“Elegi-me prefeito no velho esquema, com defuntos votando”
   14 de janeiro de 2021   │     20:17  │  11

Lembrei-me do escritor Graciliano Ramos, quando ouvi o presidente Jair Bolsonaro criticar a urna eletrônica e defender o voto no papel.

Graciliano se elegeu prefeito da cidade alagoana de Palmeira dos Ìndios, em 1928, e escreveu no seu famoso relatório de prestação de contas dizendo que se elegeu prefeito beneficiado por fraudes.

-Elegi-me prefeito no velho esquema, com defuntos votando e relatórios fraudados -, escreveu Graciliano.

Bolsonaro critica a urna eletrônica, que não pode ser fraudada, e defende o voto na cédula de papel, que pode ser fraudado, basta apenas corromper o escrutinador.

Aliás, na eleição em 1994, a última eleição com cédulas de papel, Bolsonaro se reelegeu deputado federal no Rio de Janeiro, mas foi envolvido no esquema de fraude de cédulas falsas.

Quem quiser se aprofundar no caso é só pesquisar a reportagem do Jornal do Brasil, que aponta Bolsonaro e mais três deputados no esquema de cédulas falsas descoberto pela justiça eleitoral carioca.

Será que a defesa do voto impresso não passa de saudosismo de uma época em que defunto votava e o voto poderia ser facilmente fraudado? Sabe-se que, nessa época, mais importante que o eleitor era o escrutinador, que poderia ser subornado para fraudar os mapas de votação.

Isso era praxe e muita gente ganhou dinheiro fraudando os mapas de votação..

COMENTÁRIOS
11

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Ronaldo

    Esse blogueiro não tem outro assunto a não ser Bolsonaro, parece até a inquisição católica a procura dos judeus e bruxas. Meu amigo muda o disco, desse jeito as pessoas percebem a má fé. Deixe a militância e volte ao jornalismo.

  2. Carlos Henrique

    jornalista mal caráter. O voto eletrônico continua e associado ao impresso para futura auditoria. Tudo que Bolsonaro faz vc vem com lorota.

  3. Maurício Tenório

    O Rei do Gado se acostumou a ganhar na base da trapaça. Como não pega bem levar outra facada… kkkkkkkkkkkkk

  4. Alagoas

    ELEITORES DO BOZO, TOMEM A CLOROQUINA PRESCRITA PELO PROFESSOR DOUTOR JAIR BOLSONARO(MEDICO, CIENTISTA, VIROLOGISTA E INFECTOLOGISTA). A VACINA
    POR ORIENTAÇÃO DEIXEM PARA TODOS OS OUTROS NÃO ELEITORES. KKKKKK CUIDADO, MOURAO VICE PRESIDENTE DISSE QUE VAI TOMAR. MAS POR ORIENTAÇÃO DO DR. BOLSONARO NÃO TOMEM VACINA.

  5. Otreblig

    Bolsonaro é um político perverso, tem ódio no coração. Mente, é traidor, perseguidor. É preciso que se faça algo pra tirá esse doente mental da Presidência

  6. carlos ferro

    A desinformação,ou má fé é total!Ninguém quer voto em cedulas.o que se está discutindo é o voto ser impreso e depositado em uma urna.Para após as eleições 20% das urnas serem auditadas.Terem uma amostra.Chega de mau caratismo.

  7. Barbosa

    Eita paixão da peste essa do Bob pelo Bolsonaro, tomara que já termine rsse mandato e entre outro presidente,

  8. Observador

    As apurações de votos duravam dias. Dessa forma, muitos candidatos dormiam eleitos e acordavam derrotados. As planilhas não eram confiáveis. Os votos em branco eram devidamente preenchidos para beneficiar determinados candidatos. Isso sim, é retrocesso.

Comments are closed.