Secretário do Tesouro alerta Bolsonaro e governo deve recuar outra vez
   30 de setembro de 2020   │     6:04  │  12

O secretário do Tesouro Nacional, Bruno Funchal, alertou o governo para a reação negativa da Bolsa de Valores e do câmbio, com a proposta para o novo Bolsa Família, que o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, apresentaram à nação esta semana.

A Bolsa registrou queda e o dólar alta, como sinalizando para o nervosismo do mercado. Desde a posse de Bolsonaro em janeiro do ano passado até agora, a fuga de capitais ultrapassou os 100 bilhões de dólares.

O novo Bolsa Família será formado com dinheiro dos precatórios devidos pelo governo a pessoas físicas e jurídicas, e com o remanejamento de dinheiro do Fundeb ( Fundo Nacional de Educação Básica ), o que configura pedalada fiscal escancarada.

O presidente se manteve firme, apesar do risco, mas como ninguém corre risco escancarado deduz-se que Bolsonaro, orientado por Guedes, quer ganhar tempo empurrando mais para frente a votação sobre a desoneração da folha de pagamento das empresas – que seria esticada para dezembro de 2021, como querem os empresários.

A pauta do Congresso Nacional mostra que a votação está marcada para esta quarta-feira, 30, e comenta-se que o governo, sob o pretexto de consertar os erros na proposta do novo Bolsa Família, conseguirá adiá-la mais uma vez. Assim, de trapalhada em trapalhada, Bolsonaro comanda o governo embalado pela aprovação de 40%.

Essa aprovação está atrelada ao pagamento do auxílio emergencial e Bolsonaro sabe disso, como sabe também que, se tivesse ido na onda de Guedes, estaria agora administrando o caos social. Lembrem-se que o ministro da Economia queria pagar apenas três parcelas de 200 reais a quem estivesse desempregado e, os empregados, teriam os contratos de trabalho suspensos e iriam para casa esperar a pandemia passar sem receber salário algum.

Bolsonaro parece já ter sido alertado de que Guedes não tem plano nenhum para a economia, mas não dá para trocá-lo porque o estrago no momento atual seria desastroso. Ou seja, a crise só iria se agravar.

Vamos aguardar a cena dessa novela, onde o governo se divide entre mocinho – quando agrada a pobre e miserável; e vilão, quando deixa de cumprior com a palavra empenhada e boicota a votação da proposta de desoneração da folha de pagamento das empresas.

COMENTÁRIOS
12

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Wesley

    Passou rapidamente aqui no noticiário da TV que aquela juíza Gabriela não sei das quantas, substituta e parceiraça do Sérgio Moro na Lava Jato, deu o braço a torcer e reconheceu que todas as palestras do Lula foram legais, apesar deles terem tentado por todos os meios incriminar nosso ex-presidente.

  2. Maurício Tenório

    Micheque não achou suficiente a dinheirama do Queiroz e partiu para atacar a verba do governo para combater a Covid 19. Bichinha fominha kkkkkkkkkkk

  3. Renato silva

    Comunas arruma a mala e vão para Venezuela Nando se sangue sugas acabou a mamata,deixa nosso presidente trabalhar,e Bob babão vc quando escreve vc vomita besteiras e mentiras

  4. Kelmann

    Michelle Bolsonaro inventou de querer censurar o grupo musical Detonautas, por causa da música a Hey Michelle. Estamos numa ditadura???

  5. Observador

    Bozo acaba de conhecer o poder do “mercado”. Aquele mesmo que, junto com a mídia e o sistema judicial destronou a Dilma, quando ela não interessava mais a eles.

  6. Steve Austin- O homem de 6 milhões de dólares..

    Passa o dia conspirando, arrumando confusão…
    Mas é tudo gente boa, gente de bom coração, então…
    Hey Michelle, conta aqui pra nós
    A grana que entrou na sua conta é do Queiroz?
    Hey capitão, como isso aconteceu?
    Levante a mão pro alto e agradeça muito a Deus!

  7. Steve Austin- O homem de 6 milhões de dólares..

    Vontade de pegar essa sua boca e encher de porrada (encher de porrada)
    Hey Michelle, conta aqui pra nós
    A grana que entrou na sua conta é do Queiroz?
    Hey capitão, como isso aconteceu?
    Levante a mão pro alto e agradeça muito a Deus
    Zero 1 é Willy Wonka
    Zero 2 é Bananinha
    Zero 3 Tonho da Lua, que comanda a turminha

  8. Paulo Araújo

    Com essa atual geração de milicos nada é tão ruim que não possa piorar. Boa parte deles tem o QI de uma ameba. Um general disse que o nordeste brasileiro estava no hemisfério norte. Outro general mostrou para o mundo uma imagem de floresta, afirmando ser da Amazônia, mas que continha um mico-leão-dourado, animal típico da Mata Atlântica. Já o capitão, esse não tem concorrência. O futuro presidente Ciro Gomes foi feliz quando o caracterizou como chimpanzé metido a engraçado. Obviamente, sem intenção de ofender os chimpanzés.

Comments are closed.