Gleen intercepta a República, empareda Moro, procuradores e expõe a trama
   15 de junho de 2019   │     16:06  │  24

por Aprigio Vilanova (texto e fotomontagem)*

O advogado especialista em direito constitucional e jornalista, Gleen Greenwald, do site Intercept, ganhador do prêmio Pulitzer e do prêmio Esso de Jornalismo, tem a República de Curitiba nas mãos. As artimanhas nada republicanas entre o então juiz, Sérgio Moro, e o grupo de procuradores da força tarefa da Lava Jato estão aos poucos sendo escancaradas.

Não é necessário ser especialista em direito para entender que o conteúdo até agora publicado pelo Intercept coloca em xeque a atuação de Sérgio Moro e do grupo de procuradores no caso do apartamento triplex atribuído a Lula. As revelações os colocam contra a parede, quer queiramos ou não. É fato e não há contorcionismo interpretativo que possa alterar a realidade.

Sérgio Moro já mudou sua posição inicial e agora a estratégia é colocar sob suspeita a autenticidade das mensagens obtidas por Gleen Greenwald. Logo que as primeiras reportagens caíram na rede, nem Moro, nem Dallagnol levantaram suspeitas acerca da veracidade das trocas de mensagens, muito menos do conteúdo. Se preocuparam em classificar a ação como invasão hacker e que portanto seria criminosa a obtenção do conteúdo. Mudaram.

Mas o estrago a cada dia é maior, a cada declaração do ministro da Justiça, Sérgio Moro, o Intercep solta conteúdo que desmente as afirmações do ministro e o coloca em saia justa. Não aguentará o bombardeio a que está exposto, como se tornou político terá que prestar esclarecimentos, recorrentemente, a cada declaração desmentida. Dallagnol já sumiu, não posta mais nada em sua rede social e nem publica vídeos tentando desmentir as reportagens.

O ministro Sérgio Moro se antecipou a uma convocação por parte do Congresso e se colocou a disposição para prestar esclarecimentos na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), anunciou que pretede ouvir o ministro na próxima quarta (19), às 9h. Desde o anúncio do comparecimento, outras reportagens já foram publicadas, agravando as acusações de interferência e de conluio entre o então juiz e o grupo de procuradores.

A estratégia adotada pelo Intercept,  além do cuidado da apuração e checagem dos fatos aos quais as mensagens fazem menção, é também no caminho de desmoralizar a blindagem que a grande mídia estruturou para proteger a atuação de Sérgio Moro e do modus operandi da Lava Jato.  O próprio ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori zavasck, relator da Lava Jato no STF, já havia tecido diversas críticas à atuação de Sérgio Moro. Até hoje não há explicação para o único acidente aéreo, em 2017, ocorrido no Brasil e que vitimou o ministro Zavascki.

Não há dúvidas que Sérgio Moro e o governo Bolsonaro , diretamente beneficiado pela atuação em conluio da Força Tarefa, estão entrando em parafuso. Fica claro que os membros que compõe a cúpula do governo não estão acostumados com o contraditório e, principalmente, quando o contraditório os encurralam no canto do ringue e os colocam em situação iminente de nocaute. Não é novidade para ninguém que não são afeitos a engrenagem da democracia.

Uma das mais irresponsáveis construção de narrativa adotadas também por jornalistas é a de que Gleen Greenwald e o Intercept estão agindo para destruir a Lava Jato. Este tipo de argumentação além de não encontrar a mínima sustentação lógica, é feita para encobrir os desmandos que estão sendo revelados em doses homeopáticas..

O que o Intercept vem fazendo vai no sentido contrário, atua na direção de fortalecer as instituições e o combate a corrupção.  Afinal, como diz o filme da Lava Jato, a lei é para todos?

*Jornalista formado na Universidade Federal de Ouro Preto – MG

 

 

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS
24

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Hugo

    Sinceramente não sei como vocês conseguem dissimular o rombo no BNDES cometido por Larápio LULA e a anta Dilma. Por mais que saibamos, vcs tentam passar despercebido como se nunca houvesse. Lula tá preso babaca.

    1. Jurista Experiente

      A prisão do ex-presidente se revelou arbitrária e ilegal, conforme revelações obtidas pelo The Intercept Brasil. Não há outro caminho que não seja a anulação de todo o processo encabeçado pelo então juiz Sérgio Moro, cuja conduta, altamente reprovável, foi de seletividade e parcialidade.

      1. carlos

        Anulação? Até agora só há suposta transcrição de supostas conversas.

        Sem perícia não haverá valor jurídico nenhum.

        Aliás, o Zanin já afirmou que não juntará aos autos as supostas transcrições. O que já deixa claro a confiabilidade do material.

  2. caminhoneiro arretado

    Alguém aí sabe dizer quanto levou o Moro e o tal do promotor almofadinha para prender um inocente e destruir a indústria brasileira fazendo explodir o desemprego?

  3. PROGRESSISTA PORRETA

    EITA QUE A DIREITALHA TÁ COM OS CHIFRES PEGANDO FOGO COM OS VAZAMENTOS DA SEM-VERGONHICES QUE O MARRECO E SEUS ASSECLAS DO MP PROMOVERAM PRA PRENDER UM HOMEM INOCENTE PRA SE DAREM BEM NA SEDE DO PODER. FORAM ALÉM DO QUE A LEI PERMITE, ULTRAPASSANDO AS MARGENS DA LEGALIDADE E DESSE JEITO, INDO PRA MARGINALIDADE. E AGORA, DESCOBERTOS, ESTÃO SE APROFUNDANDO MAIS AINDA. POIS QUEM POSTOU OS PRIMEIROS DIÁLOGOS ENTRE MEMBROS DA GANGUE, QUE FOI SO 1%, TEM MUITO MAIS. O BRASIL QUER JUSTIÇA. MAS NÃO ESSA JUSTIÇA SAFADA E TRAVESTIDA CORDEIRO, IMPOSTA POR MARGINAIS DE CURITIBA. O POVO QUER UMA JUSTIÇA JUSTA E IMPARCIAL. O POVO TAMBÉM QUER LULA LIVRE E PRONTO PRA ENFRENTAR ESSA MATILHA DE LOBOS FAMINTOS POR PODER, QUE LIGA RELIGIÃO À POLÍTICA PRA ENGANAR E LUDIBRIAR OS MAIS DESINFORMADOS. NA MINHA OPINIÃO, CADEIA AINDA É POUCO PRA O MARRECO E SUA TRUPE.

  4. PT nunca mais

    Da uma olhada sobre um tá de pavão misterioso, vc entender bem. Veio vagabundo. No twitter viu. Vai lá e para de escrever tanta merda.

    1. El Lovo

      Acho que o amigo não conhece o Pulitzer. Oscar do jornalismo. O cara denunciou arquivos secretos de Tio Sam,imagine de um país, cujas as instituições estão corrompidas.

  5. Alagoas

    ESSE GOVERNO Ê UMA RECEPÇÃO ATRÁS DA OUTRA E SE ARREPENDIMENTO MATASSE, AS FÁBRICAS DE CAIXÕES NÃO DARIAM NEM CONTA DA DEMANDA.

    1. Sem Nome

      Não Entendo Nada,
      Tradução,deveria ser selecionado quem deveria ser investigado e quem não…Ex Lula,investigado e preso de qualquer forma…ex presidente Fernando Henrique,absorvido sem apuração e muito menos julgamento,simples assim.

      1. NÃO ENTENDO NADA

        OBRIGADO. ACHEI QUE FOSSE REPARTIÇÃO DE PROPINA DAS COLABORAÇÕES PREMIADAS E FIQUEI ESPANTADO COM O PERCENTUAL. ANTES HAVIA UMA INFORMAÇÃO DANDO CONTA DE ARRECADAÇÃO POR PARTE DE UM SENHOR CHAMADO CARLOS ZUCCOLOTO. MAS ERA DE 5%. VALEU

        1. Sem Nome

          Lembrando,
          Faltam 98% do material à ser exposto aos incrédulos de plantão,vai já,já começa a sair os áudios que vão deixar muita gente nú e outras com vergonha de um dia ter sido usada por este esquema que ficará registrado na história como o mais perverso criado por gente sem escrúpulos.

  6. Nelson

    Mais uma tentativa frustrada da quadrilha Petista para soltar o ladrão chefe !!
    # Lula tá preso Babaca !!!!
    PS; dia 30 estaremos nas ruas em apoio total e irrestrito ao Ministro orgulho do Brasil, Sérgio Moro hahahahaha.
    Xupa Ptralhada do pão e mortandela !!!

  7. Leitor Distante

    Se se conduziu em ética ou imparcialidade em todo o processo, por que a sentença seria justa e de acordo com as provas dos autos. Lamentável. Gravíssimo. Cadê as panelas? Mar de lama!

  8. Sem Nome

    Aprígio,
    O teor das conversas vão descurtinando o dia a dia de um cenário que poucos acreditavam existir no mundo da justiça brasileira,a cada 100 envolvidos na Operação Lava Jato apenas 30 deveriam serem investigados,conforme últimas conversas divulgadas pela Intercepte Brasil,no mínimo esquisito,além do mais os eleitos para sabatina por vezes já tinha seu destino definido previamente onde o juiz e o acusador se misturavam.O que parecia ser um momento especial para o país virou um livro de horrores, tudo montado por interesses que agora estão vindo a tona.Aos descuidados de plantão é o momento de negação, porém chegará o instante da aceitação,tomaram o Brasil dos brasileiros que foram ludibriados pela grande mídia,como gostam,aceitem que doem menos.

  9. Vitor

    Bobinho, ontem na passeata da esquerda do Lula livre faltou o principal , o povo, entenda acabou de vez a mamata. Tchau querido quando quiser procurar bum hospício para tratamento mim avise .
    Moro sempre Moro , segue o líder para frente com apoio total.

    1. Otariano

      Mesmo o Moro agindo fora da constituição, mesmo o Moro sendo seletivo ao escolher e fazendo o ministério público escolher quem investigar, mesmo o Moro não tendo renunciado ao imoral auxílio moradia, mesmo o Moro tendo feito negociatas com relatores em troca de inventar culpa para o Lula, eu acredito no “bravinho” Moro.

Comments are closed.