Bolsonaro surpreende e comanda reunião sem palavrões e ameaças
   10 de junho de 2020   │     6:25  │  14

Surpreendente a reunião do presidente Jair Bolsonaro, na terça-feira, 9, com os ministros.

Por que foi surpreendente?

Porque pela primeira vez, desde a posse em janeiro de 2019, não se ouviu um palavrão sequer, uma ameaça sequer aos outros poderes e à democracia.

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, não sugeriu fechar o Supremo Tribunal Federal; o Salles, ministro do Meio-Ambiente, não sugeriu aproveitar a atenção voltada para a pandemia do coronavírus e “passar com a boiada”, aprovando de roldão os projetos de desmatamento da Amazônia e da Mata Atlântica; a ministra da Mulher, Damares Alves, não sugeriu prender prefeitos e governadores, e o ministro Paulo Guedes, da Economia, não sugeriu “vender essa porra”, referindo-se ao Banco do Brasil.

Foi uma reunião civilizada, como jamais se viu, pois não.

Sabe-se, contudo, que isso não significa que o governo mudou de ideia e corrigiu o rumo que havia traçado porque fez auto-crítica. O novo comportamento civilizado na reunião ministerial deve-se à preocupação do governo com o Tribunal Penal Internacional de Haia.

O Tribunal de Haia, cuja sentença mais grave é a prisão de um presidente da República, como de fato já ocorreu, recebeu duas denúncias-crimes contra o governo Bolsonaro – uma denúncia apresentada pela Comissão Arns de Direitos Humanos e a outra pelo Coletivo de Advogados e Direitos Humanos.

As denúncias referem-se a crimes praticados contra povos indígenas e crimes ambientais, recheados de provas. A própria fala do ministro da Educação na reunião ministerial em abril passado, dizendo que “odeia” o termo povos indígenas, é uma das provas.

Acrescente-se aí, por fora dos autos, claro, a decisão da comissão da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, proibindo o governo americano de fazer negócios com o Brasil devido às agressões e desrespeito à política de preservação ambiental.

São esses os motivos pelos quais o governo Bolsonaro se viu acoçado e trocou os tons raivosos, agressivos e ameaçadores que caracterizaram essas reuniões, pelos posicionamentos civilizados e tons amenos.

Será que ainda há tempo de corrigir?

 

 

COMENTÁRIOS
14

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Zé Auxílio & Moradia

    Ainda esperando o jipe e o soldado fechar o Supremo. Ou o golpe militar do Eduardo Bananinha. Ele garantiu! Não é SE, mas QUANDO vai ocorrer. Que Mêda!!

  2. FORA BOLSONARO

    GOVERNO GASTANDO DINHEIRO PÚBLICO PARA FAZER FAKE NEWS ATÉ EM SITES PORNÔS. ESSA MAMATA TEM QUE ACABAR!

  3. PROGRESSISTA PORRETA

    AMIGO BOB, NA VERDADE, TODO COVARDE TEM MEDO DA JUSTIÇA. O PROBLEMA É ELA SER EXERCIDA A TEMPO DE CORRIGI-LOS. FELIZMENTE OS ARROCHOS QUE O JUMITO E SEUS MINISTROS VIGARISTAS ESTÃO LEVANDO, TÁ SURTINDO EFEITO. MAS NÃO PODE, AGORA, DEIXA-LOS RELAXAR NÃO. O APERTO TEM QUE CONTINUAR. MELHOR, OS PEDIDOS DE IMPEACHMENT TEM QUE CONTINUAR SENDO ENTREGUE NO CONGRESSO.

  4. Eraldo

    Bobi vc lembra quando seu ex-presidente aquele q passou um ano preso fazia reuniões totalmente embriagado e contando suas piadas imorais para o momento, na frente de senhoras kkkk será q era senhoras mesmo kkkkk bobi vc é um lixo de pessoa

  5. Leozinho amor e luz

    Bob, me responda uma coisa:
    Qual o único país do mundo em que um astrólogo ameça seu presidente diretamente dos EUA, e o presidente fica pianinho?
    Qual o único país do mundo onde se nega a ciência e os institutos de pesquisas?
    Qual o único país do mundo que mudando os conceitos científicos muda a forma de contar os mortos, maquiando os números na pandemia?
    Qual o único país do mundo onde o ministro da educação, não faz outra coisa para melhorar a educação e fica escrevendo de forma errada mostrando o quanto não tem a ver com a educação?
    Qual o único país do mundo onde uma fundação que foi criada para promover a preservação dos valores culturais, sociais e econômicos decorrentes da influência negra na formação da sociedade brasileira, é presidida por um homem que nega os valores do negros e os desrespeita?
    Qual o único país do mundo onde o ministro do meio ambiente, ta se lixando para o meio ambiente, quer mais tocar fogo em tudo e entregar terras aos grileiros?
    Qual o único país do mundo onde tem um empresário que se diz patriota, mas suas empresas tem o simbolo da estátua da liberdade dos EUA?
    Qual o unico país do mundo presidido por um homem que se diz cristão, mas adora xingar todo mundo , dizer palavras de baixo calão e adora armas que mata, gosta do confronto, e não gosta da verdade, embora viva dizendo um trecho bíblico, “conheceres a verdade e a verdade os libertará”
    Qual o único pais do mundo, onde os que clamam pela democracia querem fechar os órgãos que asseguram a democracia?
    Qual o único país do mundo , onde em manifestações “patrióticas” andam enrolados em bandeiras de outras nações?
    Qual o único país do mundo que em tempo de pandemia, nao tem ministro da sáude?
    Tem muito mais perguntas, por enquanto deixo essa, sei que voce nao saberá responder.

    1. Alípio José Meireles Sá

      Amigo Leozinho, você foi muito feliz nessas suas explanações. O Bozo transforma cada vez mais o Brasil no país da piada pronta. Veja também o caso do Ministério da Saúde. Daqui a pouco vai se chamar MIStério da Saúde, devido ao obscurantismo do presidente responsável pela maior mortalidade de brasileiros em todos os tempos.

  6. Barbosa

    Bob, acho que você faz parte do gabinete do ódio, nesse teu blog ninguém ver outra notícia a não ser falar do Bolsonaro, vire o disco, fale qualquer outra bobagem. Antes o assunto era o Temer e golpe.

  7. FEIJÓ

    REUNIÃO MINISTERIAL DE BOLSONERO COM PALAVRÕES OU SEM, TANTO FAZ OS CARAS SÃO DE BAIXO NÍVEL INTELECTUAL. T A L K E Y !

Comments are closed.