Moro: “Foi bola nas costas da PF, foi lambança”
   23 de junho de 2019   │     20:37  │  15

Aprigio Vilanova*

Desde que teve acesso ao vasto conteúdo envolvendo conversas entre os integrantes da força tarefa da Lava Jato e o então juiz Sérgio Moro, o Intercept Brasil buscou parcerias com outros veículos para publicação do material. 

A primeira parceria anunciada foi com a Folha de S. Paulo. Segundo o Intercept, a parceria se justifica para reportar a enorme quantidade de complexas histórias de interesse público encontradas nos materiais.

A Folha de S. Paulo publicou sua primeira reportagem neste domingo (23). A reportagem revela a articulação do Ministério Público para proteger o então juiz e evitar tensão no Supremo Tribunal Federal (STF).

As mensagens revelam temor de que o ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no STF, pudesse desmembrar os inquéritos uma vez que Moro controlava inquéritos de autoridades com foro privilegiado. Estes só poderiam ser investigados com a autorização da Suprema Corte. 

Moro reclama da divulgação feita pela Polícia Federal (PF) com os nomes dos políticos que estariam sob investigação. Na conversa, Moro discute com Dallagnol a melhor maneira para encaminhar os processos ao STF. 

Moro classifica a divulgação como ‘bola nas costas’ e ‘lambança’ da PF. Dallagnol justificou a Moro que não houve má-fé da PF. Moro retruca é afirma que mesmo que não tenha havido má-fé se trata de ‘lambança’. 

O relato da Lava Jato no STF, Teori Zavascki, já havia se pronunciado em outras oportunidades criticando o método utilizado na força tarefa e o vazamento das conversas envolvendo a ex-presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula.

Nas mensagens reveladas pela Folha de S. Paulo e Intercept Brasil, Moro questiona a mobilização articulada pelo Movimento Brasil Livre (MBL) que convocou protesto para a porta da residência do ministro Zavascki.

Moro classifica os integrantes do MBL de tontos. Em nota, o MBL rebateu a reportagem afirmando que a intenção é inocentar condenados. Moro, após a divulgação, disse que não reconhece a veracidade das mensagens, mas pediu desculpas ao MBL.

A internet não perdoou e a explicação do ministro da Justiça e Segurança Pública virou piada na rede. Questionaram os internautas: Como alguém pede desculpas por uma mensagem que diz não ter feito e que não reconhece a autenticidade?

O Intercept publicou editorial informando que esta primeira leva de reportagens terá como gancho revelar a relação próxima estabelecida entre o juiz e os procuradores e que a Folha foi a primeira parceria anunciada. Outras virão.

*Jornalista formado na Universidade Federal de Ouro Preto – MG

 

COMENTÁRIOS
15

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Alagoas

    Justiça do Distrito Federal autorizou que o senador Acir Gurgacz (PDT-RO), que cumpre pena em regime aberto, passe férias em um resort na ilha de Aruba, no Caribe. A viagem deve acontecer entre os dias 17 de julho e 3 de agosto.
    ESSE É O BRASIL….

  2. Sem Nome

    Aprígio,
    Moro: “Foi bola nas costas da PF, foi lambança”
    agora a bola ficou com o supremo,a simples soltura provisória faria se aquietar as coisas,agora o que estava ruim ficou bem pior

  3. Sem Nome

    Aprígio,
    Hoje tivemos o STF julgando o improvável,se poderia ou não conceder liberdade provisória ao Lula e de fato e direito negaram.Apesar do clamor mundial optaram por não julgarem a nulidade do processo por contaminação da árvore,não precisa ler e muito menos ouvir áudio do juiz e Cia,as provas são fartas porém não vem ao caso.Agora o beco sem saída foi consolidado,o ex-presidente brasileiro já é considerado preso político,o preço à ser pago seria muito menor com a soltura,vamos aguardar.

  4. Alagoas

    porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, afirmou nesta terça-feira (25) que o presidente Jair Bolsonaro determinou regras especiais de aposentadoria para policiais federais.

    Barros afirmou que Bolsonaro conversou com o Ministério da Economia para que sejam efetuadas mudanças no texto da reforma da Previdência em consenso com o Congresso. O texto está em tramitação na comissão especial da Câmara que trata do tema.

    O governo defende que a aposentadoria de policias federais fique assim:

    Idade mínima: 55 anos para homens e mulheres;
    Tempo de contribuição: 30 anos para homens. 25 anos para mulheres durante a transição e, depois, 30 anos;
    Tempo de atividade policial: 25 anos para homens e mulheres. ENQUANTO ISTO, TRABALHADORES DA INICIATIVA PRIVADA VÃO MORRER E NÃO VÃO CONSEGUIR SE APOSENTAR.

  5. Constant Ramos

    Ciro Gomes foi Ministro da Integração no governo Lula. Já abriu o lança torpedo contra o atual governo num programa de rádio paulista (Jovem Pan) acusando alguns participantes de nazistas. E já assumiu a candidatura contra a reeleição de Bolsonaro, se o presidente sobreviver até lá porque está se achando a rainha da Inglaterra que não apita no governo inglês. Nunca na história desta república se viu um começo de gestão presidencial tão conturbada pelo disse-me-disse, posições extremadas, estrelismos midiáticos, ameaças a profissionais de imprensa, vazamento de informações da lava-jato e outras maluquices que desestimula o brasileiro a crer que algo dará certo nesse país.

  6. Rivelino Melo

    O MINISTRO DA FALA FINA FOI PROMOVIDO. PASSOU DE HERÓI PARA MARRECO. A PRESIDENTE DILMA DEVE ESTAR RADIANTE COM AS VOLTAS QUE O MUNDO DÁ. QUEM COM GRAMPO FERE, COM GRAMPO SERÁ FERIDO.

  7. Glorioso

    58% da população brasileira quer que o presidiário continue atras das grades por longos anos.
    Em 2029 ele sai solto.

  8. PROGRESSISTA PORRETA

    OS FATOS ESTÃO CLARO COMO NEVE. ESSA GANGUE, COMANDADA POR ESSE MARRECO DE MARINGÁ COMETERAM CRIMES DE LESA PÁTRIA. E TEM QUE SEREM RESPONSABILIZADOS POR TUDO DE MAL QUE FEZ AO PA´S. SÃO CENTENAS DE EMPRESAS QUEBRADAS; MILHÕES DE PESSOAS QUE PERDERAM SEUS EMPREGOS; MILHARES ENDIVIDADAS E COM SEUS SONHOS JOGADOS FORA. TUDO ISSO PRA ESSE MARRECO E SUA TRUPE DE MARGINAIS DO MPF SE DAR BEM E SE MANTEREM NO PODER.
    O INTERCEPT ESTAR MOSTRANDO TODOS OS DIAS, NÃO SE TEM MAIS DÚVIDAS. É ANULAR A ELEIÇÕES E CONVOCAR OUTRAS, COM LULA E TUDO.

  9. Plínio

    O patrão do Sérgio Moro, presidente pateta, pensava que o chumbeta dele, Fabrício Queiroz, não seria descoberto. Foi lambança do Queiroz.

  10. EU QUERO SABER

    O “IMPARCIAL” MARRECO DE MARINGÁ, JUDGE MOROW, ERA A EMINÊNCIA PARDA DO MINISTÉRIO PÚBLICO?

  11. Antoine Barboza

    Está ficando realmente emocionante. O quê se fala é que nem 2% das gravações vieram à tona ainda. Aguardemos, pois, vai chegar no padrinho de casamento do ex-juiz, que era o responsável pela arrecadação das propinas juntos às empreiteiras.

  12. Sem Nome

    Aprígio,
    Parece que ainda permanece dúvidas da autenticidade se ele é ele mesmo,já que é assim vamos aguardar a voz do homem pato.

Comments are closed.