Senado derruba decreto de armas de Bolsonaro
   18 de junho de 2019   │     21:04  │  14

 

por Aprigio Vilanova*

O plenário do Senado da República aprova o decreto legislativo 233/2019 por 47 votas a favor e 28 contrários. O decreto legislativo derruba os dois decretos presidenciais enviados ao Congresso nacional que trata da flexibilização da posse e porte de armas, é mais uma derrota do governo no Congresso Nacional.

O decreto legislativo 233/2019, aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), é de autoria do senador Randolphe Rodrigues (REDE-AP) e susta o decreto nº 9.785, de 07 de Maio de 2019 que visava flexibilzar aquisição, o cadastro, o registro, a posse, o porte e a comercialização de armas de fogo e de munição.

Diversos senadores utilizaram a tribuna do Senado para revelarem que foram ameaçados até de morte para votarem favoráveis ao projeto encaminhado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL). O próprio senador Randolphe Rodrigues teceu várias críticas a postura de Bolsonaro.

Randolphe classificou como grave ameaça ao Estado Democrático de Direito a declaração do presidente que convocou seus adeptos a se armarem para defender um possível golpe. Nas palavras de Randolphe, Bolsonaro pretende criar uma milícia armada para tutelar a democracia brasileira.

O senador Marcos do Val (Cidadania-ES) se colocou a favor do decreto presidencial e avisou aos senadores a presença de um policial americano nas dependências do Senado para prestar esclarecimentos aos senadores.

O senador alagoano Renan Calheiros (MDB) se pronunciou de imediato afirmando que  ao longo de sua vida pública nunca presenciou um lobby tão explícito no Congresso Nacional. A assessoria jurídica da Câmara e do Senado já havia se pronunciado pela inconstitucionalidade do decreto do presidente Bolsonaro.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, se pronunciou para se solidarizar com os senados agredidos e ameaçados por externarem suas posições contrárias ao decreto presidencial.

O senador Renan leu uma mensagem do astrólogo, Olavo de Carvalho, na qual o guru bolsonarista diminui o Congresso. Renan alertou ainda que este momento deve servir para mostrar ao presidente que ele não irá governar por meio de decretos e usurpar a competência do poder Legislativo.

*Jornalista formado na Universidade Federal de Ouro Preto – MG

COMENTÁRIOS
14

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Julius Robert Hoppenheimer

    REALIDADE GRANÍTICA
    A sarjeta comunista defende o crime.
    Ponham na cabeça, o Lula é comprovadamente ladrão. Nem o Supremo, onde nomeou a maioria, conseguiu livra-lo. Seus crimes ainda estão aparecendo.
    Em Cuba teria sido fuzilado há 20 anos!
    BRASIL SEMPRE!!!

    👉🇧🇷👉🇧🇷👉🇧🇷👉🇧🇷👉🙏

  2. O vingador do Futuro

    As pessoas honestas desse país tem que ter o direito de escolher, não é o estado que vai impor, o meu direito de posse de armas..

  3. O vingador do Futuro

    Cadê esse tal de Gleen, mentiroso safado, o povo acordou, chega dessas manipulações, o bandido do lula vai continuar
    No seu devido lugar, preso!!!

  4. Julius Robert Hoppenheimer

    Quem quer conviver democraticamente com o comunismo em vez de lutar para varrê-lo da face da Terra é um traidor abjeto da democracia, da ordem legal e da paz.

    É ou não é Ruberto Júnior…

    Viva São João, vivaaaaaaaa…

    👉🇧🇷👉🇧🇷👉🇧🇷👉🇧🇷👉🙏

  5. Alagoas

    ENQUANTO A POPULAÇÃO BRASILEIRA, DE MAIS DE 13.000.000 MILHÕES DE DESEMPREGADOS, AGONIZA EM BUSCA DE UM EMPREGO, O FANTOCHE DE PRESIDENTE SÓ FALA EM ARMAS E REFORMA DA PREVIDÊNCIA. PRESIDENTE OS BRASILEIROS PRECISAM É DE EMPREGOS E NÃO DE ARMAS.

  6. Pedro

    Aplausos aos senadores que agiram em prol da vida. O Próximo passo é DERRUBAR O IMPOSTOR QUE ESTÁ NO PALÁCIO DO PLANALTO.

  7. Sem Nome

    Aprígio,
    Essa decisão no Senado põe um pouco de ordem no ordenamento jurídico deste país,prevaleceu a questão legal e moral do uso das armas,depois de ver tantos senadores envergonham nossa gente, parece ressurgir um fio de esperança.

  8. Nelson

    A Suíça tem a população mais armada do Mundo…. índices baixíssimos de assassinatos, quase zero.
    O Brasil tem a população mais desarmada do mundo….tem o maior índice de assassinatos por arma de fogo do Mundo, só no ano passado foram mais de 63 mil pessoas assassinadas.
    Tem coisa errada nessa matemática de desarmamento do Brasil… não vê quem não quer, e quem não quer vê, é o pior cego do Mundo.
    Fica a pergunta ? Já que temos um Parlamento tão preocupado com a violência…. porquê não votam o plano anti-crime do Moro ?? do que tem mêdo, os brilhantes e pacatos Parlamentares ???

      1. Maurício Tenório

        Liga não! Isso é a pura desonestidade intelectual do ladrão de gasolina kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Comments are closed.