Quatro homens e um destino: criar o juiz de garantia
   21 de dezembro de 2020   │     19:01  │  7

O nó cego que os quatro ministros deram, ao se recusarem entrar de recesso no final de ano,  não será desatado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, no que refere à liminar que ele concedeu suspendendo a criação do juiz de garantia.

Só para entender o que significa o juiz de garantia, no caso da Operação Lava Jato, o juiz Sérgio Moro não teria cometido os absurdos que cometeu, combinando prisões e delações com o Ministério Público, e depois ele mesmo julgar com base naquilo que combinou.

O projeto foi aprovado, mas Fux concedeu a liminar suspendendo a sua aplicação, o que agradou Moro, e agora ocorreu o impasse com a decisão dos ministros Marco Aurélio Mello, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandwiski e Alexandre de Moraes, que se recusaram a entrar de recesso.

Cabe lembrar que um grupo de advogados entrou com ação no Supremo alegando estarem sendo prejudicados pela falta do juiz de garantia, a quem compete julgar o processo sem ter sido influenciado pela sua elaboração. Ou seja, um juiz neutro e àcima de qualquer suspeita.

Entenderam agora o nó cego para o Fux desatar?

Como ele mesmo, por ter sido o autor da liminar suspendendo o juiz de garantia, não pode decidir sobre a ação dos advogados que se dizem prejudicados, caberia a vice-presidente, Rosa Weber, decidir. Mas, a ministra entrou de recesso e, como 4 ministros não entraram, Fux terá de sortear entre um deles o relator.

Agora, o nó cego.

E como os quatro ministros defendem a criação do juiz de garantia, o placar final será de 4 a zero ou 4 a 1, se o Fux votar.

Entenderam a extensão do benefício na correta e patriótica decisão desses quatro ministros?

COMENTÁRIOS
7

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Antoine Barboza

    Obrigado por lançar luz sobre essa iniciativa dos 4 patriotas do Supremo. Nós, leitores, nos alimentamos e nos nutritos muito bem nesta preciosa fonte que é este Blog do Bob. Parabéns!!!!

  2. Barbosa

    Outra coisa Bob, se os Ministros estão querendo trabalhar no recesso, coisa boa para o povo não pode ser. Deve ter algum chefe facção importante para ser liberado. Quando a condenação injusta do meliante Lula, ou o tribunal de Genebra está de conluio com o ex luiz Sérgio Moro, ou o advogado do meliante é fraco. Sem falar no representante da corte americana que veio assistir o julgamento no TRF4. E o livro do Barack Obama, voce já leu, estou curioso pra saber o que diz o livro sobre o meliante condenado em segunda instância.

  3. Há Lagoas

    As ideologias! O que seria dos jornalistas ávidos em seu proselitismo, sem suas próprias convicções políticas?
    Pergunta: esse tal juiz de garantia, ele também serviria para soltar o “Zé da Quitanda” – que sendo preso injustamente – teria este baluarte no judiciário, disposto a fazer justiça?
    Ou seria apenas para gatunos que desviam milhões e tem ao seu dispor os melhores advogados que o dinheiro do crime pode pagar?
    François Guizot disse: “Quando a política penetra no recinto dos tribunais, a justiça se retira por alguma porta”.

  4. Toinha da Filó de Arapiraca

    Marcelo Crivella é preso.

    A frase mais apropriada a Bolsonaro

    Distorceras a verdade e ela vos prenderá.

    Bozo mente muito

    Nunca vi

    Nos EUA tava preso

  5. Barbosa

    Bob, você é contra a Lava Jato? Está comprovado que desbarataram a maior organização criminosa do país. Foram oa propios réus que confessaram ps crimes de corrupção, bilhões foram devolvidos aos cofres públicos, toda diretoria da Petrobrás foram presos e confessam. Nestor Cevero, Paulo Roberto Costa, Pedro Barusco, Emílio Odebrecht , Léo Pinheiro, Marcelo Odebrecht, e por final Palocci que confirmou a participação do chefe da organização. A lava jato só foi ruim para os vagabundos que viviam roubando. É esse tipo de canalhas que voce defende. Voce não escreveu uma linha falando dos prefeitos e governadores quw roubaram o dinheiro do combate ao covid19, só Deus para ter misericórdia de você.

Comments are closed.