Por que a crítica construtiva de Gilmar Mendes melindrou tanto?
   13 de julho de 2020   │     20:45  │  13

O ministro da Defesa, general Fernando Azevedo, anunciou que entrará com representação contra o ministro Gilmar Mendes na Procuradoria-Geral da República.

E o que o ministro Gilmar Mendes fez ou disse de tão grave, capaz de incomodar a área militar do governo Bolsonaro?

Nada. O ministro do Supremo Tribunal Federal não disse nada além de alertar para o óbvio ululante, que é colocarem a conta das mortes causadas pela pandemia do coronavírus sob responsabilidade do Exército.

O jornalista Reinaldo Azevedo, da Bandnwes, resumiu muito bem a reação da área militar do governo, comparando-a com a reação natural de quem é flagrado ou advertido sobre um erro, do qual se envergonha ou se arrepende de ter cometido, mas não admite ser exposto.

A declaração do ministro Gilmar Mendes, que desagradou a área militar do governo, foi esta:

-“Não podemos mais tolerar essa situação que se passa no Ministério da Saúde. Não é aceitável que se tenha esse vazio. Pode até se dizer: a estratégia é tirar o protagonismo do governo federal, é atribuir a responsabilidade a estados e municípios. Se for essa a intenção é preciso se fazer alguma coisa. Isso é péssimo para a imagem das Forças Armadas. É preciso dizer isso de maneira muito clara: o Exército está se associando a esse genocídio, não é razoável. É preciso pôr fim a isso“.

O que Gilmar Mendes disse é a pura verdade. Ou o Brasil não é o único país em meio à pandemia causada pelo coronavírus, sem ministro da Saúde? Ou o Brasil não é o único país em meio à pandemia causada pelo coronavírus, que demitiu médicos do Ministério da Saúde?

Se contra fatos não há argumentos, então qual o motivo de a critica construtiva de Gilmar Mendes ferir tantas suscetibilidades?

Só pode haver um motivo, que é aquele de quem reage ao se vê exposto no erro que cometeu. Foi um erro e está sendo um erro o Ministério da Saúde continuar sendo dirigido por um general, porque a conta do fracasso anunciado e iminente – o país já registra mais de 72 mil mortes -, vai para quem?

O ministro Luiz Henrique Mandetta foi demitido porque  advertiu que o número de mortes iria ultrapassar os 100 mil, enquanto o presidente Jair Bolsonaro desempenha o papel de “garoto-propaganda” do coronavírus.

Bolsonaro disse que não era coveiro, para contar mortes; desdenhou do número de mortes, quando disse “e daí?”; saiu às ruas sem máscaras desafiando a quarentena e promovendo aglomerações e “prognosticou” que todo mundo vai morrer um dia.

Diante de tudo isso, a fala do ministro Gilmar Medes deve servir como conselho e advertência para que não caia no colo das Forças Armadas, especialmente do Exército, essa conta de números tão nefastos. Faz-se urgente reagir sim, mas para evitar essa ligação danosa entre uma força de estado e um governo que é mundialmente conhecido como negacionista da pandemia.

O ministro Gilmar Mendes prestou um serviço, especialmente, ao Exército, que está sendo lamentavelmente levado a se confundir com o governo Bolsonaro, e isso é péssimo. As Forças Armadas são instituições de respeito, que estão acima do governo.

De qualquer governo.

COMENTÁRIOS
13

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. FEIJÓ

    A VERDADE É QUE NO PERÍODO MILITARIZADO DO GOLPE DE 1964 DEIXARAM UM RASTRO DE CORRUPÇÃO TÃO GRANDE QUE AS DIVIDAS DOS USINEIROS QUE LEVARAM A FALÊNCIA O ANTIGO PRODUBAN FORAM TODAS PERDOADAS .QUEM DAVA AS CARTAS NOS SETORES CORRUPTUCIONAIS, INSTRUMENTO ESSE LIGADO AOS MILITARES DA ÉPOCA QUE NADA FAZIAM,ASSIM COMO HOJE QUE VIVEM NOS QUARTÉIS COÇANDO OS OVOS E PARASITANDO A NAÇÃO COM SEUS ALTOS SALÁRIOS PAGOS COM OS IMPOSTOS DO CONTRIBUINTE BRASILEIRO. DIZEM QUE POR AÍ ESTÁ VINDO UMA GUERRINHA TIDA COMO PATRONO OS ESTADOS UNIDOS NUMA TENTATIVA DE AVANÇAR RUMO A VENEZUELA, BOM SERIA QUE COMEÇASSE JÁ E DE IMEDIATO O BRASIL FOSSE PARA LINHA DE FRENTE COM ISSO TENTARIAM COLOCAR CERCA DE 200 MIL MILITARES PARA FAZER ALGUMA ATIVIDADE UMA VEZ QUE VIVEM NA DESOCUPAÇÃO DESDE O BRASIL IMPÉRIO COM DÃO PEDRO I.

  2. Observador

    O Brasil só será um país desenvolvido e civilizado, quando não precisar da tutela militar. Os militares se acham deuses, perfeitos, que não podem ser criticados e querem se meter em tudo, inclusive na saúde pública, onde querem até emitir receitas e tratamentos médicos.

  3. FORA BOLSONARO

    É GENERAL INCOMPETENTE NA SAÚDE, DEIXANDO O POVO À MÍNGUA. O RESULTADO É QUE ESTÁ MORRENDO GENTE COMO NUNCA SE VIU NO BRASIL.

    É GENERAL “CUIDANDO” DA AMAZÔNIA…PRA ELA DEIXAR DE EXISTIR!

    BRAZZZZZIL!!!!

  4. Alberto Lima

    Bob, cai na Real o Brasil esta mudando e pra melhor.
    Chora esquerdalha nojenta
    ACABOU A MAMATA
    A MAMATA ACABOU
    Kkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkk

  5. Marina

    Vamos criticar antes os Estados, com seus GABINETES MILITARES que espalham feito “fuá de confeito pra menino buchudo” policiais militares pra os mais diversos setores totalmente alheios à segurança pública, tirando da rua quem deveria dar segurança ao povo. Isso não é uma gestão eficiente de recursos públicos. Oficiais da polícia militar, que deveriam trabalhar nos seus quartéis, ficam em funções totalmente estranhas à segurança pública.

    1. Brasil Brasileiro

      👏👏👏👏👏Assino embaixo, Marina! Realmente, esses arranjadinhos deturpam o serviço público, causando um enorme prejuízo para o contribuinte. Para piorar, ainda tem aqueles larápios que desviam objetos, e até combustível!, da caserna. Pode uma coisa dessa?

  6. Manoel Assis

    Lugar dessa gente não pode ser outro que não dentro dos quartéis, esperando uma guerra, ou então guardando nossas fronteiras. Fora disso é malandragem para encher o rabo.

  7. Leozinho amor e luz

    Brasil 🇧🇷 está virando uma Venezuela, nosso presidente copiou o modelo do Maduro. Maduro para garantir a perpetuação no poder, colocou os militares no governo com muitas bebesses.
    São três mil militares trabalhando no planalto, até a casa civil , temos, vejam só, um militar.
    Ninguém percebe isso????

  8. Barbosa

    Bob, voce é doido, imbecil ou mal intencionado.? Gilmar Mendes, aquele flagrado em conversas nada republicana com o governador Sinval Barbosa e o Aécio Neves, esqueceu que o STF deu autonomia a governadores e prefeitos para decidirem como ccombaterem o Coronavirus em seus estados? E o que Gilmar Mendes, ou você diz do dinheiro enviado pelo governo Federal e que foi desviado?

    1. ANALISTA IMPARCIAL

      Quando o STF, deu a autonomia dos estados de abrirem ou não, não isentou o governo Federal de suas responsabilidades, mas esse papinho do extremismo nós já conhecemos não é mesmo?
      E o Lula, globolixo, esquerdista, socialista de iphone, vai pra venezuela, etc, etc, etc.
      TUDO PARA FAZER UMA CORTINA DE FUMAÇA PARA O POVO NÃO VER O DESASTRE DESSE GOVERNO.
      Falar em cortina de fumaça, bota cortina nisso, amazônia, ta pegando fogo, o desmatamento, nunca se viu antes, como nesse governo. A profissional do INPE, já foi demitida, talvez porque não querer mentir, quem sabe, não divulgar os números sem mascarar recentes sobre o desmatamento.

  9. ex-bolsonarista

    Os militares são a salvaguarda da nação. Mas existe a erva daninha para prejudicar todo o resto. Só vim descobrir no fim de 2019 que o presidente que elegi era um mau militar e foi expulso do Exército por terrorismo. Já era tarde, né?

  10. Alípio José Meireles Sá

    Fica parecendo que o militarismo é um covil para asininos, como deixou transparecer a superlativa burrice do dublé de ministro, ou jeneral da morte, Pazuellu. Para ele, o Nordeste pertence ao hemisfério Norte! Meu fio não entende bulhufas de geografia ou, à moda do chefe, quer entregar logo para os gringos essa porção de terra????

Comments are closed.