Ministro sente o peso da educação nas ruas e na Câmara
   15 de maio de 2019   │     21:48  │  6

por Aprigio Vilanova*

Terminou há pouco a reunião geral que convocou o ministro da Educação, Abraham Straumb, para prestar esclarecimentos, na Câmara dos Deputados, sobre os cortes no orçamento da Educação. 

O ministro Straumb insistiu na narrativa de que não se trata de cortes, mas sim de contingenciamentos e condicionou a suspensão do bloqueio à aprovação da Reforma da Previdência.

Mas tratando-se de corte ou contingenciamento, o fato é que a medida conseguiu desagradar até a base que teoricamente se alinha as posições do governo Bolsonaro. A aprovação da convocação do ministro, hoje (15), com 307 votos é o exemplo mais elucidativo do desagrado. 

Straumb também revelou que o suposto contingenciamento é fruto de decisão originada no ministério da Economia, portanto ordem do ministro Paulo Guedes.

Inanição

Os reitores das Universidades e Institutos Federais revelam que estas verbas que não chegarão fere de morte as pesquisas desenvolvidas e mais da metade dos cursos de pós-graduação no país. A medida do governo retira a verba de custeio das instituições: contas de água, luz, material de consumo, trabalhadores terceirizados e projetos de pesquisa.

Telefonema

A reunião de líderes da base do governo com o presidente Bolsonaro que aconteceu nesta segunda (14) continua gerando mal estar entre os deputados da situação e o executivo.

O deputado Daniel Coelho (Cidadania – PE) afirmou que durante a reunião o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, entrou na sala nervoso, suado e desautorizando a posição de Bolsonaro que havia dito aos deputados que não haveria corte no orçamento da Educação.

Para Coelho, o ministro Lorenzoni presta verdadeiro desserviço ao governo e suas atitudes acabam por desarticular os deputados na Câmara. 

Leia mais

Quem está mentindo?

*jornalista formado na Universidade Federal de Ouro Preto – MG

 

COMENTÁRIOS
6

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Edvan

    Não sabia que o Brasileiro, dava tanta ênfase a educação no Brasil, mesmo que a nível mundial, ocupamos os últimos lugares, perdendo para países com menor expressão e riqueza. Na verdade, estão todos desesperados, que o MPF, entre no caso e comece a descobrir o que foi feito com as verbas, que todo mês era enviada para os institutos e universidades federais. O governo PT, fez cortes milionários na educação, e, não vimos tanto barulho ou nenhum barulho.

  2. Alagoas

    ESTE PRESIDENTE, VAI SER CONSIDERADO O PIOR DA HISTÓRIA DO BRASIL, UM PRESIDENTE QUE CHAMA PROFESSORES, ESTUDANTES E SEUS PAIS DE IMBECIS E IDIOTAS É PRA SER TIRADO DO PODER A FORÇA. BOLSONARO, PAULO GUEDES , RODRIGO MAIA E TODA CORJA QUE O ACOMPANHA, SÃO TODOS CANALHAS E AINDA FALA QUE A FALTA DE EmPREGO É PORQUE A POPULAÇÃO NÃO ESTUDOU.

  3. Francisco José

    Quem tem por meta o lucro é a iniciativa privada. O papel do poder público é servir a sociedade. É um dos seus deveres é a geração de emprego. Mas o que se vê, já nos primeiros seis meses de gestão do novo governo federal, é o contrário.

  4. HELICOCA

    BOLSONARO COMEÇOU A CAIR HOJE COM ESSAS MAGNÍFICAS MANIFESTAÇÕES. AINDA EM ÊXTASE POR ESTAR EM SOLO AMERICANO, BOLSONARO VOLTOU A SOLTAR SUAS PÉROLAS. CHAMAR OS BRASILEIROS DE IDIOTAS FOI MUITO BOM PARA FORTALECER AS PRÓXIMAS MOBILIZAÇÕES.

Comments are closed.