Qual o motivo de Moro e os procuradores utilizarem o Telegram?
   21 de junho de 2019   │     16:44  │  12

por Aprigio Vilanova*

Primeiro para tentar entender o que está acontecendo no Brasil a partir dos vazamentos das mensagens dos procuradores da Força Tarefa da Lava Jato e do, então, juiz Sérgio Moro, é preciso ter em vista o que levou o grupo a utilizar o aplicativo de mensagens Telegram para comunicação interna entre os membros.

Não há dúvidas que a intenção na escolha do aplicativo para troca de mensagens foi a da segurança propagandeada pelos fundadores do mensageiro, os irmãos russos Durov. O Telegram vende a ideia de que é o aplicativo mensageiro mais seguro, principalmente após a venda do WhatsApp para o Facebook.

Esta escolha dos procuradores de Curitiba e do então juiz Sérgio Moro já sinaliza que o real interesse sempre foi a preocupação com possíveis vazamentos. Mas se as conversas, como dizem os envolvidos, foram pautadas pelo republicanismo qual a razão do temor de vazamentos?

Pelo teor das mensagens que vem sendo reveladas, o republicanismo não parece ter pautado os diálogos, muito pelo contrário. Até o momento, o que as conversas trazidas a público revelam é uma relação na qual o juiz e os promotores pareciam serem um só. Atuaram com o mesmo propósito, acusação e juiz caminhando juntos. Nada ético. 

Por mais que o ministro da Justiça, Sérgio Moro, insista na narrativa que não há nada demais nas conversas, o fato é que as denúncias são graves. Moro teve ingerência na atuação da Força Tarefa, interferiu na ordem das operações, cobrou celeridade, orientou na escalação de procuradores.   

A revista IstoÉ traz reportagem de capa na qual insinua que os vazamentos foram praticados por hackers da Rússia, Dubai e de Santa Catarina. Segundo a revista, a Polícia Federal (PF) já tem pistas que levam ao grupo responsável pela interceptação das conversas. Mas, também, é importante lembrar que o próprio Telegram negou peremptoriamente qualquer ataque hacker ao aplicativo.

Os principais veículos da imprensa internacional noticiam os vazamentos e classificam como grave ingerência no devido processo legal a atuação de Moro e dos procuradores na condenação do ex-presidente Lula. E aqui não se trata de afirmar que Lula é ou não inocente, se trata do direito de ter um julgamento isento. Não teve.

*Jornalista formado na Universidade Federal de Ouro Preto – MG

 

COMENTÁRIOS
12

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Sem Nome

    Aprígio,
    A cada fato revelado mostra a face oculta do poder,o que poderia ser um marco de civilidade em nossa cultura acostumada em ver apenas pobre ir para cadeia se mistura com situação semelhante as milícias de bairros cariocas.Espero sinceramente que se dê um basta a esses justiceiros, que um diz buscou fazer justiça e se perdeu no caminho.

  2. Benedito Viana Belo

    Não importa qual o “veneno” que mata os RATOS. O importante é que os mate. Você é um jornalista babaca.

  3. ex-COXINHA

    DELTA E MORO, NÓS SABEMOS O QUE VOCÊS FIZERAM NO VERÃO PASSADO. QUANDO VAI SER A PRISÃO DESSA DUPLA DINÂMICA DO CRIME?

  4. Nelson

    A tentativa de golpe da galera vermelha contra o brilhante Sérgio Moro para tentar tirar da cadeia o pilantraço Lula nove dedos…. como não podia deixar de ser…. Deu xabu… falhou ! Hoje o JN já correu kkkkkkkkkk pra completar a PGR já enviou ao STF que não há nenhum empasamento jurídico na trama Petista pra tirar o pingunço das grades. Na CCJ contra Moro, os Senadores do eixo do mal formado pelo PT, PSOL, PCdoB, entraram gritando e saíram miando…. Humberto Costa entrou sorrindo e saiu falando ainda mais fino…acabou sendo muito engraçada, a CCJ parecia a escolinha do Professor Reimundo kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk
    Agora BÔBinho…só pra encerrar e ninguém esquecer o provérbio…..# LULA…… tá preso babaca !!! Xau pra ti BÔBinho.

    1. Sem Nome

      Colega Nelson,
      Isso é ódio ou falta de conhecimento mesmo?Quanto ao Lula todos sabem que ele está preso e os demais reclusos em suas estórias,em breve será contada aos nossos filhos e netos.

  5. O Analista de Coqueiro Seco

    Vamos imaginar que essa farsa seja verdadeira.
    Pois bem, o que se apresentou até agora, mesmo sendo farsa, seriam conversas entre o juiz Moro e os promotores, brasileiros honrados, acertando detalhes de como colocar os ladrões e corruptos (que roubaram o dinheiro da saúde, da segurança pública, da educação…) na cadeia.
    Não existe nenhuma frase combinando para roubar. Esta é a diferença.
    A roubalheira existiu e foi confessada, tanto que bilhões de reais já foram devolvidos. Ou será que as pessoas que devolveram dinheiro são loucos?
    Chega de torcer contra o Brasil.
    Lula tá preso, babaca!

  6. Maurício Tenório

    Tava na cara que essa Lava Jato era por fora como uma bela viola e por dentro pão bolorento kkkkkkkkkkkkkkkk

  7. Valdson Nunes

    Meu Caro, Bob!
    O povo não é besta em transformar um HERÓI em bandido. Fale da corrupção do seu partido de ladrões.
    Acorda,Bob! Só quem vai nesse tipo de jornalismo hipócrita, são os q são comprados por pão e salame +30,00r$, e esses, não costumam ler.
    Mude de pauta, isso é ridículo p vc.
    Moro tem q receber comendas internacionais, homem de coragem,inteligente e honesto.
    Pense nos seus netos! É este o Brasil q vc quer p eles, eternamente bolsa família?

Comments are closed.