Hum, dois, nem feijão nem arroz baratos
   11 de setembro de 2020   │     14:42  │  20

Por que o preço do arroz e do feijão disparou? Para entender e não ser enganado, só há um recurso: ler e entender, inclusive, o que se posta nas redes sociais.

Quem ler e entende vai se lembrar que no ano passado o governo brasileiro apelou desesperadamente à China para que salvasse do malogro anunciado o leilão do pré-Sal.

E o governo comunista chinês atendeu o apelo e salvou o leilão, mas, obviamente exigiu a contrapartida que era – e ainda é -, a exclusividade na compra de grãos ( milho, soja, feijão e arroz ).

Para estimular os produtores e atender à exigência da China, o governo brasileiro manteve a política de desvalorização do real em relação ao dólar. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pressionado pelos produtores norte-americanos, reagiu sobretaxando o aço e o alumínio brasileiro.

Trump exigiu que o presidente Jair Bolsonaro “valorizasse o real”, no lugar de desvalorizá-lo, porque assim desestimularia as exportações brasileiras. Mas, não dá para o governo brasileiro fazer isso, por vários motivos:

1)O Brasil precisa expandir as exportações.

2)O Brasil tem o compromisso com a China, que o ajudou a salvar do malogro o leilão do pré-Sal.

3)O governo brasileiro não tem saída; ou mantém o acordo com a China, ainda que correndo o risco dos preços do feijão e do arroz dispararem, como estão disparando, ou perde a salutar parceria com os comunistas.

Essa é a única e a verdadeira explicação para a disparada dos preços desses alimentos no país. A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, aposta no aumento da produção, o que implica em expansão do plantio, para equilibrar o preço no mercado interno.

O governo Bolsonaro entrou na chamada “sinuca de bico” e depois de apelar ao “patriotismo” dos donos de supermercados, apelo esse infantil, está agora desmentindo seguidamente que não haverá tabelamento.

Tabelar preço é a mesma coisa que mandar cortar o vento.

Também não é verdade, para não dizer que é mentira, que a disparada dos preços desses produtos deve-se ao pagamento do auxílio emergencial, no combate à pandemia causada pelo coronavírus.

Não tem nada a ver.

Então, fica assim: um, dois, nem feijão nem arroz. Pelo menos, até que a produção interna seja capaz de suprir a demanda, sem comprometer os compromissos assumidos com as exportações.

Simples assim.

COMENTÁRIOS
20

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. EU QUERO SABER

    QUANDO O DELEGADO DA PF PERGUNTAR: SR. PRESIDENTE, POR QUE A SRA. MICHELLE RECEBEU TANTOS CHEQUES DO SR. FABRÍCIO QUEIROZ?, BOLSONARO DIRÁ QUERER ESMURRA-LO, OU ISSO SÓ VALE PARA JORNALISTA?

  2. paulo camara

    esse comentarista ai é mais um lacrador que faz estagio na globolixo todo esquerdista é radical eu fico me perguntando como pode ua pessoa que estudou botou um diploma universitario debaixo do braço e fica defendendo um ladrão pra mim só tem uma resposta não tem cerebro tem merda na cabeça

    1. DELEGADO DA PF

      QUANDO EU PERGUNTAR SOBRE OS CHEQUES DO SR. FABRÍCIO QUEIROZ E O PRESIDENTE SEQUER PENSAR EM ME ESMURRAR…AI, AI, AI…

    2. Alves

      E so estou vendo lacrador do lado da esquerda, quando o filho do Excelentíssimo disse que pra fecha o STF basta um cabo e um soldado isso é o que se não for lacracão quero ver agora ele fecha o STF, acho que a frase correta é pra prender a família Bolsonaro e necessário só um soldado.

  3. Leozinho amor e luz

    Os EUA acima de tudo, o Trump acima de todos…
    que palhaçada de mal gosto do Bozo, lascando com os produtos de etanol ao zerar a tarifa de importação do etanol americano, para ajudar Trump a se eleger.

    Qual o gado que concorda com isso????

  4. Governo Bolsonaro em Alta

    Alta do arroz
    Alta do Feijão
    Alta da gasolina
    Alta das queimadas
    Alta do dólar
    Alta da intolerância
    Alta da estupidez
    Alta da pobreza
    Alta do fascismo
    Alta do desemprego
    Alta da fome
    Alta dos ataques aos jornalistas
    Alta de perseguição
    Alta da carne
    Alta da censura
    Alta dos grupos de milicianos

  5. Barbosa

    Bob, cobre dos governadores e prefeitos que proibiram o povo trabalhar. Você é doido ou é burrice nesmo? Voce esqueceu que vocês defendiam o ” fique eu casa: ? Agora a conta está chegando. Não é só arroz e feijão que está faltando não, continua ficando em casa, e espera que as coisas caiam do ceu.

    1. Analista justo

      Patriotismo é isentar o imposto do etanol para ajudar o presidente de nação prejudicando os produtores brasileiros.

      Trump deve achar que o brasileiro é mesmo um grande idiota, ele tá certo.

    1. Analista justo

      Falta de respeito com o jornalista. Lamentável como a agressão em nossa sociedade cresceu com o bolsonarismo. A verdadeira nação brasileira não quer isso. O mendrião e os milicianos precisam sair do poder

  6. Sou bem informado sempre vejo o zap nolsonarista

    Viva bosonalo, nosso eloi, nosso eloi…..
    ele é o cala, muto bom mermo.

    viva nosso eloi… viva nosso eloi
    eloi nao diz onde ta o dileiro… viva bosonalo
    89 mil nosso…
    Ele é nosso eloi

  7. ex-COXINHA

    O CUSTO DE VIDA EXPLODIU COM BOLSONARO. AGORA TODOS PAGARÃO POR CAUSA DA BURRICE DE UM BANDO DE TROUXAS QUE COLOCARAM ESSA HECATOMBE NO PODER.

  8. Walter

    Ah, meu presidente é um primor de competência. Logo funda uma imobiliária. 30 anos na política. Enquanto eu vou sendo manipulado pelo gabinete do ódio, e fico falando em comunismo, e vendo comunista em toda parte, a China comunista está comendo arroz pela manhã, pela tarde e pela noite

Comments are closed.