O peso real é bravata para campanha de Macri
   7 de junho de 2019   │     18:27  │  10

por Aprigio Vilanova*

O anúncio que o presidente, Jair Bolsonaro (PSL), fez na Argentina sobre a unificação das moedas entre o Brasil e a Argentina não passa de bravata e visa tentar interferir nas eleições que se avizinham no país hermano.

A intenção é oferecer munição para a campanha de reeleição do presidente argentino, Mauricio Macri. No plano prático não há a remota possibilidade de implantar tal medida, a unificação da moedas demanda tempo e muitos estudos.

Questinado sobre a medida, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que a medida será para daqui a 20 anos pelo menos. Macri tenta a reeleição e as pesquisas de opinião colocam como certa a vitória da chapa composta pela antiga presidente argentina, a peronista Cristina Kirchner.

Ao mesmo tempo que o governo Bolsonaro critica o Mercosul e faz de tudo para desgastar o bloco, anúncios como estes revelam que o governo não entende o mínimo das etapas que precisam serem superadas para concretizar a medida de moeda única para o bloco. 

Utilizada como referência pelo governo brasileiro, a União Europeia cumpriu várias etapas até o momento de criação da moeda única e do mercado comum. Comparando o atual estágio do Mercosul e as etapas superadas na organização da União Européia, é possível afirmar que estamos na primeira etapa: a da União aduaneira.

O embrião da União Europeia gerado após a Segunda Guerra Mundial levou mais de cinco décadas até concretizar o projeto de Mercado Único abrangendo as quatro liberdades: livre circulação de mercadorias, de serviços, de pessoas e de capitais. Somente em 2002 é que o Euro passou a circular entre os países membros.

Estamos longe disso e a declaração de Bolsonaro não encontra sustentação na realidade do bloco.

*Jornalista formado na Universidade Federal de Ouro Preto – MG

COMENTÁRIOS
10

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Alagoas

    Um dia depois de dizer que suspenderá benefício a idosos e pessoas com deficiência este mês se o Congresso não aprovar crédito suplementar de R$ 248,9 bilhões, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) … ESSAS SÃO DECLARAÇÕES DO MITO, NEM DILMA E TEMER FORAM PRESIDENTES TÃO RUINS. E APÓS A REFORMA DA PREVIDÊNCIA VAI SER CONSIDERADO O PIOR PRESIDENTE DA HISTÓRIA DO BRASIL.

  2. johann Sebastian Bach

    Jair Bolsonaro usou o Twitter neste domingo para dizer que a oposição tenta atrapalhar a aprovação do PLN 4 — projeto de lei que autoriza operações de crédito suplementar.

    “A oposição está trabalhando para inviabilizar o pagamento de beneficiários do Bolsa Família, idosos com deficiência, Plano Safra e PRONAF. Para alcançar seus objetivos vale até prejudicar os mais pobres.”

    A maior satisfação do Partido dos Trabalhadores, não foi ter destruído o País. Hoje, o seu grande objetivo é
    OBSTRUIR a todo custo, a RECONSTRUÇÃO.

    👉🇧🇷👉🇧🇷👉🇧🇷👉🙏

  3. johann Sebastian Bach

    No Brasil, a palavra “pragmatismo” significa “amoralidade”, conduta celebrada como a mais alta qualidade de um governante.
    Não espanta que o rumo geral da política só possa ir em uma de duas direções: a delinquência geral, chamada “liberalismo”, e o monopólio estatal do crime, conhecido como “lei e ordem”.

  4. Maurício Tenório

    Acho que nem levando “facada” o Macri tem chance. O neoliberalismo fracassou na Argentina assim como fracassou no Brasil de FHC.

    1. MARKETEIRO

      DOU O BRAÇO A TORCER… AS MENTIRAS QUE O BOLSOCHEIO CONTA NUM DIA, O MACACO NÃO PULA NUM ANO. ESSA DA FACA QUE SAIU LIMPINHA DO BUCHO DELE MERECE UM OSCAR KA KA KA KA KA

  5. Rodrigo

    Você está certo Bob, é bravata mesmo.
    Pelo menos ele não entrou com recursos do BNDES a fundo perdido, não é mesmo?! Sei que você me entende.

    Ahhhh!!! antes que esqueça, essas faturas já chegaram e não foram quitadas. A quem devemos cobrar???

    Obrigado, de nada.

    1. EU QUERO SABER

      POR QUE AINDA NÃO QUEBRARAM OS SIGILOS TELEFÔNICOS E BANCÁRIOS DO FLÁVIO BOLSONARO? O QUEIROZ VAI SER BUCHA DE CANHÃO?

  6. Nelson

    Lula, Palocci, e Paulo Bernardo, o marido da Gleisi Hoffmann, são indiciados em novo crime de corrupção kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk
    Suplicy é assaltado em evento do LULA Deus me Livre kkkkkkkkkk
    Eita pexte !!!! Kkkkkkkkkk.

Comments are closed.