Bolsonaro desmoraliza Moro ou Moro desmoraliza Bolsonaro
   23 de abril de 2020   │     17:50  │  15

Brasília – A fatura do toma lá, dá cá, que Jair Bolsonaro conhece muito bem, pois foi deputado federal por sete legislaturas ou 28 anos, voltou à moda com ele na presidência da República.

A vítima agora é o ministro da Justiça, Sérgio Moro, que acreditou na conversa de Bolsonaro quando lhe convidou para o ministério, de que teria “carta branca”. Além da pressão do centrão, tem a preocupação de Bolsonaro quanto aos crimes praticados pelos filhos e que se avolumam a cada dia.

Moro chamou o delegado da Polícia Federal, Maurício Valeixo, para dirigir a PF e Bolsonaro fingiu concordar, mas ficou remoendo. De vez em quando, ameaçava trocar o diretor-geral da PF, como ocorreu em agosto do ano passado.

Recuou diante da reação de Moro.

Agora, Bolsonaro, que se elegeu com o discurso – falso, pois não -, sobre o fim da velha política, retorna às antigas práticas, que ele conhece bem como deputado, ao negociar com o PTB e o Progressista, dois partidos historicamente envolvidos em corrupção e com o maior número de denunciados pela Operação Lava Jato. Isso, agravado com o desespero de proteger especialmente Carlos Bolsonaro, apontado como o operador dos crimes cometidos antes, durante e depois da eleição.

O presidente também quer impedir a aprovação da mudança do regimento interno da Câmara, para permitir a reeleição do presidente Rodrigo Maia, que ele escalou para desafeto, e, para tal, negocia com o centrão, exatamente o centrão, especializado na prática do toma lá, dá cá.

Roberto Jefferson, dono do PTB, e ex-presidiário denunciado por corrupção; Valdemar da Costa Neto, dono do Progressista, ex-presidiário, que escalou o deputado alagoano Artur Lira, também denunciado, mas salvo pela imunidade parlamentar, como lugar-tenente na negociação com Bolsonaro para fatiar cargos públicos relevantes, são agora os “caras” do governo.

E o que eles exigiram? Exigiram a cabeça do diretor-geral da Polícia Federal, claro. O novo diretor da PF – pasmem! -, seria escolhido num consenso entre o presidente e os representantes do centrão que, assim, passariam a controlar a investigações sobre os crimes cometidos.

A Folha de S. Paulo descobriu a trama – graças, obviamente, à liberdade de imprensa -, e denunciou o esquema operado na surdina lá no submundo do governo. Informado da troca do diretor da PF, Moro disse a Bolsonaro que, se Valeixo sair, ele sai também.

Encurralado na sinuca de bico, Bolsonaro tem de um lado os “probos” Roberto Jefferson e Valdemar da Costa Neto, “arautos da moralidade, dos bons costumes e da nova política” e, do outro lado, o ex-juiz Sérgio Moro.

O que fazer?

O presidente não sabe e permanece perdido no emaranhado de encrencas que ele mesmo criou. Bolsonaro apelou para o general Braga Neto, da Casa Civil, e o general Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo, para tentarem convencer Moro a não sair.

Ou seja, convencer Moro a aceitar ser desmoralizado como ministro e como homem. Será possível isso?

COMENTÁRIOS
15

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. PROGRESSISTA PORRETA

    QUE PRAZER QUE TENHO DE DIZER: TCHAU QUERIDO. E LEVE A SUA ORCRIM DE CURITIBA LAVAGISTA COM VOCÊ.

  2. Barbosa

    A saida de Sérgio Moro só confirma sua seriedade, acho que agora vai acabar aquela conversa afiada de que Sérgio Moro condenou o Lula sem prova, para beneficiar Bolsonaro e em troca ganhar uma cadeira no STF. Moro nao comunga com safadeza.

    1. Guilherme F.M. de Albuquerque

      kkkkk o Marreco foi traído kkkkkkkkkk perdeu a cadeira do STF e ficou chupando dedo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  3. Observador

    Caro Bob. Eles destruiram a economia do país, elevaram o nível de desemprego e fizeram julgamentos totalmente forjados. FHC, por exemplo não poderia ser investigado. Apostaram no bozo e quebraram a cara.

  4. roberto quantico

    ENQUANTO ESSAS SUPOSTAS AUTORIDADES BRIGAM ENTRE SÍ O BRASIL ENTERRA SEUS MILHARES DE MORTOS EM COVAS COLETIVAS COMO OCORREU NOS CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO NA ALEMANHA.E O PICO DA DOENÇA NEM CHEGOU AO ÁPICE.
    SE TIVESSEM VERGONHA DEIXAVAM PARA BRIGAR SE SOBREVIVEREM AO COLID19
    EM OUTRA OPORTUNIDADE. VERGONHA POUCOS POSSUEM PRINCIPALMENTE SE FOREM POLITICOS. ACORDEM TODOS POIS O DESASTRE AINDA ESTÁ POR VIR.

  5. Zé Auxílio & Moradia

    Quem é o presidente, afinal de contas? Que zorra é essa? Numa semana, o Ministro da Saúde dita como o presidente deve se portar, noutra semana, o Ministro da Justiça impõe ao superior hierárquico quem pode ou não ser demitido? Os golpistas de 2016 deixaram o Brasil com cara de republiqueta de bananas.

  6. Patriota

    Todo ladrão têm medo de polícia,se o cara for um cidadão de bem apóio as leis e mais ainda quando são aplicadas de bandidos vão pra cadeia os que são contra apoiam ladrão ou são favorecidos

  7. João Caldas

    Que todos os Golpistas, incluindo o Bozo e o Moro paguem por toda desgraça que fizeram com o Brasil e com os brasileiros. O meu país só terá a paz e a alegria de volta, quando estes vermes sumirem do mapa.

    1. Heitor

      Penso da mesma forma. Nosso lindo país foi transformado pelos golpistas na pátria amada da desordem, crime, desfalques, milícia.

    2. Patriota

      Deixa de ser oportunista rapaz paz de volta?tua merda de PT nos afundou e hj estamos vivendo o legado sujo e sombrio que o Luladrão nos deixou vcs deviam ter era vergonha de comparar Bolsonaro com um presidiário…

Comments are closed.