Boulos: “Bolsonaro está acuado pelo seu passado, pelos seus fantasmas”
   16 de maio de 2019   │     20:34  │  11

por Aprigio Vilanova*

O filósofo, coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e candidato à presidência da República pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSol), em 2018, Guilherme Boulos, está em Maceió para cumprir agenda com movimentos sociais de Alagoas e concedeu entrevista exclusiva ao Blog do Bob. Boulos tratou de vários temas: governo Bolsonaro, reforma da Previdência, assassinato de Marielle Franco, investigação de Flávio Bolsonaro.

Sonho

O sonho que eu tenho é que o nosso país possa encontrar todas as suas possibilidades e que o nosso povo possa ser respeitado em toda sua diversidade, sonho com um Brasil igual, com igualdade social, igualdade de oportunidades, que o Brasil possa ser no mundo a nação que ele tem potencial para ser, não lamba botas de nenhum outro país e que nosso povo, aqui, possa encontrar justiça e igualdade. Aqui, seis bilionários tem mais do que a metade da população, em termos de renda, patrimônio, riqueza. Nosso país precisa passar por uma mudança histórica profunda na qual as populações oprimidas possam ter voz, possam ter decisão sobre o processo político, para que a gente conquiste igualdade de verdade. É com isso que eu sonho.

Pesadelo

O pesadelo é precisamente a realidade que a gente vive, realidade de retrocessos, perda de direitos. Pesadelo para uma parte importante da povo brasileiro que corre o risco de não ter futuro, de não ter aposentadoria com esta reforma da previdência covarde, criminosa. Corre o risco de não ter garantido o direito a educação a esta jovem geração, com cortes cada vez mais fortes e com a disputa do sentido da educação. Querendo uma educação domesticada, sem pensamento crítico, que não forme para a cidadania, para a vida, mas que só forme para uma engrenagem, uma pecinha no mercado trabalho. A disputa que nós temos hoje é vencer essa realidade de pesadelo de um governo antipovo, de um sistema antipovo. O povo brasileiro precisa acordar deste pesadelo.

Movimentos dos estudantes pela educação

O que se expressou nas ruas nesta quarta, neste dia 15 de maio, foi uma virada. 2019 parecia já está destinado a ser o ano do atraso, do retrocesso, o ano da imposição de uma política desastrosa para o povo brasileiro, degradante para a soberania nacional, perigosa para a nossa democracia e sem grandes reações do povo. Foi um despertar, um despertar em torno da educação. Muito simbólico que tenha sido conduzido por jovens estudantes, por uma geração que nasceu nos anos 2000. Isso é muito bonito, isso é muito forte. Que o presidente da República tenha chamado estes jovens de idiotas e imbecis só mostra a sua desqualificação, a sua idiotice para governar um país como o Brasil. Agora o que eu acho de mais simbólico que aconteceu nesta luta é que o medo começou a mudar de lado. Nós tínhamos uma série de pessoas que estavam dispostas a lutar por direitos que estavam com intimidadas, acuadas, por um discurso autoritário, um discurso de ódio, ameaçador. Agora o medo foi para dentro do Palácio do Planalto, foi para o ministro (Abraham Straumbh) acuado na Câmara dos Deputados, foi para o Bolsonaro se refugiando vergonhosamente no Texas, para lá foi o medo. As ruas demonstraram uma alegria, esperança, coragem. Foi muito bonito.

Bolsonaro e caso Flávio Bolsonaro

O Bolsonaro, sem dúvida, é o presidente mais desqualificado da História do Brasil. Cada vez que ele abre a boca, ele envergonha a nação, ele gera espanto mundo afora, pelo seu despreparo, pela sua desqualificação, pela sua agressividade baixa, vil. No momento como esse, ele está acuado, o filho dele teve o sigilo quebrado, o Queiroz, braço direito dele, também. É possível que a gente venha a descobrir, a partir disso, de onde veio o dinheiro que para inventar tanta mentira e fazer disparo pelo Whatsapp na eleição. É possível que essa investigação mostre que aí tem lavagem de dinheiro da milícia do Rio de Janeiro. O Bolsonaro está acuado pelo seu passado, pelos seus fantasmas. Pelo que ele fez no passado e não apenas os funcionários fantasmas, a filha do Queiroz foi funcionária fantasma dele, a própria Wal que eu denunciei no debate na Rede Bandeirantes, mas agora com uma vinculação mais perigosa, possíveis ligações com o assassinato da Marielle Franco. Agora, do mesmo jeito que Brasil quer saber, ele quer esconder e a forma que ele encontra é querer demonstrar uma coragem que é totalmente falsa. Bolsonaro é um medroso, fugiu dos debates e agora foge da verdade assim como o diabo foge da cruz. 

Reforma da Previdência  

Nós temos que chamar as coisas como elas realmente são, não se trata de uma reforma da Previdência, se trata de um projeto de destruição do sistema de previdência pública do Brasil. Este é o projeto de Jair Bolsonaro e Paulo Guedes (ministro da Economia). De que maneira? eles colocando idade mínima, aumentando o tempo de contribuição, endurecendo todas as regras para aposentadoria pelo INSS, eles vão fazer com que a geração que está entrando hoje no mercado de trabalho, ainda mais em um mercado totalmente informal com 37 milhões de trabalhadores na informalidade. Ou seja, para conseguir o tempo de contribuição é muita mais difícil. A nova geração que tá chegando vai olhar e dizer: – eu não vou conseguir me aposentar desse jeito, o que eles querem é gerar uma desistência do INSS ou induzir os trabalhadores ao inviabilizar as condições do INSS irem para outro caminho. É  velha história de criar o problema para vender a solução e a solução a ser vendida chama-se: capitalização. E o que é a capitalização? É, ao invés de fazer a previdência pelo INSS como é hoje, pelo sistema de seguridade social que garante o direito de aposentadoria a todos, que garante benefícios, que garante pensão por morte, garante aposentadoria por invalidez, garante o BPC para os trabalhadores que não tem condições. Ao invés disso faz nos bancos privados que vão cobrar taxas de administração e assim ganhar bilhões com isso e sem garantia para o trabalhador. Deixa de ser direito e passa a ser privilégio de quem pode pagar. Este é o sentido da reforma que eles querem fazer, não é cortar privilégios coisa nenhuma, não cortaram nem nos militares. Se fosse para cortar privilégios teria que mexer nas grandes empresas, nas generosas desonerações fiscais com a previdência, com as dívidas bilionárias que tem com o INSS. Não é isto que está em jogo, o que está em jogo é destroçar a previdência pública e o sistema de seguridade social e entregar de mão beijada para os bancos. Esta é a missão do Paulo Guedes que não a toa é um banqueiro. 

*Jornalista formado na Universidade Federal de Ouro Preto – MG

COMENTÁRIOS
11

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Marcelo

    Vocês vão passar os 4 anos utilizando da massa de manobra para protestar por terem perdido as regalias que haviam no governo do petê? Acabou gente, você blogueiro, esse elemento coadjuvante aí da matéria chamado boulo e todas essas pessoas que ao invés de procurarem um quintal para carpir, ficam aí suando a cueca ou a calcinha correndo atrás do vento.

  2. Rodolfo

    Kkkkkkkkk esse BOB é uma piada. De 10 artigos que escreve 11 são contra o presidente. Desde a época da eleição o coitado acha que os leitores dão relevância as convicções pessoais escritas por ele. Não há o mínimo de imparcialidade nas suas matérias. Mas agora o jornalista acertou ao publicar o pensamento de Boulos, afinal a opinião deste é tão importante quanto a de quem a publicou… É só observar a votação acachapante de Boulos nas eleições presidenciais. Kkkkkkkkk.

  3. Johann Sebastian Bach

    ABRAÇO DE AFOGADO.
    O pt se agarra em quem ainda está nadando, puxando-o para morrer junto com ele. Querem que o Brasil seja uma nova Venezuela.

    É ou não é Ruberto Júnior…

    KKKKKKKKKKKKKKKKK…

  4. Paulo Moreira Lins

    Este governo que aí está não passa de uma fraude e, como tal, deve ser refutado por todo o Brasil. A popularidade deste “rei Midas” dos imóveis está lá embaixo, para cair basta um empurrão.

  5. João Caldas

    É triste ver certos comentários de Zumbis defendendo Fascistas Nojentos que vem dia a dia destruindo o País…Só olha pra bunda deles, cuidado mesmo assim o Bozo vai te pegar…prepare se.

  6. Pedra Noventa

    Dá pena vê professores, universitários, o jornalista que detém este blog e que parecem ser pessoas esclarecidas ouvir o fora da lei, invasor de propriedade alheia. Cuidado que a próxima vítima dele e sua gangue pode ser você ou alguém da sua família. Tenho dito!

  7. Amadeus Marques

    Não sabia que ser “filósofo” era ser INVASOR de propriedades alheias. Boulos, o burguês “socialista” filhinho de papai é uma fraude, uma completa piada!

  8. NIVALDO

    Se o Brasil tivesse uma justiça séria ,esses agitadores e baderneiros da república estariam todos presos.

  9. ROBERTO BRANDAO

    O ATUAL GOVERNO NÃO ACERTOU O PASSO E O BRASIL NÃO PODE ESPERAR POR MUITO TEMPO. O POVO ESTÁ PERDIDO DESTA VEZ. O PERIGO ESTÁ JUSTAMENTE POR AI O QUE ESTIMULA A AVENTURAS MILITARES DA VELHA GUARDA. NÃO TENHO IDEIA DE COMO VAI ACABAR ESTE GOVERNO QUE PELO MODO QUE VAI NÃO VAI DURAR MUITO.

Comments are closed.