O autogolpe vem a galope
   20 de maio de 2019   │     13:51  │  13

por Aprigio Vilanova*

Autogolpe segundo a definição clássica é quando um governante eleito por meios legais articula um movimento para dissolver o Congresso ou para diminuir o poder do legislativo tornando-o impotente perante ao poder Executivo.

Segundo diversos especialistas esta campanha promovida pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) caminha neste sentido. A manifestação convocada por Bolsonaro e articulada no submundo da internet, com milícias virtuais e disparos de postagens por robôs, alimenta esta preocupação.

Durante a campanha presidencial, o general Hamilton Mourão, vice na chapa de Bolsonaro, chegou a afirmar que não descartava a possibilidade de um autogolpe com apoio das Forças Armadas em caso de anarquia. 

O cerco ao Judiciário e ao Legislativo estimulado por Bolsonaro é sinal perigoso para a normalidade institucional. Muitos dos grupos que o apoiaram já pularam do barco e não corroboram com a movimentação articulada pelo Palácio do Planalto.

O MBL e o Vem Pra Rua, dois dos movimentos que articularam as manifestações para derrubar a presidente Dilma Rousseff (PT), não embarcaram na movimentação atípica do Executivo. A deputada estadual, Janaína Paschoal (PSL-SP), autora do pedido de impedimento de Dilma, também não embarcou e, desde então, vem fazendo críticas duras ao posicionamento de Bolsonaro. 

Com esta postura, Bolsonaro conseguiu desagradar todos os lados. Aliados de primeira hora do bolsonarismo já não escondem a insatisfação e o arrependimento. O astrólogo e guru, Olavo de Carvalho e o cantor símbolo da ascensão da direita, Lobão, também pularam do barco. 

*Jornalista formado na Universidade Federal de Ouro Preto – MG

COMENTÁRIOS
13

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Alagoas

    ministro da Cidadania, Osmar Terra, afirmou que, se o Congresso Nacional não aprovar um crédito extra de R$ 248,9 bilhões solicitado pelo governo, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda, ficará sem recursos no mês que vem e o Bolsa Família não terá como pagar os benefícios. ESTES JÁ SÃO OS EFEITOS DO MITO ( BOLSONARO)E SEUS CAPACHOS PAULO GUEDES E CIA.

  2. Lion

    Nunca vi tantas besteiras escritas em tão poucas palavras. Esse é o jornalismo-lixo-desconstrutivo. Algumas opiniões estão no mesmo quilate….

  3. WELLINGTON

    O momento é muito mais perigoso do que se imagina. Essa campanha em desgastar perante a opinião pública o judiciário e o legislativo não é por acaso. Será preciso muita atenção e vigilância pelo que está por vir. Não vamos embarcar nesta onda que é FAKE.
    Não há democracia sem o equilíbrio entre os poderes. Se existem frutas podres com mandatos ou togas que respondam pelos seus atos. As instituições estão bem acima dos interesses de alguns.
    É assim que deve ser.
    Atenção, muita atenção !!!…

  4. Jorge Fernandes Lima

    O Congresso Nacional tem que ter uma agenda positiva para o país. Independente de que estar no governo. A lava jato provou que o tema lá dá cá foi institucionalizado nos últimos 16 anos.
    Não está faltando articulação do governo junto ao congresso. Está faltando práticas não republicanas.
    Partidos políticos indicavam ministros e diretores de estatais para serem verdadeiros tesoureiros. Lesando sociedade brasileira.
    Vejam aonde está o Lula, José Dirceu, Palocci, Temer e tantos outros.
    O povo tem o direito sim, de convocar manifestação para que o congresso abandone o TOMA LÁ DÁ CÁ e aprovem as reformas que o Brasil necessita.
    Para refrescar a memoria, lembro da musica da banda Paralamas do Sucesso. Luiz Inácio ( 300 picaretas)lançada em 1995.

  5. Luis Fernandes

    Há uma distância muito grande entre o passado e o presente, dois ex-presidente Luiz Inácio está preso por corrupção e lavagem de dinheiro, Temer preso e já foi solto. Bolsonaro não é corrupto e não cedeu aos caprichos dos corruptos em troca de aprovação de projetos. Eu prefiro a honestidade, agora tem quem prefere a corrupção.

    1. Maurício Tenório

      Vou dizer uma só palavrinha mágica, símbolo da honestidade de Bolsonaro: Queiroz kkkkkkkkkkkk

  6. PROGRESSISTA PORRETA

    N
    DIZEM QUE NO DIA 26 DESTE MÊS VAI HAVER UMA MANIFESTAÇÃO CONVOCADA PELOS IMBECIS QUE APOIAM O COISO BTRALHA 171. EU SÓ TENHO UMA PERGUNTA? APOIAR O QUÊ?
    – AO DÓLAR A 4,10 REAIS;
    -A GASOLINA A 5,00 REAIS;
    AO DIREITO DE O FLAVUXO RECEBER PARTE DOS SALÁRIOS DOS FUNCIONÁRIOS;
    -AOS CORTES PADRÃO NA EDUCAÇÃO E SAÚDE;
    -PARA SEREM CHAMADOS DE IDIOTAS ÚTEIS;
    -OU PRA ADOTAR A BANDEIRA DOS EUA DE VEZ?

  7. ROBERTO BRANDAO

    Neste curto período de tempo os apoiadores de Bolsonaro estão abandonando o Presidente pois até agora não governou um dia sequer. Um golpe de estado não é descartado de forma alguma e o nobre jornalista
    Roberto tem toda a rasão em falar num autogolpe. Observem como os militares estão calados e recolhidos nos quarteis. Somente os mortos verão o fim da guerra – Platão.

  8. Johann Sebastian Bach

    Anistia Internacional prepara críticas a governo Bolsonaro???
    Anistia Internacional é aquela que não enxerga o que o Maduro está fazendo ao povo venezuelano???
    O que à Anistia está preparando para a fome na África??? Para a fome na Venezuela???
    A Anistia Internacional estava observando os últimos 20 anos do Brasil???

    É ou não é Ruberto Júnior…

    KKKKKKKKKKKKKKKKK…

Comments are closed.