Autor do Plano Real vê economia em declínio e crise aumentando
   15 de março de 2020   │     18:36  │  9

Brasília – O economista André Lara Rezende, um dos autores do Plano Real, advertiu para a crise que vai advir caso o governo insista na tese ultrapassada do “estado mínimo”. Ele criticou a política econômica adotada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, sustentando que não vai alavancar a economia.

Ex-dirigente do Banco Central, ele lançou livro sobre o modelo econômico baseado na tese do “Laissez Faire”, do economista Milton Friedman, para mostrar que funcionou apenas na década de 1960, mas, hoje, levou o Chile à crise e está levando o Brasil à estagnação econômica, com desemprego alto e a fuga de capitais.

Não por coincidência – digo eu -, Paulo Guedes é um dos economistas conhecidos como “Chicago Boys”, responsáveis pela crise econômica que eclodiu no Chile.

Para tentar evitar que a crise se agrave, o governo brasileiro já torrou 44 bilhões de dólares da reserva que o país mantém desde 2010 e, ainda assim, não foi capaz de evitar a fuga de capitais – o que nada tem a ver com a epidemia do Coronavírus -, que já soma R$ 44 bilhões em apenas três meses, além da disparada do preço do dólar – que já bateu a cada dos 5 reais.

Na sua análise, o economista André Lara Rezende sustenta a necessidade do governo brasileiro retomar a confiança dos investidores estrangeiros no país, sem o que será impossívl a retomada do crescimento.

Ou seja, no ano passado o PIB ( Produto Interno Bruto ) do país foi o menor já registrado desde 1989, “um pibinho” de apenas 1,1% de crescimento, e este ano já é certo que também não vai atingir a meta de 2,2% e deverá ficar no máximo em 1,6%, com a desconfiança que se mantém e as crises alimentadas pelo próprio governo afugentando os investidores e criando o clima de desconfiança generalizada no país.

Dizem que 2020 será mais um ano perdido.

COMENTÁRIOS
9

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. PROGRESSISTA PORRETA

    CHICAGO BOYS É UMA FACÇÃO CRIMINOSA. ONDE ELA ATUA O PAÍS OU EMPRESA FALEM E A QUADRILHA FICA RICOS. É O QUE ESTAR ACONTECENDO AGORA N BRASIL COM O PAULO JEGUE GUEDES PASSANDO INFORMAÇÕES SIGILOSAS PRA TURMA DE PIRATAS DELE. O BRASIL QUE SE FERRE.

  2. Leozinho amor e luz

    O UNICO MINISTRO EQUILIBRADO NESSE GOVERNO É O MANDETTA, mas não espalhem viu Bolsominions? porque se elogiar o Ministro o BOZO põe para fora. Os ruins que todos reclamam ele deixa, um exemplo claro é o ministro da “educassão”

    ATENÇÃO BOLSOMINIONS TORÇO MUITO PELO MEU PAíS, não pelos estados unidos, ontem tinha bandeira americana e o Trump expulsando nossos patriotas de seu país. QUE COISA!!!

    TORCER PARA O PRESIDENTE ACERTAR É CRITICAR OS ERROS ABSURDOS DESSE GOVERNO, MAS ISSO É DEMAIS PARA ENTRAR NA CABAÇA DO GADO. VEEM LOGO COM AIN PETISTAS, AIN COMUNISTAS, AIN VAI PARA CUBA.. FRANCAMENTE BURRICE TEM LIMITES

  3. Leozinho amor e luz

    Esse presidente de tão demagogo, irresponsável e populista deveria ser chamado de Odorico Paraguassú.
    Com uma diferença o nosso querido personagem era muito mais culto e não tinha medo da imprensa.

  4. Alagoano

    Guedes tá se lixando para o país quer mesmo ver as burras cheias dia banqueiros, sendo ele banqueiro faz sentido, tudo que tá acontecendo. Dólar 5 gasolina 5.
    Vamos lá, simpatia de bolsominion, chegando para abastecer faz arminha para a bomba que o preço cai !!

  5. Só a esquerda salvar

    E ainda há quem seja a favor do tal ESTADO MINIMO,mas isso é difícil demais para bolsominion compeender.

  6. Guilherme F.M. de Albuquerque

    kkkk tira o Bostonaro que o Brasil melhora kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Comments are closed.