Governadores do Nordeste protagonizam momento histórico
   17 de junho de 2019   │     22:27  │  4

por Aprigio Vilanova*

Após o fracasso da substituição dos médicos cubanos por médicos brasileiros no programa Mais Médicos, os governadores do Nordeste se reuniram para discutir a criação conjunta de consórcio e definir programa nos moldes do Mais Médicos.

As etapas formais já foram concluídas para a criação do Consórcio do Nordeste, o objetivo com a criação é representar os governos estaduais no âmbito jurídico. O primeiro projeto discutido pelo consórcio é o de firmar contrato com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

A reunião para criação do consórcio aconteceu em São Luiz e contou com a participação de representantes dos 9 estados da região, Alagoas foi representado pelo vice-governador, Luciano Barbosa. 

Barbosa afirmou que “nunca houve uma afinidade tão grande e um trabalho conjunto como tem sido feito hoje com os Estados do Nordeste”. O consórcio não terá atuação limitada somente a questão de saúde, mas também na formulação de estratégias conjuntas na atração de investimentos, intercâmbios estudantis e profissionais e combate ao crime organizado.   

O Fórum dos Governadores do Nordeste continuará com reuniões periódicas no sentido de estabelecer uma articulação nas decisões políticas e estratégicas para a região. As Assembleias Legislativas de cada estado terão que aprovar a criação dos Fóruns para que o Consórcio passe a funcionar efetivamente.   

*jornalista formado na Universidade Federal de Ouro Preto – MG

COMENTÁRIOS
4

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Alagoas

    Governo fará pente-fino em benefícios assim que puder pagar peritos, diz Marinho. Quanto é o salário de um perito do INSS e de um tecnico? Esses daí já recebem um salario muito bom e ainda vão receber bônus para cortar benefícios de doentes e miséraveis que contam com um salário pra se alimentar. Este é o Governo do mito e seu capacho.

  2. Menezes

    O estado de Alagoas muito bem representado nesse Fórum pelo competente Luciano Barbosa. Andando por Arapiraca e conversando com as pessoas qualquer um fica sabendo que existe o antes e o depois de Luciano Barbosa. Alçou aquela cidade à condição de grande polo desenvolvimentista.

  3. O Analista de Coqueiro Seco

    Legal!
    Só assim os médicos do esrado de Alagoas ganharão igual ais cubanos: R$ 10.000,00 por mês, mais casa e alimentação.

Comments are closed.