Preços disparam e a inflação alta volta a ameaçar o orçamento familiar
   22 de agosto de 2021   │     23:10  │  11

O preço do litro de gasolina atingiu 7 reais e 33 centavos em quatro estados – Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Tocantins e Acre -, e a cesta básica de alimentos está com preço fora de controle. A cena mais deprimente dessa crise anunciada ainda é as famílias em Cuiabá, na fila do açougue, para receberem ossos antes destinados à ração canina e às fábricas de pentes.

O “crescimento em vê”, prometido pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, é uma quimera que virou piada. O mercado já não leva a sério as previsões do ministro e reage por conta própria, num quadro que vem sendo agravado pelos posicionamentos do presidente Jair Bolsonaro, ameaçando a democracia e pregando a ruptura, que pode levar o país a uma crise institucional grave.

Na semana passada, em entrevista à Veja, o ex-ministro da Defesa, Raul Jungmann, contou que um dos motivos da saída do ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, em março passado, foi a recusa em atender a ordem de Bolsonaro para autorizar o voo de jatos Gripen sobre o prédio do Supremo Tribunal Federa, estilhaçando as vidraças do STF.

O ex-ministro da Defesa de Bolsonaro, ainda de acordo com Jungmann, se recusou a cumprir a ordem e foi demitido no dia 29 de março passado; no dia seguinte, 30, o comandante do Exército, general Edson Pujol, também se recusou a cumprir a ordem e pediu demissão. Em solidariedade, os comandantes da Marinha, almirante Ilque Barbosa, e da Aeronáutica, brigadeiro Antônio Carlos Moretti Bermudez, também se demitiram.

A ideia era comemorar o 31 de março, data do golpe que derrubou o presidente João Goulart, em 1964.

O fantasma voltou a assombrar as instituições, com as notícias de manifestações marcadas para o dia 7 de setembro, e que o presidente já anunciou que participará diretamente. Há expectativa de que haverá novos ataques às instituições, principalmente ao Supremo e ao Congresso Nacional, com a possibilidade de depredações e confrontos.

Por conta dessas ameaças, a pedido da Polícia Federal e da procuradoria-geral da República, o cantor e ativista bolsonarista Sergio Reis, que convocou as manifestações, está proibido de se aproximar dos prédios do Supremo e do Congresso Nacional.

Mas, os ataques às instituições e as ameaças à democracia estão sendo consideradas como a tentativa do presidente Bolsonaro de desviar o foco da gravíssima crise econômica, que fez o custo de vida disparar e a inflação ficar fora do controle.

COMENTÁRIOS
11

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Alagoas

    Com BOLSONARO é assim:. Quem sobreviver a Pandemia, com a INFLAÇÃO desenfreada, vai morrer de FOME. Eita PRESIDENTE miserável. BOLSONARO o pior presidente da história do BRASIL.

  2. Renato silva

    Em São Paulo não temos democracia agora o Dória o calça apertada mandou afastar o Cel da PM porque o Cel tá incentivando o povo a ir nas ruas em favor do bem dia 07 de setembro qual e o temos da esquerda e ver que a população ta do lado do Bolsonaro e tá vendo o Lula ladrão que e isso que ele e porque foi condenado pelo menos STF e solto mais e condenado isso ninguém pode apagar,onde lula vai e vaiado será que acabou o pão com mortadela ou ele não paga os 50 reais,MST não recebeu,Av Paulista vai ficar pequena eu quero ver a globolixo falar alguma coisa,Bob vai ver lá.no vera arruda observar as famílias de verde e amarelo ao contrário dos vândalos da esquerda que quebram tudo,esquerda e o câncer do Mundo tem que ser estirpado

    1. Alagoano distante

      Boa tarde. No exemplo que vc citou, o corredor Vera arruda. Geralmente constituída da classe média, que se acha rica. Mais o Brasil não é só constituído de classe média. Indo para a periferias encontramos quem precisa de.o sér

  3. Eduardo Jorge de Oliveira Ramos

    Olha Bob, sua reportagem de 2010.

    Lula: “Político sem mandato, nem vento bate nas costas”
    Roberto Vilanova
    |
    10/06/2010 04:48

    O presidente Lula provocou calafrios nos pré-candidatos a cargos eletivos este ano, tanto naqueles que estão sem mandato e buscam se eleger, quanto aos que têm mandato, mas estão mal na foto – ou seja, ainda não decolaram.

    – Político sem mandato, nem vento bate nas costas – disse.

    A definição foi durante o discurso presidencial na abertura do 82º Encontro Nacional da Indústria de Construção Civil e, claro, arrancou risos da platéia.

    A visita ao Ceará foi desastrosa. Kkkkkk

  4. Alípio José Meireles Sá

    “Furúnculo chamado Bolsonaro tem que ser expelido do governo, punido e preso”. Esse é o pensamento do cantor Lobão e o meu também.

  5. Rivelino Melo

    ESTAMOS COLHENDO OS FRUTOS AMARGOS DO GOLPE DE 2016. O CAPETÃO CLOROQUINA É CRIA DO EX-JUIZ DA FALA FINA, RESPONSÁVEL DIRETO PELA DERROCADA DO BRASIL

    1. Lion

      Golpe?????!!!!…sério…. A imprensa marrom e as carpideiras vermelhas não param de chorar. As ilações jornalística de 3ª tenta a toda hora imputar culpa a quem chegou depois da calamidade…. Assim fica difícil convencer o povo….

      1. Sarcástico

        Ninguém quer convencer ninguém. O resultado desse governo destruído está aí para quem quiser ver.
        Só cego mesmo!!

Comments are closed.