Pátria amada Brasil: um país para poucos
   3 de junho de 2019   │     0:58  │  6

por Aprigio Vilanova*

O Brasil com o governo Bolsonaro e seu projeto de país retoma sua tradição histórica de ser a pátria da minoria privilegiada. A pátria pensada e estruturada para um terço da população continua seu projeto para retomar a posição de país mais desigual.

Não é acaso, não é coincidência, é projeto de país. Estudar a proclamação da República é entender que o objetivo era mudar para permanecer o mesmo. Se tomarmos como exemplo o artigo da constituição de 1891 que versava sobre eleições veremos que o projeto era para excluir.

A Constituição era taxativa acerca da participação dos brasileiros nas eleições, os analfabetos e os mendigos ficaram de fora; ou seja: a República foi fundada para manter pobres, negros, mulheres fora do jogo político.

O jornalista e abolicionista, Aristides Lobo, cunhou a frase mais simbólica acerca do golpe que derrubou a monarquia. Disse Lobo: “O povo assistiu àquilo bestializado, atônito, surpreso, sem conhecer o que significava. Muitos acreditaram seriamente estar vendo uma parada”.

E assim o é até os dias atuais, o povo brasileiro sempre esteve fora do projeto nacional. As vezes que um governante tentou incluir o povo no projeto de país sempre terminou mal. Foi assim com Getúlio Vargas, que acabou se suicidando; foi assim com João Goulart, sofreu um golpe militar e também foi assim com o período petista.

Com todas as críticas necessárias que devemos fazer as gestões petistas, uma coisa não podemos negar: foi o período onde mais se combateu a pobreza extrema e a desigualdade de renda entre os brasileiros.

O aeroporto virou uma rodoviária, esta frase dita por algum membro da elite nacional simboliza bem o momento e a ojeriza que os mais abastados nutrem pelo povo brasileiro. O Brasil é mesmo um país pensado para poucos, quem ousar tentar subverter esta lógica pagará caro.

*Jornalista formado na Universidade Federal de Ouro Preto – MG

 

COMENTÁRIOS
6

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Ednaldo

    Deu no Ibope: 73% dos brasileiros são contra a flexibilização das armas. Dorme com essa, Bozo!

  2. Johann Sebastian Bach

    Embora haja sem dúvida grupos bilionários tentando tirar proveito do capitalismo tanto quanto do comunismo, se esses dois regimes fossem “duas faces da mesma moeda”, como reza a moda equivalentista que em tantos ambientes passa como encarnação da sabedoria, o governo dos EUA teria de haver assassinado cem milhões de cidadãos americanos por motivos políticos. Quem não enxerga a diferença é um imbecil ou um vendido.

    É ou não é Ruberto Júnior…

    👉🇧🇷👉🇧🇷👉🇧🇷👉🙏

    😁😆😃🤣😄😀👍

  3. Alagoas

    ESSE PRESIDENTE, E SEUS CAPACHOS SAO5 UMA VERGONHA, EM VEZ DE ESTAR PREOCUPADO COM O DESEMPREGO QUE ASSOLA O PAÍS, SÓ FALA EM PREJUDICAR OS MAIS POBRES COM A REFORMA DA PREVIDÊNCIA, E SÓ PENSA EM LIBERAR ARMAS, JÁ QUE NO BRASIL NÃO EXISTE VIOLÊNCIA. ESTE VAI SER CONSIDERADO O PIOR PRESIDENTE DA HISTÓRIA.

  4. LINO SOARES

    VOLTA MEU PRESIDENTE LULA! O BRASIL INTEIRO TEM SAUDADE DOS BONS TEMPOS PROPORCIONADOS PELO SEU GOVERNO PARA TODOS.

  5. PROGRESSISTA PORRETA

    NÃO FIQUEI ESPANTADO QUANDO O COISO BTRALHA 171 MILICIANO, DISSE QUE NÃO GOSTA DE POBRES; FICO ESPANTADO É VER POBRES DE VERDADE DIZER QUE GOSTA DO COISO BTRALHA 171 MILICIANO. AÍ VEJO QUANTO TEM PESSOAS COM MENTES PERTURBADAS.

  6. Amadeus Marques

    Você se esqueceu de mencionar que o “período petista” foi aquele em que mais se roubou nesse país, aquele em que a corrupção tomou conta de todos os setores. Foi o período que causou a maior recessão da história e uma taxa de desemprego recorde. Logo,o “combate à pobreza” não passou de uma Farsa motivada por interesses eleitoreiros. Será que é tão difícil compreender isso, caro Bobinho Jr.?

Comments are closed.