Desconfiados, investidores somem e dólar passa dos 5 reais
   18 de março de 2020   │     18:38  │  5

Brasília – Apesar dos números apontando o agravamento da pandemia de Coronavírus e, pior, apesar de dois ministros, o general Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional, e almirante Bento Albuquerque, das Minas e Energia, estarem com a doença, o presidente Jair Bolsonaro teima em minimizar os efeitos da doença que acomete o mundo.

Ele é o único presidente a sustentar essa posição e até se expor publicamente, indo na contramão de uma crise que, se para os outros países tem efeitos restritos à pandemia da doença, para o Brasil vem agravar o que já estava ruim muito antes da pandemia.

Ou seja, se a pandemia deu ao ministro da Economia, Paulo Guedes, a desculpa para justificar a crise econômica grave que o país enfrenta desde o início de 2019, está faltando combinar com o mercado – que, obviamente, tem outra explicação para a queda dos investimentos e a fuga dos investidores.

Vamos recapitular: não havia ainda a pandemia de Coronavírus e em plena lua de mel com o novo governo, isto em 2019, os investidores retiraram R$ 44 bilhões e 200 milhões investidos na Bolsa de Valores brasileira. Este ano, só nesse primeiro trimestre e ainda sem a crise causada pelo Coronavírus, eles retiraram mais R$ 44 bilhões e 700 milhões – e isto, em apenas três meses.

A sinalização para este ano é de estagnação econômica e a previsão de crescimento do PIB ( Produto Interno Bruto ), estimada pelo governo em 2,2%, será na verdade de 0,5%, o menor PIB dos últimos 30 anos. Agrava-se o quadro com a escalada do preço do dólar em relação ao real, que é o maior da história desde a criação do Plano Real.

O valor de 1 dólar atingiu 5 reais e 14 centavos, mesmo com o governo torrando as reservas na moeda americana. Já são quase 50 bilhões de dólares que o governo Bolsonaro usou, apenas para evitar que a moeda americana dispare descontroladamente. O governo usou esse dinheiro para tentar conter a escalada da moeda americana e não conseguiu.

Tudo isso é reflexo dos posicionamentos do presidente que – pasmem -, em plena crise causada pela pandemia do Coronavírus, usou seu tempo na entrevista coletiva à imprensa nesta quarta-feira, 18, para explicar que não desacatou a orientação do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandete, “nem tem nada contra o ministro”.

Num ambiente governamental tão conturbado como esse, com o próprio presidente protagonizando desavenças e inseguranças, a pandemia de Coronavírus é mesmo uma tolice porque ela passa, mas o governo não demonstrou ainda que vai finalmente governar e pacificar o país.

Aliás, essa incerteza é que vem alimentando a fuga de capitais, o sumiço dos investidores e a escalada do preço do dólar para além do valor tolerável.

COMENTÁRIOS
5

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. João Caldas

    Hei Bozo! demite o Paulo Guedes e chama o Barbosa pra cuidar da Economia do Brasil. Que facilidade pra resolver problemas. Parabéns.

  2. Barbosa

    Chora petezada, cadê o Lula? Chama ele pra matar o Coronavirus. É só o governo aumentar os juros bobinho que os investidores volta pra ganhar dinheiro.

    1. Leozinho amor e luz

      Baibozinha amiguinho. Esses panelistas vermelhos de uma figa, estao atacando nosso presidente.
      Vamos aguardar a proxima orientação do Olavo, nosso heroi, Ele prometeu para nosso mito um robo ultramegahipermoderno, esses robos, vão bater panela. Eles vão imitar o som de uma panela, quando o nosso mito pedir para nois fazer panelaço, porque esses comunistas duma figa, fizeram ontem um panelaço terrivel. Maior que os panelaço contra a Dilma. Vamos ter calma, amiguinho, vamos chamar o exercito milicianico e atacar, todos que sao contra nois. Incrusive esses bolsominios arrependidos.

  3. Lionzinho amor e luz

    O pior presidente que o Brasil já teve.
    Ele não aprendi, mentiu muito na coletiva de hoje.
    Briga e cobra do Mandetta uma posição política e não técnica: ou seja, minta. Diga que a coisa não é grave!!
    Situação difícil dos bons profissionais.

    Ahh hoje tem panelaço e ele pra confundir disse que ia ter outro panelaço 09 horas. Querendo confundir o gado, mas o gado gosta.

Comments are closed.