EUA interceptaram contrabando de madeira do Brasil, pelo Ibama
   21 de maio de 2021   │     7:38  │  14

O que mais chamou a atenção da operação da Polícia Federal, que envolve o ministro do Meio-Ambiente, Ricardo Salles, e o diretor do Ibama,  Eduardo Bim, é que ela não foi comunicada ao procurador-geral da República, Augusto Aras, por temor de que ele vazasse a informação para os investigados.

Aras, que almeja ser indicado para a vaga do ministro Marco Aurélio Melo, no Supremo Tribunal Federal, não gostou, claro, e protestou, mas não adianta espernear porque a PF pode sim realizar operações sem avisar previamente ao procurador. A operação da PF foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, que, obviamente, também não comunicou nada ao procurador-geral.

Essa operação, que é conduzida pelo delegado federal Rubens Lopes, pode revelar o maior esquema de contrabando de madeira da história do Brasil envolvendo autoridades da República, inclusive agentes da Agência Brasileira de Informações. Desesperado, Salles esteve na sede da PF em Brasília, tentando levantar detalhes da operação e não conseguiu.

O ministro do Meio-Ambiente procurou ajuda com o presidente Jair Bolsonaro, que o recebeu, mas também não pode fazer nada para ajudá-lo porque a operação está sob sigilo e, além disso, foi autorizada pelo Supremo. Sobrou, então, para o mais fraco nessa teia de investigados, que foi o presidente do Ibama, já substituido no cargo.

PARA ENTENDER O ESQUEMA

Tudo começou com a apreensão de três contêineres de “produtos florestais” apreendidos no porto de Savannah, no Estado da Georgia, nos Estados Unidos. Os fiscais norte-americanos desconfiaram da documentação apresentada e apreenderam a carga, comunicando a apreensão ao adido dos Estado Unidos no Brasil, Bryan Landry.

Como Ricardo Salles já responde a processo por promover desmatamento em São Paulo, quando foi secretário do Meio-Ambiente no governo Geraldo Alckmin, e, também, com o video da reunião com o presidente Bolsonaro, em abril do ano passado, quando sugeriu aproveitar a pandemia do coronavírus para “ir passando a boiada”, o adido norte-americano denunciou o caso diretamente à PF.

Acertadamente, o delegado da PF encarregado da investigação se dirigiu diretamente ao Supremo, pedindo autorização para investigar, no que foi prontamente atendido e agora pode estar sim no rastro do maior escândalo de contrabando de madeiras de toda a história. Além disso, pode também descobrir a justificativa para a atuação de Salles e do próprio governo, na defesa intransigente de madereiros que atuam ilegalmente na Amazônia.

Além, obviamente, de ajudar a entender a extensão da expressão cunhada por Salles, “passando a boiada”, e que culminou com o desmonte do Ibama para a flexibilizar da lei ambiental e desmontar a fiscalização, para assim facilitar o desmatamento. Como consequência imediata, a França já comunicou que vetou a participação do Brasil no Mercosul.

Não foi por falta de aviso.

PS – siga o blog também no twitter.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS
14

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Zé Auxílio & Moradia

    A Rosangela disse que Moro e Bolsonaro são uma pessoa só. Concordo com ela. Moro virou um ninguém. Bolsonaro segue o mesmo caminho e em breve a aprovação desse malandrinho cairá para um dígito.

  2. BOZOCOCA, primo do HELICOCA

    EUA INTERCEPTARAM CONTRABANDO DE MADEIRA.

    ESPANHA PRENDE MILITAR LIGADO AO CERIMONIAL DO GOVERNO BRASILEIRO E APREENDE COCAÍNA EM AVIÃO PRESIDENCIAL.

    ESSE É O BRASIL DO BOLSONARO 2018.

  3. LEITE CONDENSADO BOZO ( O PIOR )

    Recordes do governo Bolsonaro atualizados.
    OBRAS do GOVERNO BOLSONARO:
    – EXTREMA POBREZA
    – 400 MIL MORTES POR COVID-19
    – INFLAÇÃO
    – DESEMPREGO
    – DESMATAMENTO
    – ALTA DOS COMBUSTÍVEIS
    – REFORMA DA PREVIDÊNCIA ( prejudicando os que trabalham)
    E o presidente passeando de moto ???

  4. TUTA TOLETE - ALGOZ DO LULINHA

    Esses cachorros bozóicos desprezíveis, bando de pau no c_ que vêm comentar aqui no melhor blog da imprensa brasileira, leia- se BOB VILLANOVA são ridículos demais naquilo que defendem. Acusam o LULA 2022 de ladrão, com termos de gentalha frustrada como:ladrão de 9 dedos…
    Mas nenhum desses vagabundos e filhos das p____ , que defendem a “honestidade” do capitão cloroquina, falam da apreensão de madeira cujo a gama de crimes exaure os tipos previstos para o banditismo no Código Penal Brasileiro. E só quem se finge de tolinho é quem acredita que o VAGABUNDO LADRÃO do Salles está agindo sozinho. Quem não se lembra da reunião onde o indigitado salafrário afirmou: “Vamos aproveitar a pandemia para passar a boiada” (sic)??? . Qual o retardado que acredita que esses desvíos, inclusive com movimentações financeiras atípicas pelo elevadíssimo montante, como a que se deu no escritório de advocacia da mãe do SALAFRÁRIO Salles, não serão divididos com a clã do Bozo??? Do jeito que os marginaisinhos 01, 02, 03, 04 gostam de dinheiro…
    E o Pazzuelo. Reformando galpões sem justificativa plausível para um período de pandemia sem abrir certame licitatório??? O Bozo e a prole ficam por trás só recebendo os dividendos e os delinquentes agindo. E os otários, imbecís, bostíferos desprezíveis gritando: mito…
    Contra o LULA 2022 Não houve uma só prova!!!
    As genitoras desse gado bozóico com certeza, frequentaram os piores cabarés do mundo. Aqueles que não possuiam sequer água encanada!!!
    🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄
    Tenho dito: Pennys culoru anus, tot east!!!
    Abraços, Laureado BOB!!!

  5. Ex Eleitor do Coisa Ruim

    A Secretária do ministério da saúde no enfrentamento a COVID 19, deixou a sua pasta. No dia em que ela foi anunciada, o GLOBO mostrou que a INFECTOLOGISTA tinha feito MANIFESTAÇÕES contrárias ao uso de CLOROQUINA, HIDROXICLOROQUINA e IVERMECTINA no tratamento contra a doença, inclusive em pacientes com sintomas leves.
    No Twitter, ela afirmou que se tratava de “NEUCORUNDERISMO” e destacou o “BRASIL na VANGUARDA da ESTUPIDEZ MUNDIAL” ao comentar uma postagem de apoio de Aliados de BOLSONARO ao uso da HIDROXICLOROQUINA na rede social. Contrariou o Semideus, CURANDEIRO e ditador tem que sair. Até quando Dr. BOLSONARO vai continuar receitando a Cloroquina ??? Quantos ainda perderão suas vidas com este psicopata ???

    1. Enfeitiçados pelo bolsonarismo

      Esse seu comentário é típico dos Bolsominions, o país mergulhado na corrupção e incompetência e eles falando de comunista, petista e agora carpideira vermelha.

      O Brasil com 500 mil mortos pela COVID fruto da insanidade bolsonarista não precisa de carpideira, meio milhão de famílias choram de verdade. Lamentável vc dando “ kkkkkk” em desrespeito a família.

  6. Pastor Mala faia

    Não se preocupe, logo não teremos mais nenhuma corrupção nesse governo, pois o Presidente vai proibir delegado investigar pessoas com foro privilegiado, s ai ao está em andamento. Viva esse governo.

    Não teremos mais corrupção
    No âmbula PGR observem que não tem nada
    Agora a PF também não poderá agir

    Tá vendo comunistas no governo do nosso amado Jair não tem corrupção????

    1. Jose afranio

      Nosso presidente nunca proibiu nenhum tipo investigação doente, 3 anos sem corrupção bando de esquerdistas

  7. Maciel

    O valente Alexandre de Moraes está se especializando em ser a pedra no sapato do bolsonarismo dissimulador e corrupto. Ele também comanda o inquérito das Fake News, emanadas principalmente do gabinete do ódio daquele filhote do presidente.

  8. Interplanetário

    “Ricardo Salles já responde a processo por promover desmatamento em São Paulo, quando foi secretário do Meio-Ambiente no governo Geraldo Alckmin,.”
    Foi exatamente, por isso, que o presidente vindo das profundezas abismais das regiões trevosas que colocou ele, para destruir o meio ambiente, é surreal que um cara que trabalha contra o meio ambiente, seja exatamente o ministro do meio ambiente. Muito parecido com todos os outros ministros que estão com ele, os bons caíram fora. Veja por exemplo a Dona Damares, apenas para ficar em mais um ministro: O ano era 2019 e a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos do governo Bolsonaro, tinha dito publicamente que meninas eram estupradas no Marajó porque “não usavam calcinha” e sugeriu construir uma fábrica de lingerie na região como medida para “solucionar o problema”. Digam-me esse governo é do mal ou não, porque o meu juízo, ainda não se deixou enganar por tantas mentiras vindo deles. Preparem-se ele vão bombardear de fakenews as mentes ignorantes, pois a eleição se aproxima.

  9. Palhaçada no circo Brasil

    Caro Bob, essa desconfiança é geral, o sr. procurador geral da república, ao que parece não entendeu que está em um cargo independente e que é funcionário do povo brasileiro e não subserviente ao PR, deveria ter a sua autonomia, mas, ao que parece e o que imprensa tem observado é que ele como procurador não procura nada quando diz respeito ao que deveria ser investigado contra o Bolsonaro, inclusive de seus familiares. Lamentável. Ainda dizem que era o PT que aparelhava o estado brasileiro.

Comments are closed.