Nogueira assume a presidência e Bolsonaro inicia campanha eleitoral
   7 de agosto de 2021   │     19:37  │  9

O ministro do Gabinete Civil, Ciro Nogueira (PP-PI), assumiu a presidência de fato e o presidente de direito, Jair Bolsonaro, está liberado para dar início à campanha eleitoral antecipada, à revelia da lei.

Sem nenhuma obra para inaugurar – a única obra do governo foi uma pinguela de 18 metros, no Amazonas -, Bolsonaro tem agenda livre e, neste sábado, 7, ele fez comício em Santa Catarina e promoveu uma motociata com eleitores.

Enquanto isso, o presidente de fato, Ciro Nogueira, tenta se desincumbir das tarefas, que são: aprovar o voto impresso antes de novembro, para que possa valer na eleição do ano que vem; avançar nas reformas que desmontam o poder do estado e, principalmente, esvaziar a CPI da Pandemia para impedir que as investigações atinjam o presidente e seus filhos, principalmente o senador Flávio Bolsonaro, apontado como  responsável pela administração dos oito hospitais federais existentes no Rio de Janeiro.

Não são tarefas fáceis, como reconhece o próprio presidente de fato, apesar de ele ser um veterano político e líder do chamado centrão. Nogueira encontra resistência para aprovar a proposta do voto impresso, que precisa de 308 deputados, dos 513 que compõem a Câmara, e de 54 senadores, dos 81 que formam o Senado.

Quanto à CPI da Pandemia, essa é a tarefa considerada mais difícil e complicada para Ciro – ele mesmo, que integrou a CPI compondo a ala governista, admite isso. O maior temor de Bolsonaro é que as investigações da CPI cheguem ao esquema que domina a rede de hospitais federais no Rio de Janeiro, onde há suspeitas de irregularidades, principalmente porque essas investigações serão comandadas pelos senadores Humberto Costa (PT-PE), que é médico e ex-ministro da Saúde, e conhece toda burocracia, e o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), que é delegado de polícia licenciado.

Entre os membros da CPI, que integram a bancada de oposição e os considerados independentes, já é voz corrente que os ataques de Bolsonaro ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Roberto Barroso, é a tentativa de desviar o foco dessas investigações que podem envolver seu filho.  Cabe lembrar que o presidente tentou, em vão, evitar que a CPI se instalasse – a CPI só foi instalada depois que o Supremo determinou a sua instalação.

COMENTÁRIOS
9

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Lion

    Desinformação mesclada com militância….eis porque o jornalismo local está em decadência, sem clientes, sem verbas, rumo ao ostracismo….

  2. Otreblig

    Está, agora, do jeito que ele sempre quis. Nunca trabalhou mamando compulsivamente nas tetas do dinheiro público por toda vida política. Assumiu cargo de presidente nunca desceu do palanque eleitiral preocupado com sua reeleição, e assim vai continuar o resto do mandato.

  3. Sherlock Holmes

    Cuidado, se investigar direitinho, vão descobrir coisas que farão muito gado mudar de opinião, ou não, como diria o Caetano. As pessoas estão de olhos abertos e desconfiadas, quem sabe isso não venha à tona, e, fato curioso é que o Adélio Bispo, dizem, era um tremendo bolsonarista, até encontrar com o Carluxo, na mesma escola de tiros que os dois frequentavam, Bingo!! Depois mudou radicalmente, passando a ser petista. É só ver isso, nas postagens dele; o Bispo defendendo por exemplo academias militares para cuidar dos jovens e muitas outras ideias do Bolsonaro. Estão dizendo que vem novidade por aí, quem sabe não retirem o sigilo desse telefone. Então o Brasil saberá da verdade sobre esse tema. A desfaçatez é tão grande que o gado utiliza o sigilo do telefone dele como sendo uma armação mirabolante, uma conspiração, só que não. Exatamente, isso que os criadores do Adélio não querem, querem mais que ele, fique calado para sempre.

  4. Souteban

    Acho que Bolsonaro se elege no primeiro turno porque não tem adversário à altura. O mais forte é o Lula mas é ladrão e todo Brasil sabe disso. Vai ser fácil

    1. Somos 70%

      Entre um ladrão (segundo Moro) e um ladrão + corrupto + genocida que matou milhares de brasileiros, o Brasil vai ficar com…

Comments are closed.