Mais uma lista para a gente não comemorar
   4 de junho de 2019   │     12:10  │  12

por Aprigio Vilanova*

A Organização Internacional do Trabalho (OIT), agência multilateral vinculada a Organização das Nações Unidas (ONU), incluiu o Brasil em uma lista preliminar de 40 países suspeitos de violarem direitos dos trabalhadores.

Um dos pontos analisados pelos peritos independentes da Organização está a previsão da prevalecência do negociado entre sindicatos e empregadores sobre o legislado. Ou seja: os acordos entre as duas categorias se sobrepõem ao que está na letra da lei.

Por enquanto a lista é preliminar, a OIT prepara um documento com 24 países que será apresentado na próxima semana, na Conferência Internacional do Trabalhado, marcada para a próxima segunda (10). 

Caso os peritos da OIT entendam que  a nova legislação brasileira fere os direitos internacionais, o Brasil será incluído na lista permanente de países violadores dos direitos trabalhistas definidos na Convenção 98 da OIT que versa sobre acordo trabalhistas.

As mudanças foram implementadas após a aprovação da reforma trabalhista do governo Temer que contou com o apoio de parlamentares que hoje compõem a base de apoio do governo Bolsonaro. O relator da reforma, Rogério Marinho (PSDB-RN), que não conseguiu se reeleger, é atualmente secretário Especial de Previdência Social  do governo Bolsonaro.

Na época, alardeou aos quatro cantos que com a aprovação da reforma o problema do desemprego na país seria resolvido. Mas o que vimos foi justamente o contrário: precarização nas relações trabalhistas, queda do número de trabalhadores com carteira assinada e a consequente queda nas contribuições para o sistema de Previdência.

Em se confirmando o Brasil nesta lista suja da OIT, as consequências para imagem do país no plano internacional podem ser devastadoras.

*Jornalista formado na Universidade Federal de Ouro Preto – MG

 

COMENTÁRIOS
12

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. alexandre

    O DESCALABRO É GRANDE NESTE DESGOVERNO. BOLSA QUER EXTERMINAR TRABALHADORES. BOLSA QUER EXTERMINAR NOSSAS FLORESTAS. BOLSA QUER EXTERMINAR MOTORISTAS E PEDESTRES COM AS ALTERAÇÕES NO CÓDIGO DE TRÂNSITO, QUE REPRESENTAM PARA OS ESPECIALISTAS UMA LASTIMÁVEL MARCHA À RÉ.

  2. Alagoas

    Bônus
    A Medida Provisória também institui um bônus por produtividade aos servidores, que será pago por cada processo concluído ou perícia extraordinária realizada. No Programa Especial, o valor do bônus é de R$ 57,50. Já no Programa para Análise de Benefícios por Incapacidade, o valor é de R$ 61,72.
    OS MÉDICOS DO INSS, CORTAM BENEFÍCIOS DO INSS SEM TER BÔNUS E COM BÔNUS EM ? QUERO VER CORTAR AS APOSENTADORIA DE BOLSONARO, PAULO GUEDES E DEMAIS POLÍTICOS. SÓ VAI SOBRAR PARA OS QUE MAIS NECESSITAM..

  3. antonio, o eleitor mineiro

    Mandou bem, dileto jornalista.

    BOLSONARO É UM BOMBA ATÔMICA. Por onde passa vai devastando.

  4. PROGRESSISTA PORRETA

    EU SÓ TENO UMA PERGUNTA PRA FAZER A QUALQUER MILITONTO, APOIADORES DO COISO BTRALHA 171, QUE OPINA NESSE BLOG: QUAL FOI, NESSES CINCO MESSES, A MEDIDA, DECRETO OU PROGRAMA QUE ESSE DESGOVERNO DE VELHACOS PIRATAS PÚBLICOS, FEZ PRA AMENIZAR A EXPANSÃO DO DESEMPREGO E DA POBRESA EXTREMA? SÓ QUERO QUE ME DIGAM ISSO.

  5. Jorge Fernandes Lima

    Caro bloqueiro.
    Indique um país comunista DEMOCRÁTICO E PRÓSPERO.
    Vás ganhar prémio ESSO de jornalismo.

  6. Sem Nome

    Aprígio,
    Em todos os modelos econômicos seja capitalista ou qualquer um,existe uma regra de ouro na relação de trabalho,se oferece trabalho quando existe demanda para produtos e serviços,ou será que a nova legislação do trabalho reinventou a roda?Triste este misto de ignorância com cegueira.

  7. Nelson

    BÔBinho Júnior…..me mostra um País por onde o Comunismo passou, e não deixou um rastro de desgraça pra trás !!!!!
    BÔBinho Júnior….vai pescar, vai véi !!!!!!

  8. Rodrigo

    A vergonhosa relação de trabalho dos médicos cubanos não te causava indignação, não é mesmo?! Relação de trabalho não!! Extorsão!!!

    As reformas que estão sendo implantadas não são invenções brasileira, são frutos de experiências internacionais que deram certo.

    Até quando a esquerda sabotará o crescimento do país? Vivemos uma criar social sem precedente, e ela não iniciou em janeiro/19.

    1. ex-bolsonarista

      Lá atrás fomos iludidos, pelo Bolsonaro é Temer, pensando que a reforma trabalhista faria o desemprego diminuir. Tudo mentira. O próprio relator dessa malvadez, Rogério Marinho, foi punido pelo povo e não conseguiu se reeleger deputado pelo RN. Agora o traste voltou e quer lascar com os velhinhos e viúvas. Algo me diz que a reforma previdenciária não vai passar, pelo bem da nação.

  9. Johann Sebastian Bach

    Cabe a nós, que não sofremos da doença da ignorância e da lavagem cerebral marxista, combatê-la, de maneira ferrenha, usando a arma que temos a nossa disposição: o conhecimento. A história está ao nosso lado. O que não falta – infelizmente – são exemplos factuais de regimes socialistas e comunistas, que foram, todos – sem exceções –, verdadeiras desgraças para as suas respectivas populações.

  10. Johann Sebastian Bach

    O grande problema dos socialistas chiques, no entanto, é a descomunal ignorância da qual sofrem. Como não estudam história, realmente não possuem conhecimento algum sobre regimes socialistas, e a vida de desgraças, inanição, opressão e crueldade que enfrentam as pessoas que vivem nestes países. Se estudassem história, também passariam a compreender o padrão que sempre se repetiu, em todas as revoluções socialistas: tomada do poder, expurgos, execuções, detenções arbitrárias, destruição da economia, escassez de alimentos, inanição, genocídio, deslocamento populacional causado por fuga em massa para os países vizinhos. Infelizmente, os poucos militantes que leem, leem porcarias inúteis escritas por psicopatas como Lenin e Marx, ao invés de ler livros de história sobre as ditaduras socialistas.

    É ou não é Ruberto Júnior…

  11. Johann Sebastian Bach

    Ruberto Júnior, devastadora é a esquerda no Congresso Nacional???
    Impedindo às Medidas necessárias para o desenvolvimento do País!!!
    Me diga, Ruberto Júnior, aonde foi que o comunismo/socialismo deu certo???
    Dou um doce a quem responder!!!
    Uma das características mais comuns presentes em socialistas é o desejo de mudar o mundo. Isso é inquestionável. Para eles, a atual ordem “capitalista” – que de capitalista tem muito pouco, é na verdade estatista-intervencionista – produz miséria e injustiças; é portanto, imperativo mudar o sistema, e implantar um modelo de estado que forneça a tal da “justiça social” coletivista que eles tanto anseiam. Se necessário for, através de uma revolução.

Comments are closed.