Há sete anos professores e estudantes estavam nas ruas e Bolsonaro aonde estava?
   18 de maio de 2019   │     9:18  │  13

Estudantes e profissionais da educação vão às ruas em Ouro Preto contra os cortes na Educação

por Aprigio Vilanova (texto e fotos)*

A estratégia adotada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL-RJ) e por suas milícias digitais aposta na desinformação da população. As manifestações de estudantes e professores que ganharam as ruas do todos os estados brasileiros contra os cortes no orçamento da educação revelaram como funciona.

A tática adotada é desqualificar o movimento, as pessoas que o construíram. Bolsonaro tem a seu favor a completa desinformação, o desinteresse político e a pouca criticidade de seus seguidores. A opção escolhida para deslegitimar o movimento foi o de associá-lo ao Partido dos Trabalhadores (PT) e disparar uma enxurrada de vídeos na tentativa de associar as universidades brasileiras a imagem de antro de depravação.

Outra prática recorrente da tática bolsonarista e sua orquestrada milícia digital é a de trazer informações da época dos governos petistas de Lula e Dilma na tentativa de justificar suas atitudes. Uma enxurrada de recortes de notícias de cortes no orçamento da Educação promovidos por Lula e Dizem ganharam as redes.  Mas ele não foi eleito para ser diferente, para fazer diferente do PT?

A questão é que estes cortes promovidos nas gestões petistas vinham sempre acompanhadas de manifestações e greves gerais de professores, técnicos administrativos e estudantes. Em 2012, após Dilma anunciar os tais cortes, os estudantes e profissionais da educação saíram às ruas para protestarem e deram início a um movimento grevista que seguiu por meses.

Outra questão é que jamais tínhamos assistido declarações de um presidente da República se referindo aos seus concidadãos como idiotas úteis, massa de manobra numa tentativa desesperada de deslegitimar o movimento e conferir uma manobra orquestrada pelo PT. Não foi e não será, o movimento é uma luta ampla em defesa da educação que se repete sempre que algum governante promove cortes no orçamento do ministério da Educação.

Em 2012, os estudantes e profissionais ligados a educação estavam nas ruas de todo o país lutando contra os cortes, exigindo melhores condições de trabalho e valorização da carreira. Aonde estava Bolsonaro? Bolsonaro estava sendo autuado por fiscais do Ibama por prática de pesca amadora ilegal na Estação Ecológica de Tamoios, em Angra dos Reis.

*Jornalista formado na Universidade Federal de Ouro Preto – MG

 

 

COMENTÁRIOS
13

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. decepcionado

    Você só dá espaço para os destruidores do País cara. Comente sobre esse centrão maldto comando pelo maia (minúsculo mesmo) que está impedindo um Presidente Íntegro de comandar o País depois de 16 de roubo ao erário público.

  2. Rivelino Melo

    APRIGIO, VOCÊ SABIA QUE, APÓS ESSE FLAGRANTE, O BOIOLÃO INSPIRADOR DOS BOLSODÉBIES ENTROU COM PROJETO PARA IMPEDIR FISCAIS DO IBAMA DE PORTAR ARMAS NO EXERCÍCIO DO CARGO? FOI NA ÉPOCA DOS 6 MANDATOS INÚTEIS DE DEPUTADO. MUITO COERENTE PARA QUEM DIZ QUERER ARMAR OS CIDADÃOS DE BEM

  3. Rodrigo

    Kkkkkkkkkkkkkkk
    Bobinho, mostra uma camisa vermelha aí!! Mostra um cartaz de sindicatos! Mostra um fora PT. Parece que esses protestos não partiram da esquerda seletiva, não é mesmo?! Menos hipocrisia, Bobinho.

  4. Leones

    Votei nele, participo de um grupo que defende ele na rede social, mas tá difícil aguentar tanta incompetência desse governo

  5. Vamos aguardar

    Pronto ele vai pegar 2.5 bi recuperado pela lava jato, da Petrobras roubado pelo partido que você tanto defende, e investir na educação, quero ver se os “estudantes” vão pra rua agradecer!!

  6. Maurício Tenório

    Nas palavras do próprio indigente intelectual, comendo gente com o auxílio moradia kkkkkkkkkkkk

  7. Nelson

    Notícia quentinha BÔBinho !!!
    Lula tá apaixonado e vai se casar kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk
    Quem será a noiva BÔBinho….. será o Hadad BÔBinho ? Armaria…o amor é lindo !!!

  8. Marcelo

    A maioria não sabem nem o motivo de estarem aí, a maioria sendo usada como massa de manobra, o que me admira são pessoas como esse blogueiro, já de avançada idade, tendo estudado tanto, fazendo parte duma empresa no porte da gazeta e ainda sim com pensamentos e ideologias de criança comedora de terra, isso sim é lamentável.

  9. Alagoas

    BOLSONARO VAI ACABAR DE DESTRIUR O BRASIL, ESSE É UM GOVERNO QUE NÃO MANDA EM NADA, E O QUE ELE FALA É DESMENTIDO POR MINISTROS OU DEPUTADOS.

Comments are closed.