Senador Renan derrota Dellagnol por 9 a 1
   9 de setembro de 2020   │     2:26  │  15

Ao contrário do que o ministro Celso de Mello entendeu como liberdade de expressão, o ministro Gilmar Mendes entendeu como sendo manifestação indevida e daí enviou ao Conselho do Ministério Público o processo contra o procurador Deltan Dellagnol, movido pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL).

Trata-se do caso sobre a eleição para a presidência do Senado, que Renan disputou em janeiro de 2019 e perdeu para o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP).

De fato, o decano do Supremo Tribunal Federal errou na avaliação, porque não se tratou de simples liberdade de expressão. Ainda que a manifestação de Dellagnol, torcendo contra a candidatura de Renan, não tenha influenciado no resultado, e não influenciou mesmo, é vedado ao agente público se manifestar fora dos autos.

Dellagnol chegou a postar nas redes sociais que a eleição de Renan comprometeria as medidas de combate ao crime.

A manifestação do procurador, repito, não influenciou no resultado e lembro-me que uma semana antes da eleição, ao conversar com o ex-deputado João Caldas, ele me disse que Renan não tinha os votos que contava. Renan não teria sequer a totalidade dos votos dentro do próprio MDB, porque a senadora Simone Tebet, que disputou com o senador alagoano a indicação do MDB para concorrer à presidência do Senado, rachou a bancada e iria votar em Alcolumbre.

Ou seja, as publicações e a campanha de Dellagnol nas redes sociais não influenciaram o resultado da eleição, mas essas manifestações significam ingerência indevida de um poder em outro poder, ainda que possam ser confundidas, como foram, com liberdade de expressão.

O procurador prometeu recorrer ao Supremo Tribunal Federal, mas será impossível justificar qualquer entendimento contrário aos 9 a 1. Exceto, claro, se mudaram a lei para permitir que o agente da lei possa se manifestar também fora dos autos e torcer pelo resultado que lhe interessa, baseado apenas em ilações.

COMENTÁRIOS
15

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Alípio José Meireles Sá

    O Canalha do Deltan não é aquele que pediu passagens e hopedagens no Beach Park para ele e a família, e mais 30k, para fazer uma palestra contra a corrupção dos outros??

  2. Barbosa

    Bob, você deveria ter vergonha de comemorar essa vitória do Renan, quem perdeu nao foi o povo. Veja quantos processos esse procuradore responde por corrupção e veja quantos processos responde o Renan. Quanto a Gilmar Mandes eu gostaria da sua opinião quando as conversas dele por telefone com o Aécio e o governador Sinval Barbosa, isso sim deveria ser crime. Renan sempre teve a maioria dos ministros nas mãos, descumpriu várias decisões do STF quando presidente do senado, e nunca nada lhe aconteceu. É vergonhoso viver em um pais onde se comemora a vitoria de um sujeito envolvido em corrupção, eu sugiro que voce Bob, faça uma entrevista com o Sérgio Machado, e publique o que ele tem a dizer sobre esse sujeito chamado Renan. Triste do sabido se nao existisse os idiotas..

  3. Julius Robert Hoppenheimer

    A INJUSTIÇA É PIOR DO QUE A MORTE, PORQUE PROVOCA INFELICIDADE PERMANENTE, TORNANDO A VIDA INSUPORTÁVEL.
    ESTE É O MAL CAUSADO À NAÇÃO, PELO JUDICIÁRIO BRASILEIRO!!!

    É ou não é, Ruberto…

    10000% BOLSONARO!!!
    👉🇧🇷👉🇧🇷👉🇧🇷👉🇧🇷👉🇧🇷👉🙏

  4. Julius Robert Hoppenheimer

    Se a obrigação de obedecer a tipos como Borroso, Faquinha e Imoraes é absoluta e irrecorrível, o Brasil está condenado a ser, para sempre, uma comédia de crimes.

    É ou não é, Ruberto…

    10000% BOLSONARO!!!
    👉🇧🇷👉🇧🇷👉🇧🇷👉🇧🇷👉🙏

  5. Julius Robert Hoppenheimer

    Se eu fosse o presidente, eu cederia aos senadores todas as vantagens que eles pudessem exigir legalmente, em troca de um compromisso de colocar em julgamento os hominhos do STF.

    Cederia ou não, Ruberto…

    10000% BOLSONARO!!!
    👉🇧🇷👉🇧🇷👉🇧🇷👉🇧🇷👉🇧🇷👉🙏

  6. Julius Robert Hoppenheimer

    Uma das principais funções da mídia como ORGANIZADOR COLETIVO é indicar à massa militante os alvos preferenciais de ódio e de ataque. Indicar com nome, endereço, CPF etc.
    A velocidade com que a massa popular aceita as ordens da mídia e até as chama de “ciência” é a prova cabal de que o ORGANIZADOR COLETIVO cumpre o seu papel.

    É ou não é, Ruberto…

    10000% BOLSONARO!!!
    👉🇧🇷👉🇧🇷👉🇧🇷👉🇧🇷👉🇧🇷👉🙏

  7. Hélcio Brandão

    O lavajatismo arrasou com a indústria aqui do Rio. Uma coisa é investigar, detectar e punir. Mas a praia deles sempre foi a de fazer negócio escuso e lesa-pátria, não se importando com o caos social que geravam.

  8. Ronaldo

    Esse 9×1 é uma vergonha maior que os 7×1, agora Bob é ingerência de poder p/outro, mas quando é o supremo vale tudo, no Brasil do PT os bandidos prende os mocinhos. Kkkkkk.

    1. Fiscal do Cartão Corporativo

      Amigo, o seu presidente, colocou o Aras para acabar com a lava jato, NÃO FALE SÓ DO PT.
      Assim vc ofende a minha inteligencia, que não é muito lá essas, coisas, mas qualquer pessoa percebe isso. O PRESIDENTE QUER ACABAR COM A LAVA JATO, NESSE PONTO BOZONARISTAS E LULISTAS SE ENTENDEM.
      AGORA ELE É CONTRA A PRISÃO EM SEGUNDA INSTANCIA. RSRSRS
      EU FICO IMAGINANDO O NÓ QUE OS APOIADORES DO BOZO DÃO NA CABEÇA COM ESSAS INFORMAÇÕES… AÍ VEM COM WHATASAPP DO STF, DO RODRIGO MAIA, E DO CONGRESSO…
      MENOS COISA DO EXECUTIVO KKKKKKKKK

Comments are closed.