

    1. TUTA TOLETE - O ALGOZ DO LULINHA

      CARLINHA BIMBATTI
      PARA DE SER CÍNICA MULHER!!!
      O TEU MITO ALARDEAVA EM ALTO E BOM TOM QUE ERA NECESSÁRIO RADICALIZAR E AS PAUTAS DE CONVOCAÇÕES DO ABJETO E EXECRÁVEL GADO, DO QUAL ÉS COMPONENTE, ERAM CLARAS: INVASÃO AO STF E AO SENADO ONDE OCORRE A CPI QUE DESCOBRIU O ROUBO DO DINHEIRO PÚBLICO ENQUANTO 600 MIL BRASILEIROS PERDERAM A VIDA.
      SÓ NÃO OCORRERAM PORQUE OS MILITARES NÃO DERAM APOIO.
      O LULA 2022 NÃO É SÓ POR MIM ADMIRADO MAS POR HOMENS NOTÁVEIS COMO O GUITARRISTA DO U2, DIFERENTE DE UM CAGÃO COMO TÚ DA POBRE ALAGOAS. LULA É ADORADO POR CELEBRIDADES EM TODO O PLANETA. “BOZO É MOTIVO DE VERGONHA E CHACOTA” (LUIS ROBERTO BARROSO-STF).
      AGORA, APROVEITANDO COMO VC TEM CARA DE QUEM FOI UM BOM ALUNO EM PORTUGUÊS:
      QUAL O AUMENTATIVO DE DACUEBA???

Comments are closed.