Generais assumem o comando e Bolsonaro recua
   24 de março de 2020   │     18:57  │  2

Brasília – Por que o presidente Jair Bolsonaro baixou o tom e recuou da ideia de se confrontar com os governadores, que assumiram a dianteira do comando ao combate à epidemia do Coronavírus?

Essa pergunta foi o tema das conversas entre políticos aliados ou não ao governo, depois de se surpreenderem com a brusca mudança de posicionamentos de Bolsonaro em relação aos governadores do Nordeste – que ele desdenhava e humilhava.

O que aconteceu que fez o presidente mudar bruscamente?

Aconteceu que os generais Fernando Azevedo ( Defesa ), Braga Neto ( Casa Civil ) e Luiz Eduardo Ramos ( secretário de Governo ) decidiram intervir. Eles se contrapuseram ao ministro da Economia, Paulo Guedes, que havia orientado Bolsonaro a enfrentar os governadores e revogar a ordem deles ( governadores ) para quarentena geral nos Estados.

Os generais apoiaram a decisão dos governadores, lembrando que dois ministros militares, o general Augusto Heleno ( Gabinete de Segurança Institucional ) e o almirante Bento Albuquerque ( Minas e Energia ), contraíram o Coronavírus – logo, a pandemia não pode ser tratada sob a ótica estreita do ministro da Economia.

Bolsonaro atendeu aos generais que, embora de forma sutil e disfarçada, assumiram o protagonismo das ações do governo. O teste para o presidente está marcado para esta quarta-feira, 25, quando Bolsonaro terá de conversar, ainda que por vídeo conferência, com os ex-amigos e ex-eleitores,  ou seja, com os governadores de São Paulo, João Dória (PSDB) e do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSL), além dos governadores de Minas Gerais e do Espirito Santo.

De fato, o ministro Paulo Guedes perdendo o protagonismo nesse esforço nacional – e mundial -, de combate à pandemia, já é um bom sinal.

COMENTÁRIOS
2

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Denis

    O governador Witzel já sabe qual dos filhos estava no carro que conduziu os assassinos da Mariele. Está guardando para o momento chave.

  2. Alagoano

    Bob sabe nos informar porque o Hospital do exército entregou ao governo distrital após decisão judicial uma lista com o nome 17 infectados, sendo que dois nomes dessa lista foram omitidos?
    Outra pergunta, porque o presidente a exemplo do Donald Trump nao mostrou e não mostra os exames?
    Torço sinceramente que o presidente não esteja, aliás torço para essa pandemia acabar rápido com o menor número de vítimas. Questiono aqui a atitude do mandatário, isso não é atitude de um líder sério. Caso venha a se confirmar essa atitude dele de mentir. Caso o presidente esteja com o vírus oremos por ele. Todos estamos juntos nessa guerra.

Comments are closed.