Livro com muitas palavras? Não pode!
   6 de janeiro de 2020   │     2:31  │  4

por Aprigio Vilanova

O presidente, Jair Bolsonaro (sem partido), chegou a estapafúrdia conclusão de que o problema do livro é que ele está repleto de palavras. Tentando entender o quase pensamento presidencial a gente pode levantar diversas conclusões.

A primeira é que o presidente não entende nada de livro e nem de pensamento; para esta primeira constatação não preciso é ser nenhum bom observador para se chegar a esta conclusão.

A segunda é que o hábito da leitura nunca foi o seu forte, mas para chegar a esta nem era preciso tal declaração, basta conhecer o personagem.

A terceira em curso é o do projeto de destruir a educação pública brasileira, criminalizar o professor brasileiro e pasmem: o livro tem bastante texto! O plano do fracasso está caminhando sob os aplausos dos que tem defasagem de leitura.

O Brasil é um dos países que possui a população que menos lê, proporcionalmente; o brasileiro tem um enorme déficit, no que se refere a interpretação de texto. O que faz o presidente? Culpa o excesso de palavras contidas no livro.

A educação pública brasileira passou por um processo difícil de explicar, principalmente para os que acham que os livros tem palavras demais. Os mais saudosos regozijam a excelência do ensino público na década de 1950 e 60; mas são sabem eles que o ensino era pra 30% da população.

O Brasil, após o desmonte ocorrido durante a ditadura militar, sucateou a educação pública. Só após a redemocratização, ocorrida em 1989, é que a educação pública ganhou a dimensão que temos hoje: conquistamos a universalização.

O próximo passo que tem que ser dado é o de garantir a qualidade, mas o que diz o presidente? Muita palavra nos livros, esse é o problema! 

COMENTÁRIOS
4

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Nelson

    Eita Bôbinho…notícia ruim da gota do governo Bolsonaro !!!
    Governo transfere hoje para Estados e Municípios, 12 bilhões do excedente da ação honerosa de poços de petróleo da bacia de Campos !!! É a primeira vez que isso acontece kkkkkkkkkk já pensou Bob Esponja….um excedente desse nos tempos do governo do teu Padrinho Lula hahahahah….vamos fazer a partilha Cumpanheiros vermelhos kkkkkkkkkk.
    É como seu Padrinho Lula, diz; o problema desse governo Bolsonarista…. é a falta de cretinisse hahahahaha. Xora Bob Esponja !!!!!

    1. MAYAKOVISKI

      O perigo era se esses recursos chegassem à época em que cuidavas do combustível da caseena. Não se tem notícia de AFANO MAIOR na história da OPRObriosa!!!

  2. RAPHAEL

    BOÇALNARO CALADO É UM POETA. PELA BOCA ELE NÃO FALA, DEFECA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Comments are closed.